Análise do jogo Contária!
Título: Contária (2016)
Idade Recomendada: 12 +
Duração média da partida: 15 min
Número de jogadores: 3 à 5 jogadores
Designer: Michael C. Alves
Artista: Emyr Lima, Gustavo Matsunaga
Editora: Arcano Games
"Nesse reino, espelhos mágicos revelam as verdadeiras faces escondidas, podendo mudar dramaticamente o curso das histórias concebidas."
Elaborado por Michael C. Alves, mesmo criador de Zona Mágica (2016) e Triora: Cidade das Bruxas (2019), Contária é um jogo filler nacional, lançado em 2016 pela Arcano Games, e conta com uma proposta bem diferente, que lembra muito um storytelling, cheio de reviravoltas.
Com incríveis ilustrações que nos remetem a artes antigas, clássicas e bem características das fábulas, os jogadores deverão utilizar apenas 4 personagens para construir um conto, que poderá ter um final feliz ou triste.
Mas não se deixem enganar pois, por trás destas imagens belíssimas, esconde-se um jogo de blefe, recheado de mistérios!
Vamos à análise!
Resumo do jogo:
Contária possui uma preparação super simples, que consiste em distribuir igualmente todas as cartas de personagem para os jogadores, e então, cada um também receberá 03 cartas de espelho mágico. Deste ponto em diante, não haverá mais compra de cartas e os jogadores terão somente os personagens e os espelhos mágicos para utilizar.
Os jogadores, um a um, colocarão um dos seus personagens no seu campo, o qual é chamado de “conto”. Estes personagens não possuem custo, ou pré requisito, basta colocá-los em seu conto.
Por fim, o jogo acabará assim que todos os contos tiverem 4 personagens. É realizada uma contagem de pontos do valor de cada personagem e, quem tiver mais pontos ganha, com o conto mais feliz!
Olha que fácil!
Onde o jogo fica interessante:
O segredo está na habilidade de cada personagem, isto é, na face oculta de cada um e na utilização dos espelhos mágicos!
Cada personagem possui uma face oculta única, totalmente diferente das demais, e somente o jogador que possui esta carta sabe quem ele realmente é. Ao colocar as cartas na mesa, apenas a face inicial é vista, e ninguém imagina o que está escondido, até que se quebre um espelho mágico neste personagem!
XABLAU!
Assim que o espelho é quebrado, a face oculta é revelada, todas as habilidades secretas disparam e até mesmo a pontuação deste personagem pode mudar! Inclusive, muitos personagens possuem um valor negativo. Deste ponto em diante, esta nova face se torna permanente no conto de seu dono.
Para deixar as coisas mais complicadas ainda, cada jogador poderá preencher seu próprio conto, ou um conto central da mesa (compartilhado com todos os jogadores), assim que ambos os contos estiverem preenchidos, os jogadores poderão inserir personagens no conto dos adversários! Isto significa que, o dono daquele conto não fará ideia do que acaba de se infiltrar em sua bela história. Além de poder colocar os personagens nos demais contos, os jogadores podem utilizar os espelhos em personagens de outros contos também! Ou seja, você poderá colocar o lobo mau no conto da chapeuzinho vermelho do seu amiguinho, e ele só perceberá isso tarde demais.
Todos os personagens podem ser um herói ou um vilão.
Contária também é um jogo bem imparcial, que não busca premiar apenas os contos mais alegres. Aqui, sempre se tem dois vencedores:
- O conto mais divertido e feliz
- O conto mais deplorável e triste
Porém, lembram do conto central que era compartilhado por todos os jogadores? Ele também entra na disputa pela vitória! Ou seja, aquele conto que ninguém deu muita atenção, pode acabar ganhando também!
Descrição física do jogo:
Peso: 0.20kg Dimensões: (4cm x 20cm x15cm)
A caixa é bem pequena, leve e firme, feita com um daqueles materiais que parecem eternos. O tamanho é bem semelhante ao de jogos como Dogs Cardgame, Tsukiji e Splendor.
Para o conteúdo, a caixa é bem proporcional. Pois suporta todos os componentes - que dispensam um insert - e, mesmo com sleeves, cabe tudo perfeitamente!
É legal destacar a estampa da caixa:
Parece um livro de histórias.
Cartas: 45 (80.0 mm X 120.0 mm)
Um jogo com pouquíssimas cartas, com um tamanho bem aceitável, facilitando o manuseio e a visualização da arte. Os sleeves são relativamente fáceis de encontrar, pois são os mesmos utilizados em Dixit! As cartas possuem uma gramatura um tanto quanto fina, mas não precisam ser embaralhadas constantemente.
Demais itens:
Marcadores de vitória
Manual - enxuto e bem feito.
Prós:
- Ótimo Filler! Recomendado para grupos mais experientes, que gostam de jogos com uma certa leitura de cartas e de jogo.
- Possui regras e um setup bem simples, quase nulo.
- O manual de regras é bem claro, com diversos exemplos de situações. Um manual relativamente grande, para um jogo bem simples de se aprender.
- Dispensa tabuleiro!
- A interação entre jogadores é bem grande e o fator sorte aparece apenas em alguns momentos.
- A possibilidade de blefes, acordos e traições.
- É possível jogar em dois jogadores, pois o próprio manual já sugere a variante.
- O preço é razoável para um filler. R$ 50,00 não é um preço exorbitante, mas é um pouco elevado considerando a quantidade de componentes.
- Dois jogadores podem vencer!
- O ponto mais alto do jogo está na arte:

Contras:
- A fonte utilizada é muito bonita e característica, mas dificultou a leitura, além disso, a caixa de texto com as habilidades ficou muito pequena. Por ser um jogo que interage diversas vezes com o campo de todos os jogadores, o rápido reconhecimento das cartas é essencial.
- Apesar da interação ser uma peça fundamental entre ganhar ou perder, é bem possível que alguns jogadores nem tentem interagir com o conto dos oponentes. Resultando numa vitória ao acaso, ou uma derrota “sem explicação”. Em ambos os casos, pode resultar numa partida solitária e sem graça alguma.
- Não é possível adaptar o jogo para crianças mais novas, pois envolve muita escrita e uma contagem de pontos constante.
- O ponto mais alto do jogo são os espelhos e a possibilidade das cartas se tornarem algo totalmente diferente. No entanto, são distribuídos somente 3 espelhos para cada jogador e cada conto tem 4 personagens, deixando, no mínimo, um personagem oculto. Sempre saímos com aquela sensação de “conto inacabado”.
Opinião pessoal:
Contária se mostrou um filler muito criativo e chamativo no quesito artístico. Todo o material possui uma abordagem imersiva, possibilitando até um storytelling bem legal.
Adoramos e achamos muito criativo ver que o jogo permite 2 vencedores. Possibilitando aos jogadores uma mudança de estratégia: caso percebam que não é mais possível vencer com mais pontos positivos, basta correr para os negativos.
Além disso, esta mecânica de pontos permite jogadas bem inteligentes, controlando a pontuação máxima de algum jogador, ou fazendo com que a pontuação do conto central afete alguém.
Infelizmente, ocorreram algumas partidas com pouca ou nenhuma interação entre os jogadores, além do jogo acabar praticamente em seu ápice, quando os contos estão no seu auge. Um obstáculo que pode ser superado utilizando a variante de dois jogadores, a qual o conto central determina quem é o vencedor (contos felizes ou tristes), além de uma mudança no número de espelhos por jogador / personagens por conto. Ainda buscando aumentar a rejogabilidade do jogo, até mesmo para expansões, poderíamos imaginar que, por ser um conto de histórias, diversos eventos poderiam ocorrer ao longo da partida. Estes eventos poderiam afetar todos os personagens de determinado tipo, além de uma possível interação entre os contos vizinhos (similar ao que ocorre em 7 Wonders).
Concluindo, Contária se mostrou um filler muito prático, bonito, inteligente, com uma temática bem legal e com grande abertura para alterações, melhorias e potencial de crescimento.
Por enquanto é só!
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