É comum nos Jogos de Tabuleiro termos um caminho preferencial para tentar a vitória, seja porque já estamos seguros que aquele caminho nos dará muitos pontos ou porque o jogo obrigatoriamente nos leva a conquistá-los daquela forma.
Caixa do jogo Altiplano
Altiplano (Meeple BR Jogos) foge dessas premissas e se revela um verdadeiro jogo de adaptação sem abrir mão de estratégias a longo prazo. Fui aos Andes percorrer esses novos caminhos!
A prosperidade dos andinos dependia da expansão de trocas e comércio de mercadorias - trabalhando na fazenda, na mina ou na floresta, visitando a vila ou o mercado, construindo estradas ou pescando pelo lago Titicaca.
Por rodada eu comprava um número de mercadorias da minha bolsa de tecido, planejava minhas ações e viajava com minha carroça por esses locais para realizá-las.
Desenvolvendo meu jogo através da estrada
Minha profissão era pedreiro, então era mais fácil extrair pedra pela estrada. Se fosse trabalhar na mina eu precisaria de mais esforço para o mesmo resultado. Quando já estivesse pela estrada, eu também poderia expandir meu desenvolvimento, planejando minhas ações com mais mercadorias (retirar mais fichas da minha bolsa).
Eu tinha missões que me davam um rumo sobre o que fazer. Para cumpri-las investi nos contratos - que me dariam milho para completar uma prateleira do meu depósito mais rápido. Também usava as pedras para construir casas que me ajudariam numa dessas missões.
Cartas de contrato, Casa, Barco e Missão
Ao fim da partida não enviei tantas mercadorias ao meu depósito, tampouco não consegui alguns produtos valiosos, mas terminei na cola do outro morador dessas bandas. Nesse lugar de parca vegetação e elevada altitude, criar alpaca nunca é o bastante!
A conhecida e ainda novata mecânica de
pool building (por alguns chamada de construção de saco ou
bag building) traz diversão e desafio para Altiplano - como as decisões de quando descartar as mercadorias para "limpar" meu portfólio (para o depósito ou atendendo contratos).
Componentes individuais: tabuleiro, depósito, caixote e bolsa de pano (personalizada)
Porém a leve variedade de caminhos para pontuar faz cada partida ser intrigante e diferente. Aliado a profissão, recursos iniciais e missões, o jogo propõe a construção de uma estratégia sem necessariamente prender-se a ela - algo bom, inclusive, para novos jogadores.
Há partidas em que foca-se em contratos, outras em encher o depósito de mercadorias, gerar dinheiro para troca de recursos, comprar novos
tiles para melhoria de ações, investir em cartas de barcos e casas ou acumular diferentes produtos.
Altiplano é daqueles que muita coisa pontua, mas curiosamente não me sinto perdido no que fazer ou qual estratégia seguir. Naturalmente nem tudo pode ser negligenciado, mas o jogo de alguma forma equilibra isso naturalmente nos levando a investir em caminhos diferentes.
Moedas metálicas (não oficiais) substituindo as originais de papelão e alimentos - não pontuam ao fim do jogo
Great Western Trail (Conclave Editora) e
7 Wonders (Galápagos Jogos) são exemplos de excelentes jogos onde muita coisa pontua. Só que as condições de jogo nem sempre te levam a tomar novos caminhos estratégicos - e por vezes você se vê preferindo sempre investir no vaqueiro ou na ciência, respectivamente.
Já em
Prehistory (Meeple BR Jogos) a sensação é totalmente contrária. Tantos caminhos normalmente lhe faz percorrer um pouco de cada um. A questão tática de cubos de recurso e de ação disponíveis lhe faz vagar nas ações com algum esforço para otimizá-las.
Isso seria um problema para esses jogos? Existem características que fazem deles serem prazerosos de se jogar - o que pode incluir esse tipo de liberdade estratégica sem necessariamente instigar novos caminhos. Por outro lado
Altiplano tem esse diferencial que faz cada partida tomar uma forma que eleva a emoção até a última contagem de pontos.
Lado boliviano ou lado peruano, os moradores desses planaltos sul-americanos têm bons motivos para prosperar por essas terras, nem que seja pela adorável presença das alpacas!
A simpática alpaca de Altiplano (peça de primeiro jogador)
____
Originalmente publicado em Mais que Jogo: Altiplano + diversificando estratégias
Mais do assunto
Dicas para ler, ver e ouvir:
Em texto:
Jogando Mais,
Seja o mais próspero na altitude em ALTIPLANO
Em áudio:
Gambiarra Board Games,
GBG#040 - Altiplano
Em vídeo:
Siga o Coelho,
Altiplano
Regras, Review e Gameplay