Bwindi, a Floresta Impenetrável
A floresta de Bwindi é formada por grandes sequoias cujo topo chega a atingir 200 metros de altura, o que é bastante impressionante já que supera as demais sequoias espalhadas pelo mundo em quase 100 metros. Bwindi também possui uma fauna incomum, adaptada às peculiaridades da floresta. Além de grandes árvores e animais estranhos, a floresta é protegida por Renan “O Sábio”, um velho ‘Druida’ que vive recluso na floresta e decide quem pode entrar e sair dela.
As criaturas em Bwindi misteriosamente crescem mais do que em outros lugares do mundo. Por exemplo, as Sequoias Sempre-Verde, que formam a principal cobertura vegetal da floresta, possuem uma copa densa capaz de cobrir quase completamente o interior da floresta, e associadas a outras espécies vegetais conseguem bloquear a entrada da luz do sol quase que inteiramente, conferindo em seu interior uma visibilidade próxima a penumbra. Abaixo das sequoias também podemos encontrar espécies de carvalho. O tronco de suas árvores tendem a ser enegrecidos e são bastante resistentes. No interior da floresta o ar se torna frio e úmido, mas não o suficiente para gerar desconforto.
Os animais que vivem em Bwidin se valem de instintos apurados para a sua sobrevivência, como olhos adaptados a pouco ou nenhuma luz e faro e audição aguçados. Mas o porquê deles serem maiores que outros animais semelhantes em outros locais é um mistério. Entre os seres que formam a fauna de Bwidin nenhum se destaca mais do que o Lobo da Noite, um lobo gigante de pelagem escura quando jovem e cinzenta na velhice, e que ao contrário dos outros lobos não forma matilha.
O único morador de Bwindi capaz de falar a língua dos homens é Renan “O Sábio”. Um velho druida de idade desconhecida, mas que segundo os moradores das aldeias próximas a Bwindi, já passa dos 100 anos, apesar de possuir uma aparência próxima de um homem cinquentenário. Renan decide quem entra e quem sai da floresta, sendo sua autoridade respeitada tanto pelos homens do vilarejo quanto pelos animais da floresta. O velho eremita retira seu sustento e tudo de que precisa da floresta, indo poucas vezes até os vilarejos próximos, geralmente para lembrar de sua autoridade ou permitir que homens retirem algo da floresta.
Ao sul da floresta vivem grupos de homens organizados em pequenos vilarejos próximos as margens dos rios que nascem nas montanhas e passam por Bwindi. Eles vivem basicamente da agricultura, pesca, artesanato e extrativismo vegetal (apenas o que for permitido). O velho druida não aceita caçadores em sua floresta, e mesmo aqueles que vivem de extração vegetal apenas podem adentrar na floresta por no máximo 2000 passos. Os homens próximos a floresta formam um povo pacífico e saudável em sua grande maioria, chegando a viver por 120 anos se não forem acometidos de nenhum desastre e raramente adoecem.
Tanto ao Leste como ao Oeste, Bwindi é cercada por duas cadeias de montanhas que se afunilam a medida que avançam para o Norte, ficando apenas uma estreita passagem entre as duas. Rios subterrâneos brotam na cadeia leste e formam rios que atravessam a floresta e levam água para muitos vilarejos ao sul. Alguns acreditam que abaixo das montanhas há cavernas ricas em recursos minerais, mas nunca conseguiram a permissão de Renan para se aproximarem da base da montanha.
- Autor Paulo Victor
SIGA NOSSAS OUTRAS REDES SOCIAIS