Vinicios::pfifikus::Tenho opiniões mistas sobre esse daí, e muito receio, ja que acho Wingspan chatíssimo.
Qual sua opinião a respeito? E pq achou chato o dos passarinhos?
Particularmente eu nao pesquisei muito sobre devido a designer. A unica razão para nao ter desistido desse jogo inteiramente é o panapaná e o fato de que não foi lançado pela StoneMaier (Jogos bonitos, mas insuportáveis).
O principal problema pra mim é essa mecânica de movimento. Nao sei se esse jogo é similar, mas minha experiência com Invasores do mar do norte nao foi positiva. E eu também não gostei de Auztralia devido ao tabuleiro sempre atacar do lado de baixo no board.
No caso, nesses três jogos há a semelhança do movimento surgir do sul do tabuleiro. Movimento centralizado a partir de um ponto é um ponto extremamente negativo. A nao ser que você esteja jogando um deep sea aventure. E se Mariposas for como Deep sea porque não ficar com o segundo ja que a premissa é mais simples ? Há os jogos de corrida também, que centralizam o movimento inicial mas eles sao de outra liga.
Eu vejo uma ambivalencia em jogos de tabuleiro, que é sorte vs estratégia. Geralmente, quem quer um nao quer muito ver o outro. Em Wingspan eu preciso contar com a sorte nos dados de recurso + a sorte nas cartas de vir um passarinho decente, tudo isso pra preencher uma planilha --'
Tomar banho, preencho excel o dia inteiro.
Eu joguei Wingspan 4 vezes (uma solo). Nenhuma vez eu vi vantagem em usar as cartas embaixo pra fazer ponto. E todas se eu nao me engano no final tudo se resumiu a coletar ovo. Que variabilidade é essa que toda play, no final todo mundo só quer ovo ?
Se quiser saber mais, eu fiz um post aqui sobre uma jogatina de Wingspan e como achei raso. O titulo é algo como: Wingspan jogo raso ?
PS : Apesar de não gostar da editora, Between two castles of Mad King Ludwig é um dos meus favoritos.