SENHOR DOS ANÉIS CARD GAME - CRIAÇÃO DE DECKS - parte 3
Na Primeira parte falamos sobre conceitos básicos e como sobreviver aos primeiros turnos.
Na Segunda Parte segunda parte demonstramos os desafios críticos do jogo e como superá-los.Link:
Nesta parte, vamos falar como otimizar estas estratégias e engrena-las mais rapidamente.
→ Sacar Cartas
Já selecionamos estrategicamente os heróis e as cartas para os desafios críticos e iniciais. Para conseguir executar essas estratégias, as cartas precisam aparecer em jogo, geralmente sacando-as do deck.
Existem dois tipos de saques de cartas: Quantitativa (sacar cartas aleatórias) e a Qualitativa ( busca por cartas ou tipos de cartas específicas)
>A quantitativa geralmente te possibilita sacar um número maior de cartas, sempre com sucesso.
hallofbeorn.com/LotR?Category=Card+Draw
>A qualitativa te ajuda a buscar uma carta específica ou por tipo de carta, mas algumas vezes pode haver chance de falhas.
hallofbeorn.com/LotR?Category=Card+Search
→ Recursos
Além de sacar as cartas, vamos precisar dos recursos para pagar e as colocar em jogo.
Neste ponto há várias estratégias, utilizar cartas baratas que possam ser utilizadas com os recursos padrões coletados pelos heróis ou cartas que geram recursos extras ou cartas que te possibilitam economizar recursos de alguma forma.
>Recursos extras:
hallofbeorn.com/LotR?Category=Resource+Acceleration
>Redução de custos:
hallofbeorn.com/LotR?Category=Cost+Reduction
Pronto agora com as cartas na mão e sendo capaz de baixá-las, suas estratégias contra os desafios de jogo têm maior chance de engrenar e serem bem sucedidas.
- Vamos abordar agora alguns pontos para otimização do deck.
→ Descartes da mão
Se investirmos no saque de cartas, após alguns turnos teremos muitas cartas na mão, algumas repetidas ou que já estão em jogo. Podemos aproveitá-las como fontes para otimização,para isso precisamos de algum herói ou acessório que possibilitem descartar uma ou mais cartas da mão em troca de algum benefício.
hallofbeorn.com/LotR?Category=Discard+From+Hand
→ Sinergias e Atributos / Traits
Atributos são palavras palavras chaves que constam nas cartas, alguns efeitos de cartas podem trazer benefícios para determinados atributos.
Potencializar estes efeitos em busca de sinergias também é uma forma de otimização de deck.
Existem outros meios de sinergias não ligados aos atributos, como no exemplo dos heróis Legolas e Gimli abaixo. Ou outros que ainda não são declarados especificamente, mas formam ótimos combos/sinergias (Como Aragorn e Théodred da caixa básica).
→ Acessórios Restritos
Sabemos que cada herói pode possuir apenas dois acessórios restritos. Então quando for montar um deck que utilize estes tipos de acessórios, planeje bem e pondere se é necessário ter várias cópias de determinadas cartas que podem não vir a ser equipadas por conta deste limite.
E também prestar atenção nos equipamentos únicos, que só pode haver uma cópia em jogo.
Lembrando que, em casos de cartas essenciais, ainda podemos usar as cartas excedentes impossibilitadas de entrar em jogo como formas de descartes da mão (mencionadas no tópico acima).
hallofbeorn.com/LotR?CardType=Attachment&Keyword=Restricted.
→ Preparar
Alguns heróis e aliados possuem atributos ou poderes interessantes, e se for possível utilizá-los mais de uma vez por turno pode ser bem vantajoso. Cartas ou efeitos que permitam preparar novamente os personagens são uma forma de otimização nesta questão, principalmente no início de jogo em que a quantidade de personagens disponíveis é menor.
hallofbeorn.com/LotR?Category=Readying
→ Proporção
Não existe uma receita de bolo na proporção exata entre cartas de acessórios, aliados e eventos. Dependerá muito da estratégia escolhida para o deck e das cartas que participarão desta estratégia.
Mas se for um deck meio padrão, sem estratégias exóticas ou mirabolantes. Eu particularmente gosto de deixar próximo de 50% com cartas de aliados (maior parte aliados baratos), os outros 50% entre equipamentos e eventos.
O motivo é simples, servir de sacrifício contra inimigos fortes para poupar as fontes de recursos (heróis) de danos ou morte. Além de contribuir com força para derrotar inimigos ou força de vontade nas missões.
Ideal manter uma certa proporção das cartas entre as esferas de seus heróis também, já mencionada no post “parte 1”. Mas não é regra, podemos deixar poucas ou nenhuma carta de determinada esfera de um único herói. Contanto que tenhamos algum modo de gastar os recursos deste herói para otimização (com sua ação específica que gaste recursos ou cartas neutras).
- Terminamos aqui nossa trilogia sobre criação de Decks, espero que tenham apreciado e que elas lhe sejam úteis em suas próximas aventuras pela Terra Média.
→ Fontes e conteúdos extras:
→ Rings DB - Acredito que seja o melhor site para criação de decks, com vários filtros, além de fórum aberto sobre os mesmos. Permite salvar os decks em formato de arquivo especifico para se utilizar no OCTNG.
https://ringsdb.com/
→ Hall of Beorn - Site para pesquisa de cartas tanto de jogador (com filtros ainda melhores), quanto de encontros.
Ainda conta com exposição de cenários, personagens e conteúdos adicionais. Ele não monta decks, mas ajuda bastante.
http://hallofbeorn.com/LotR
Obrigado!!