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  4. [Análise] Contária

[Análise] Contária

Contária
  • avatar
    italindo21/03/21 17:40
    avatar
    italindo
    21/03/21 17:40
    272 mensagens MD

    Análise do jogo Contária!

     https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/80957_63521_m.jpg

    Título: Contária (2016)

    Idade Recomendada: 12 +

    Duração média da partida: 15 min

    Número de jogadores: 3 à 5 jogadores 

    Designer: Michael C. Alves

    Artista: Emyr Lima, Gustavo Matsunaga

    Editora: Arcano Games

     

    "Nesse reino, espelhos mágicos revelam as verdadeiras faces escondidas, podendo mudar dramaticamente o curso das histórias concebidas."
     
    Elaborado por Michael C. Alves, mesmo criador de Zona Mágica (2016) e Triora: Cidade das Bruxas (2019),  Contária é um jogo filler nacional, lançado em 2016 pela Arcano Games, e conta com uma proposta bem diferente, que lembra muito um storytelling, cheio de reviravoltas.
    Com incríveis ilustrações que nos remetem a artes antigas, clássicas e bem características das fábulas, os jogadores deverão utilizar apenas 4 personagens para construir um conto, que poderá ter um final feliz ou triste. 
    Mas não se deixem enganar pois, por trás destas imagens belíssimas, esconde-se um jogo de blefe, recheado de mistérios!
     
    Vamos à análise!
     
    Resumo do jogo:
    Contária possui uma preparação super simples, que consiste em distribuir igualmente todas as cartas de personagem para os jogadores, e então, cada um também receberá 03 cartas de espelho mágico. Deste ponto em diante, não haverá mais compra de cartas e os jogadores terão somente os personagens e os espelhos mágicos para utilizar.

    https://lh6.googleusercontent.com/xqokQvC1u9RSwZdLY60JlK7JunoAdcI0TzTJSKRPQ_fYbWYMWBBQDRMO3GM1CJ0a5hWsaBBOdvwbJsXpMirBl3INPPsDyMmIbfoJnObah5KqTETaOxaDOW4Ajq9bNr_c62PEFuHB

    Os jogadores, um a um, colocarão um dos seus personagens no seu campo, o qual é chamado de “conto”. Estes personagens não possuem custo, ou pré requisito, basta colocá-los em seu conto. 

    Por fim, o jogo acabará assim que todos os contos tiverem 4 personagens. É  realizada uma contagem de pontos do valor de cada personagem e, quem tiver mais pontos ganha, com o conto mais feliz!

     

    https://lh3.googleusercontent.com/wJcDxtLQWxCaJQpefaaWm9b2QJ-tzAKz7AERxS1FlnOWqbIZY7UQcJLvfUfn5A5xZPA9Cup3d1UMUSr8__itz-jCeZcmVKmsted3CNkPQ5baN2F1r81hSQQTxx6vZlM1dRpIghLE

    Olha que fácil!

     

    Onde o jogo fica interessante:
    O segredo está na habilidade de cada personagem, isto é, na face oculta de cada um e na utilização dos espelhos mágicos!

    https://lh3.googleusercontent.com/Wt5lBBACvV5uHN0CYHlHYwVcvGcNBps4YTkLE0kuVH2-aPtRSc-j1TYuRR9yeRTOSrXRHvGt4HVqO7920poy0YXQtKyHSbZ3_1S93x0Ib4zq9Nb5qKNLiH8gqnCnI347LeVS69_V

     

    Cada personagem possui uma face oculta única, totalmente diferente das demais, e somente o jogador que possui esta carta sabe quem ele realmente é. Ao colocar as cartas na mesa, apenas a face inicial é vista, e ninguém imagina o que está escondido, até que se quebre um espelho mágico neste personagem!

    https://lh4.googleusercontent.com/5t2Os2_mWl2bWrXQKIR9hwOHEu2CMj8ihufwjtdBdzAsHoepq06d2ZljAtRjhcfqWMwhXwyCB4ZEX0577NYNfSy1CJt0_uzeKHBU4JTfJvRdrcTgmizkL-YTV0LH04pJgG5T1g2c

    XABLAU!

    Assim que o espelho é quebrado, a face oculta é revelada, todas as habilidades secretas disparam e até mesmo a pontuação deste personagem pode mudar! Inclusive, muitos personagens possuem um valor negativo. Deste ponto em diante, esta nova face se torna permanente no conto de seu dono.
    https://lh3.googleusercontent.com/Lu3aFwpCF4-tp8faE2i6-KJ2uJ-jqBKU2qb1cXlnIbmyYtI8IOb-Kdq0XLJTgi1rLS3N30je8sBN8pUuU_f2qK7c0UL3YJ75WuCsX7u-nXjA3fEY0QldisKUkFa6sQgqtltI_N3k

    Para deixar as coisas mais complicadas ainda, cada jogador poderá preencher seu próprio conto, ou um conto central da mesa (compartilhado com todos os jogadores), assim que ambos os contos estiverem preenchidos, os jogadores poderão inserir personagens no conto dos adversários! Isto significa que, o dono daquele conto não fará ideia do que acaba de se infiltrar em sua bela história. Além de poder colocar os personagens nos demais contos, os jogadores podem utilizar os espelhos em personagens de outros contos também! Ou seja, você poderá colocar o lobo mau no conto da chapeuzinho vermelho do seu amiguinho, e ele só perceberá isso tarde demais. 


    https://lh3.googleusercontent.com/wowNpE9Csg3B3U2M_MaZrAvpVdkQJ-qk655PDWfzLCPXhg0lHoQWZ1rtweV2nptvEXt9jmaWPPKKFlZ0rjbmN7ZDPoZzOMAZ8N_nBX5bWIdRbWQzkoqYNRcnlCgwCyhI4ESZTrec
    Todos os personagens podem ser um herói ou um vilão.

    Contária também é um jogo bem imparcial, que não busca premiar apenas os contos mais alegres. Aqui, sempre se tem dois vencedores: 
    • O conto mais divertido e feliz
    • O conto mais deplorável e triste

    Porém, lembram do conto central que era compartilhado por todos os jogadores? Ele também entra na disputa pela vitória! Ou seja, aquele conto que ninguém deu muita atenção, pode acabar ganhando também!
    https://lh6.googleusercontent.com/C6Ma_xtF8_Hqz6_pRIdzg27cUXXKeeDKDif55OB3bHm35Ekk03C1uBcYG8M5944puBIfwJWts_bWv7R0tmPZibQtCDSob9QZ4-a9XPbmON1jfYwPH46kFLBFzh3oVCMiTjE0GaQL

     
    Descrição física do jogo:
     
    Peso: 0.20kg Dimensões: (4cm x 20cm x15cm)
    A caixa é bem pequena, leve e firme, feita com um daqueles materiais que parecem eternos. O tamanho é bem semelhante ao de jogos como Dogs Cardgame, Tsukiji e Splendor.
    Para o conteúdo, a caixa é bem proporcional. Pois suporta todos os componentes - que dispensam um insert - e, mesmo com sleeves, cabe tudo perfeitamente!
    É legal destacar a estampa da caixa:
    https://lh5.googleusercontent.com/IYvhShT6176K13Ith6zsAImQZlgfLHVjrdz4W8Raw-WFVKDiX9oUfDV3nUUZZM7Hk-YYlsv21FkPUf-gPzu009-pPqfUacQ6jWMK8bNpEzBJZWJTQhPgMcX5VpwTtS--5ZUn1X7D
    Parece um livro  de histórias.

     
    Cartas: 45 (80.0 mm X 120.0 mm)
    Um jogo com pouquíssimas cartas, com um tamanho bem aceitável, facilitando o manuseio e a visualização da arte. Os sleeves são relativamente fáceis de encontrar, pois são os mesmos utilizados em Dixit! As cartas possuem uma gramatura um tanto quanto fina, mas não precisam ser embaralhadas constantemente.
     
    Demais itens:
    Marcadores de vitória 
    Manual - enxuto e bem feito.
     
    Prós:
    • Ótimo Filler! Recomendado para grupos mais experientes, que gostam de jogos com uma certa leitura de cartas e de jogo.
    • Possui regras e um setup bem simples, quase nulo.
    • O manual de regras é bem claro, com diversos exemplos de situações. Um manual relativamente grande, para um jogo bem simples de se aprender.
    • Dispensa tabuleiro!
    • A interação entre jogadores é bem grande e o fator sorte aparece apenas em alguns momentos.
    • A possibilidade de blefes, acordos e traições.
    • É possível jogar em dois jogadores, pois o próprio manual já sugere a variante.
    • O preço é razoável para um filler. R$ 50,00 não é um preço exorbitante, mas é um pouco elevado considerando a quantidade de componentes. 
    • Dois jogadores podem vencer!

    https://lh5.googleusercontent.com/uQEgMYMhjh9E1Qqu9WIzwL0BB6OPO84BG_6A_81qWQiTn9y02x0LgYqm-IrFGv6U5_HMEC3ClLxYf-7xOeC4jnZ4oriuGT7HRIdp53LgedhObdtzykPqrtZI5pZxROJw0H7flF62

    • O ponto mais alto do jogo está na arte:https://lh4.googleusercontent.com/mqtPVPQJl2Rb8txT7z7IS-Q7-QztR2HlMmeSrUijzsQj7Lxtg_k--tognQ7-Rk51XzYjM1eHGO_SX1AtyaGiB9jr4Sqa0a53QJ6ooLwjaBIt1-Eg4T1F0dhA7bW_4Lezm6wYX9q2

     
    Contras:
    • A fonte utilizada é muito bonita e característica, mas dificultou a leitura, além disso, a caixa de texto com as habilidades ficou muito pequena. Por ser um jogo que interage diversas vezes com o campo de todos os jogadores, o rápido reconhecimento das cartas é essencial.

    https://lh6.googleusercontent.com/-TZf92w-_h2E_dOjxFdjC84BefkR355LZQJ6h-S3yPeRaXzUNA1xwxJ_1WAMgJ1TLgkWQYMBlDSMo4RQZn3O2qS3P8RlwjN_WLGf7HFVlPRi8QoRBzjygBy3pthpq1zgflXZROc9

    • Apesar da interação ser uma peça fundamental entre ganhar ou perder, é bem possível que alguns jogadores nem tentem interagir com o conto dos oponentes. Resultando numa vitória ao acaso, ou uma derrota “sem explicação”. Em ambos os casos, pode resultar numa partida solitária e sem graça alguma.

    https://lh6.googleusercontent.com/J9fIkrhpAWP_4ms8MhRIJpinOshp3m3mDIgD2kJfmeuvcB4P1ldMBVykN1Q9XL7X6rD8KZXEH3kWYHm8Z9rzkLQzqUL0CiSeQTcKeG6TnY_2fe1wZTRQj5xGOWsAjZaYHjKF5LBO
    • Não é possível adaptar o jogo para crianças mais novas, pois envolve muita escrita e uma contagem de pontos constante.
    • O ponto mais alto do jogo são os espelhos e a possibilidade das cartas se tornarem algo totalmente diferente. No entanto, são distribuídos somente 3 espelhos para cada jogador e cada conto tem 4 personagens, deixando, no mínimo, um personagem oculto. Sempre saímos com aquela sensação de “conto inacabado”.

    https://lh5.googleusercontent.com/Pl9OGAngikGOdBt89nKCKmhSS-TwJbE587uduXJ0k8Cjod8OGB5lQnm4iXcEm7bZ8tUVg_km50ivn9kUsXx5hgvdfE4r7lrkXC_UmuIX8sXdhD-z-Nsho3inf419eI7g2rCh0R-V

     
    Opinião pessoal:
    Contária se mostrou um filler muito criativo e chamativo no quesito artístico. Todo o material possui uma abordagem imersiva, possibilitando até um storytelling bem legal.
    Adoramos e achamos muito criativo ver que o jogo permite 2 vencedores. Possibilitando aos jogadores uma mudança de estratégia: caso percebam que não é mais possível vencer com mais pontos positivos, basta correr para os negativos. 
    https://lh3.googleusercontent.com/wgAuSOKx7Le38WWeEict7jm4zKgk2I23S8lJaLNWVjQZa3wsKL82YYTNJbtLHykuSvnYDbhVQ6VRO0MmKbwBxp9Wij2WuJ3HT1nNv3A0Xn09lPgZt0oQ10ZR5Y5ZZprNJOVzxOYH

    Além disso, esta mecânica de pontos permite jogadas bem inteligentes, controlando a pontuação máxima de algum jogador, ou fazendo com que a pontuação do conto central afete alguém.
    Infelizmente, ocorreram algumas partidas com pouca ou nenhuma interação entre os jogadores, além do jogo acabar praticamente em seu ápice, quando os contos estão no seu auge. Um obstáculo que pode ser superado utilizando a variante de dois jogadores, a qual o conto central determina quem é o vencedor (contos felizes ou tristes), além de uma mudança no número de espelhos por jogador / personagens por conto. Ainda buscando aumentar a rejogabilidade do jogo, até mesmo para expansões, poderíamos imaginar que, por ser um conto de histórias, diversos eventos poderiam ocorrer ao longo da partida. Estes eventos poderiam afetar todos os personagens de determinado tipo, além de uma possível interação entre os contos vizinhos (similar ao que ocorre em 7 Wonders).
    Concluindo, Contária se mostrou um filler muito prático, bonito, inteligente, com uma temática bem legal e com grande abertura para alterações, melhorias e potencial de crescimento.
     
    Por enquanto é só!
    Se gostaram ou viram algum erro, só comentar abaixo!
     

     

     

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    Comentários:

  • dbbf81
    221 mensagens MD
    avatar
    dbbf8121/03/21 21:51
    dbbf81 » 21/03/21 21:51

    Achei esse jogo terrível. Só a arte salva mesmo.
    Tudo é muito aleatório. Certa vez ganhei o jogo, com a história mais triste, sem nem ao menos ver as cartas. Eu só embaralhei e virava as cartas na minha vez.
    Enfim, é desperdício de dinheiro e tempo.
    Mas a arte é bonita =) 

    5
  • Sven
    1301 mensagens MD
    avatar
    Sven21/03/21 22:45
    Sven » 21/03/21 22:45

    dbbf81::Achei esse jogo terrível. Só a arte salva mesmo.
    Tudo é muito aleatório. Certa vez ganhei o jogo, com a história mais triste, sem nem ao menos ver as cartas. Eu só embaralhei e virava as cartas na minha vez.
    Enfim, é desperdício de dinheiro e tempo.
    Mas a arte é bonita =) 

    De certa forma, você pode fazer isso com a maioria dos jogos. Uma vez joguei o King is Dead com um cara que não estava afim de jogar e quase ganhou sempre tentando não jogar.

    2
  • Sven
    1301 mensagens MD
    avatar
    Sven21/03/21 23:15
    Sven » 21/03/21 23:15

    Gostei muito do seu trabalho. Parabéns! 

    5
  • frankhiromi
    480 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi22/03/21 00:04
    frankhiromi » 22/03/21 00:04

    Concordo que o melhor desse jogo é a arte. 
    O tema achei muito bem acertado.
    Sobre a jogabilidade, também achei muito caótica. Pelo fato de ser um filer achei complicado a quantidade de cartas com poderes diferentes. A primeira partida costuma deixar o iniciante bem perdido, sem saber quais cartas podem virar o que. 
    Mas é um jogo que joguei poucas vezes e pretendo jogar mais. 

    2
  • italindo
    272 mensagens MD
    avatar
    italindo22/03/21 10:24
    italindo » 22/03/21 10:24

    Sven::Gostei muito do seu trabalho. Parabéns! 

    Muito obrigado! De verdade!!
    Estamos sempre abertos a sugestões também

    0
  • italindo
    272 mensagens MD
    avatar
    italindo22/03/21 10:28
    italindo » 22/03/21 10:28

    frankhiromi::Concordo que o melhor desse jogo é a arte. 
    O tema achei muito bem acertado.
    Sobre a jogabilidade, também achei muito caótica. Pelo fato de ser um filer achei complicado a quantidade de cartas com poderes diferentes. A primeira partida costuma deixar o iniciante bem perdido, sem saber quais cartas podem virar o que. 
    Mas é um jogo que joguei poucas vezes e pretendo jogar mais. 

    Sim, concordo contigo. É muito texto pra um filler, inclusive, não é possível/fácil decorar todas as cartas. São muitos efeitos diferentes.
    Não creio nem que valha a pena decorar os efeitos, pois é bem difícil contar as cartas.
    Contudo, é uma linha de raciocínio bem interessante. Pois, contagem de cartas e um grande leque de efeitos/opções, são caraterísticas de jogos muito mais complexos que um filler.

    1
  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni23/03/21 13:54
    polimeni » 23/03/21 13:54

    -O seu artigo esta muito bom, leitura agradável e as figuras dão uma bela pausa cômica
    Uma pena ter tido tanto trabalho pra um jogo tão ruim ^^

    - Como os colegas falaram, a ideia do jogo é muito boa, mas faltou um polimento 
    Para um filler com cartas secretas (aonde o legal seria conhecer todas), existe um numero muito grande de cartas e com efeitos complexos...isso matou o jogo. Pq ja q vc naum tem como prever as cartas e seus efeitos, tanto faz as cartas que vc joga...

    Talves com um menor numero e tipos de cartas, e trocando o texto por iconografias de efeitos mais simples...poderia ter se tornado um excelente filler

    A arte e o tema agradam bastante, mas a jogabilidade não sustenta

      

    3
  • fabiocardo
    1314 mensagens MD
    avatar
    fabiocardo23/03/21 14:14
    fabiocardo » 23/03/21 14:14

    Realmente, tive esse jogo. Arte linda. Mas o jogo, Meu Deus! Que jogo ruim...

    Mas parabéns pelo texto

    1
  • italindo
    272 mensagens MD
    avatar
    italindo23/03/21 14:40
    italindo » 23/03/21 14:40

    polimeni::-O seu artigo esta muito bom, leitura agradável e as figuras dão uma bela pausa cômica
    Uma pena ter tido tanto trabalho pra um jogo tão ruim ^^

    - Como os colegas falaram, a ideia do jogo é muito boa, mas faltou um polimento 
    Para um filler com cartas secretas (aonde o legal seria conhecer todas), existe um numero muito grande de cartas e com efeitos complexos...isso matou o jogo. Pq ja q vc naum tem como prever as cartas e seus efeitos, tanto faz as cartas que vc joga...

    Talves com um menor numero e tipos de cartas, e trocando o texto por iconografias de efeitos mais simples...poderia ter se tornado um excelente filler

    A arte e o tema agradam bastante, mas a jogabilidade não sustenta

      

    Boa tarde!

    Quem bom que gostou! O objetivo é fazer uma análise bem sincera dos jogos, mas sem perder o senso de humor :D
    Concordo totalmente na ideia da iconografia pois, este tipo de jogo, exige uma rápida identificação das cartas em campo.

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Contária - [Análise] Contária
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