Desabafo: infelizmente não consigo gostar da arte desse jogo... Acho que eles deviam ter olhado para jogos como o Allumbra - O duelo, o Seven Galaxies e o Kron por exemplo, que são jogos nacionais, de autores novos, orçamento limitado, e mesmo assim conseguem ter uma direção de arte muito mais redondinha!
Óbvio que isso não desmerece o jogo, pois ainda não joguei. Estou falando especificamente da arte.
rodolphoal::Desabafo: infelizmente não consigo gostar da arte desse jogo... Acho que eles deviam ter olhado para jogos como o Allumbra - O duelo, o Seven Galaxies e o Kron por exemplo, que são jogos nacionais, de autores novos, orçamento limitado, e mesmo assim conseguem ter uma direção de arte muito mais redondinha!
Óbvio que isso não desmerece o jogo, pois ainda não joguei. Estou falando especificamente da arte.
italindo::rodolphoal::Desabafo: infelizmente não consigo gostar da arte desse jogo... Acho que eles deviam ter olhado para jogos como o Allumbra - O duelo, o Seven Galaxies e o Kron por exemplo, que são jogos nacionais, de autores novos, orçamento limitado, e mesmo assim conseguem ter uma direção de arte muito mais redondinha!
Óbvio que isso não desmerece o jogo, pois ainda não joguei. Estou falando especificamente da arte.
Realmente, a arte do jogo é um pouco mais adulta, séria e até deslocada em meio a outros jogos mais populares, com propostas semelhantes. Gostei bastante da arte do jogo, pois o traço me lembrou muito o utilizado em Vampiro: A Máscara.
rodolphoal::Mas de qualquer forma, gosto é subjetivo e, apesar de discordar, respeito sua opinião.
Pessoalmente, gostei muito da arte. É refrescante ver uns estilos que fogem do padrão de vez em quando.
Muuuuuito obrigado por todas as palavras, o textão é por conta da emoção de estar aqui na Ludopedia, com uma análise incrível dessas, que não aliviou em nenhum ponto e trouxe uma leitura muito transparente do Porradaria. É super importante saber como todos estão recebendo o jogo e como podemos melhorar para os próximos projetos. O Porradaria foi nossa estréia neste segmento de mercado e com certeza ainda temos muito para aprender e evoluir no que diz respeito ao jogo como elemento da cultura e entretenimento. Cada comentário é uma oportunidade para aprendermos e olharmos com uma perspectiva diferente para a nossa própria criação, as vezes realmente podemos ficar viciados em algumas soluções encontradas durante o nosso processo de trabalho.
No site do jogo apresentamos o relato de desenvolvimento que conta um pouco do processo de criação e do game design, foi o período de um ano de dedicação total (todos os dias de segunda a sexta) para a criação do Porradaria, tivemos diversas dinâmicas e métodos de pesquisa e desenvolvimento do projeto. As referências apresentadas nos comentários foram todas consideradas e super analisadas no que diz respeito a direção de arte, afinal, somos um estúdio de design. O Tomás, da Cordilheira (Allumbra), foi muito importante em alguns encontros que participamos no Fora da Caixa, na querida Game Vault, grupo de estudos e discussão de jogos que ajudou demais em algumas tomadas de decisão, acredito que ele nem saiba da importância que teve. O Kron é um jogo mais recente, não tivemos a oportunidade de jogar, mas pelo que vi aqui mesmo no link compartilhado, foge um pouco da proposta visual que estávamos procurando. Quanto ao Seven Galaxies, é uma ótima referência, jogo muito legal, mas cada estilo de direção de arte tem características próprias e bem marcantes. Realmente é difícil chamar a atenção para uma caixinha pequena no ponto de venda no meio de tantas obras incríveis q temos no mercado, por isso optamos por uma linguagem diferente, que está toda fundamentada em princípios estéticos e funcionais da comunicação visual. O partido gráfico envolve os seguintes conceitos: abstração e ruído. Em relação ao painel semântico os valores atribuídos foram:
Formas >> Figurativas
Primazia do signo indicial para reconhecimento do objeto imediato ainda que com forte apelo icônico pela cor (código cromático individual para cada personagem) e pelas interferências abstratas das formas ruidosas. Uso de signos simbólicos universais para referenciar os personagens.
Cor >> Paleta Tritone
1 cor principal saturada + 2 cores do mesmo matiz com diferenças de saturação e luminosidade. Possibilidade de uma cor especial PRATA na produção gráfica.
Tipografia >> Fonte Divertida
Formas exageradas, cômicas, quadrinhos.
Tudo pensando em um universo que não está limitado ao cardgame, estamos produzindo uma HQ que nos apresenta o Lore do jogo, a história por trás da treta toda. Além do deck 3 com novos personagens e cartas especiais, estamos em um processo de criação de novos jogos mais estratégico, mas ainda nada que se compare a um euro.
Como um estúdio independente de apenas 3 pessoas, foi um desafio a parte conseguir a verba (sem nenhum patrocínio) necessária e abrir espaço para a produção de um estúdio totalmente desconhecido pelo pessoal do hobby, mesmo sendo jogadores assíduos há mais de 20 anos e com trabalhos reconhecidos em outras áreas da economia criativa. Uma prioridade nossa foi a qualidade, que pensamos ser imprescindível para todos que se propõem a gastar uma grana com o Porradaria. Sabemos que a situação econômica não é das melhores, o momento de lançamento do jogo não ajudou, aconteceu durante uma pandemia, sem podermos juntar o pessoal para jogar e nem mostrar o jogo em eventos (que pararam de acontecer). Além de que jogos de tabuleiro, ou cardgames não são itens de primeira necessidade para os brasileiros. A principal intenção do estúdio é levar ao mercado um produto que contribua para a abertura e o crescimento da área, com uma produção totalmente nacional. Além de ser bem em conta para os parâmetros do mercado, cada deck custa R$ 39,90. Difícil fechar a conta com tantas variáveis a serem consideradas.
Gostaríamos demais de agradecer a todos que estão contribuindo de alguma forma para fomentar e contribuir o cenário de boardgames no Brasil. É até difícil de citar a todos que estão nos dando uma forca e abrindo algum tipo de espaço para mostrar o Porradaria. Não queremos esquecer ninguém, então aqui vai um SALVE GERAL. Beijo no coração e muitos abraços virtuais!
Ainda em tempo, teremos novidades esse ano. Que comecem as batalhas!
estacaoq::Muuuuuito obrigado por todas as palavras, o textão é por conta da emoção de estar aqui na Ludopedia, com uma análise incrível dessas, que não aliviou em nenhum ponto e trouxe uma leitura muito transparente do Porradaria. É super importante saber como todos estão recebendo o jogo e como podemos melhorar para os próximos projetos. O Porradaria foi nossa estréia neste segmento de mercado e com certeza ainda temos muito para aprender e evoluir no que diz respeito ao jogo como elemento da cultura e entretenimento. Cada comentário é uma oportunidade para aprendermos e olharmos com uma perspectiva diferente para a nossa própria criação, as vezes realmente podemos ficar viciados em algumas soluções encontradas durante o nosso processo de trabalho.
rodolphoal::
E, por fim, uma arte do Vampiro: a Máscara para comparação.
Mas de qualquer forma, gosto é subjetivo e, apesar de discordar, respeito sua opinião.
Uau, aí ficamos honrados e muito felizes, trazer a memória de um jogo lindo desses é uma ótima referência.
Ainda não chegamos nesse grau de criação, essa ilustrações são incríveis, o nível é alto hehehe mas é um indicativo de que estamos em um bom caminho.
Fica o convite para quem ainda não conhece, jogar com a gente no tabletopia, é só marcarmos uma hora que explicamos as regras, tiramos as dúvidas e ainda contamos umas curiosidades do processo de criação do jogo.
Só não vamos aliviar nas batalhas!
https://porradaria.com.br/jogar-online/
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.