Em A Ilha Proibida somos uma equipe de exploradores que se engrenham na ilha em busca de seus tesouros, tarefa essa que não será muito fácil, segundo lendas, a ilha afunda quando dela invasores tentam roubar seus e tesouros; E nós somos os invasores.
A Ilha Proibida é um jogo cooperativo, cada jogador irá se mover pelos tiles da ilha usando suas diferentes habilidades para coletar partes dos tesouros, assim que todos os 4 tesouros estiverem reunidos, devemos nos reunir no helicóptero e fugir antes que todos morram afogados.
O jogo é tenso, ao fim de cada turno, cartas são retiradas de acordo com o nível de água atual, essas cartas revelam quais tiles serão inundadas na rodada, além de poder surgir cartas que aumentem o nível de água.
Um tile possui 2 faces, seco e inundado, se uma carta revelar um tile inundado, ele afunda de vez.
Todos os jogadores podem drenar tiles inundados na sua jogada, assim evitando ficar isolado ou perder um local de caça ao tesouro.
Cartas de tesouro também são coletadas, ao possuir 4 cartas de um mesmo tipo e estando no local indicado, poderá pegar esse tesouro para si.
Toda essa mecânica e sensação de urgência estava me lembrando Pandemic, imaginem a minha surpresa ao descobrir que o criador de A Ilha Proibida era também o de Pandemic. Matt Leacock.
Visualmente o jogo encanta, os tiles que formam a ilha possuem artes belíssimas.
Os tesouros são miniaturas bem detalhadas, porém inusitadas.
Já os personagens, assim como Pandemic, usamos pinos coloridos, o que não é em si um problema, mas associado às cartas de personagens, que são simples e desprovidas de carisma, os personagens acabam ficando sem personalidade alguma, senti falta de ilustrações dos exploradores.
A Ilha Proibida é rápido e punitivo, uma combinação que fará seu grupos jogar uma partida atrás da outra.
Vencedor: Todos.
Duração: 50 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram HeyGON, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.