Que jovem dos anos 80/90 não era fascinado por X-Men? Personagens cativante, tramas mirabolantes e o trabalho em equipe para derrotar vilões com síndrome de grandeza.
Esses elementos clássicos estão todos presentes em X-Men: Insurreição Mutante.
Este é um jogo cooperativo, onde controlamos diferentes alunos da escola de Xavier.
Montada a equipe com seus X-Men favoritos, iremos viajar pelos continentes, realizando missões e tentando frustrar os planos de vilões clássicos da série.
A mecânica principal do jogo é a rolagem de dados que combinem com os requisitos da missão.
Parece simples e de fato é, mas com o surgimento de missões mais complexas e ameaças diversas, em certos momentos somos obrigados a escolher qual missão fazer e qual aceitar as perdas.
Há um marcador de ameaça, que sobe de acordo com as missões abertas ao fim do turno que possuam exclamações, esse nível de ameaça vai subindo, aumentando a dificuldade e a força dos eventos e missões.
Cada personagem possui seus dados seja com mais força, poder mutante ou liderança, além de uma habilidade especial e por fim uma carta de ajuda, que pode ser usada apenas como dados extras ou com uma habilidade extra para um de seus amigos.
Aliás, a interação entre os jogadores não para por ai, há um interessante sistema de laços entre os jogadores, com cartas de vínculos como amizade, amor, companheirismo, que podem mudar para algo negativo dependendo do andar da missão.
Artisticamente o jogo agradou meu grupo, toda a arte remete aos quadrinhos e trazem certa nostalgia, embora eu preferisse que a arte seguisse o padrão da série de TV dos anos 2000, não tenho o que reclamar, é só chatice minha mesmo.
Senti falta de alguns personagens mais marcantes que poderiam substituir outros poucos conhecidos que compõem a equipe.
Jogamos a primeira missão das 8 disponíveis, ao concluir a primeira carta de trama, novas foram sendo apresentadas, até o real confronto contra a irmandade.
Nesse ponto o jogo ficou realmente desafiador, mas lembrando que foi a missão introdutória, as demais devem apresentar mais desafios.
Ao final, achamos que a partida durou mais do que deveria, por uma sequência de missões que traziam vilões , que fechavam a missão principal até serem derrotados.
Há muito tempo Elder Sign estava na minha lista de desejos, entre entrou e saiu da lista algumas vezes, não me sentia empolgado ao ver os gameplays, e no anuncio de X-Men: Insurreição Mutante, senti que esse seria, para mim, o substituto de Elder Sign.
A comparação existe, claro, alguns dizem que é uma mera skin, outros apontam melhorias ao sistema, de qualquer modo vale procurar aquilo que lhe mais apetece.
No geral, foi uma ótima experiência cooperativa, discutíamos sobre os poderes, onde cada X-Man teria mais vantagem e dividíamos as ajudas, como experiência coop foi algo sensacional, não houve alpha player, talvez por ninguém ter jogado com o Ciclope hahaha.
Vencedor: Todos
Duração: 2 horas e 20 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até alguma Quarta-feira ao meio-dia.