Em Barony somos barões tentando estender nossos territórios e influência de modo a ascender na hierarquia do reino.
Barony é um jogo de controle de área que surpreende pelas regras simples e bem aplicadas.
Recrute cavaleiros, mova-os, entre em combate ou defenda seus territórios, construa vilas ou quartéis e por fim, evolua uma vila para uma cidade.
São apenas essas ações, mas elas fazem o jogador focar em qual área proteger e expandir seus domínios, já que diferentes terrenos, dão diferentes pontuações.
Proteger aquele vasto campo de trigo dos reinos vizinhos, não é tarefa fácil. Caso perca alguma vila para outro jogador, ele escolhe livremente um dos seus recursos.
O sistema de pontuação é interessante. Você recebe o recurso do local onde erguer uma vila ou quartel e ao juntar 15 pontos, pode avança horizontalmente na trilha e ao construir uma nova cidade, avança verticalmente. Assim que qualquer jogador chegar na última trilha, seja qual for a pontuação, é terminada a rodada e somam-se a pontuação restante.
O jogo encanta numa mesa cheia, com tabuleiro modular, meeples e peças de cidade charmosas.
Com o desenrolar do jogo, vai ficando cada vez mais difícil achar pontos sem conflitos no mapa.
Falando um pouco sobre o combate, Barony trás o simples e funcional. A maioria vence.
2 cavaleiros derrotam 1 cavaleiro. 1 cavaleiro defende uma cidade, as montanha são defesas naturas, se ocupadas, quartéis e cidades são barreiras intransponíveis.
Saber usar a movimentação e posicionamento no mapa, pode ser a chave para uma boa partida e tornar um barão em um rei.
Jogamos muitas partidas e fiquei surpreso como um jogo tão bom, e tão barato, não é mais citado por aqui.
Por ser um jogo que visa atrapalhar o amiguinho, jogar com 3 jogadores, acaba sendo um pouco ruim, em todas as experiencias que tivemos, enquanto 2 lutavam, um prosperava e esse vencia com certa facilidade. Com 4 jogadores, as intrigas são mais distribuídas, ao menos que cometam o erro que cometi, ficar no centro do tabuleiro e ser atacado por todos os lados.
Barony possui uma expansão que adiciona a magia no jogo, com um novo recurso, que é coletado para o uso de cartas mágicas, mudando completamente o desenrolar do jogo.
Ela adiciona também o quinto jogador. A experiencia que tivemos com a expansão foi interessante, um jogo bem mais fechado, onde os jogadores se preocupam mais com o furto dos recursos e sempre de olho nos pontos de magia do adversário.
Visitar as fontes de magia antes dos outros jogadores, também acaba se tornando o foco principal na primeira metade do jogo,assim reunindo pontos de magia para só então progredir no jogo.
isso, associado a presença de mais um jogador, fez o tempo de jogo, de em média 1 hora, pular para mais de 2 horas.
Usando ou não a magia, Barony é um jogo elegante e estratégico, que encanta com sua simplicidade associada a um gameplay intuitivo e gostoso de se jogar, mas sem deixar de ser desafiador.
Duração: 2 horas e 20 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.