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  4. Estratégias para CRIAÇÃO DE DECKS (parte 2) por The One Ring

Estratégias para CRIAÇÃO DE DECKS (parte 2) por The One Ring

O Senhor dos Anéis: Card Game
  • avatar
    polimeni14/04/20 12:49
    avatar
    polimeni
    14/04/20 12:49
    225 mensagens MD

    SENHOR DOS ANÉIS CARD GAME - CRIAÇÃO DE DECKS - parte 2


    Na primeira parte , discutimos sobre questões básicas de criação; e sobre os perigos de ínicio de jogo e como se precaver para sobreviver enquanto a sua estratégia montada ainda não engrena.
    Nesta parte, vamos aprender:
    >Quais os tipos críticos de desafio do jogo
    >Como criar estratégias para superá-los
    >Formas de engrenar rapidamente a sua estratégia


    → Tipos críticos de desafios

    Existem alguns elementos do jogo que podem trazer grandes prejuízos ou que precisam de um esforço maior para serem superadas, vamos abordá las agora:

    >Cartas com acessórios de condições
    >Inimigos, que seria ideal atacar na área de perigo.
    >Danos nos personagens (efeitos diretos,combate,etc)
    >Aumento de ameaça

    Alguns elementos genéricos que estão associados aos casos citados acima. E ainda podem apresentar outros efeitos exóticos ou que você também deve se atentar:

    >Efeitos quando revelados
    >Efeitos sombrios
    >Acúmulo de localidades na área de perigo
    >Efeitos de localidades
    >Acúmulo de inimigos na área de perigo (Invasão)
    >Efeitos de inimigos

    Vou abordar caso a caso, já citando formas de se precaver ou superá-las, mostrando cartas do core set.



    → Cartas com acessórios de condições
    Elas realmente causam condições que podem complicar muito o jogo.

    >Se precaver:
    Utilizando cartas ou poderes que cancelam “efeitos Revelados”
    Eleanor

    A Test of will

    >Superar:
    Existem cartas que descartam essas condições
    Criar formas de anulá-las (no caso da teia, acima, regente de gondor ou coragem inesperada seriam capazes disso), mas genericamente:
    Miner of the iron Hills

    → Inimigos, que seria ideal atacar na área de perigo.
    Engajar este abelhão é praticamente assinar a declaração de óbito de um herói. O mesmo se aplica contra inimigos muito poderosos e difíceis de matar.

    >Se precaver:
    Manter sua ameaça baixa
    Sucesso em missões para mantê-la baixa.
    hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Threat+Control

    >Superar:
    Ataques na área de perigo e danos diretos
    Terminar toda a quest sem ter que engaja-la
    hallofbeorn.com/LotR/Details/Dunhere-Core
    hallofbeorn.com/LotR/Details/Gandalf-Core

    → Danos nos personagens (efeitos diretos,combate,etc) e Combate
    Os maiores matadores de aliados com 1 de vida são os danos diretos.Os danos vão se agravando bastante durante o jogo, um grande erro é não colocar meios de cura.
    Eles podem aparecer de todos os jeitos possíveis: efeitos revelados, efeitos de inimigos, efeitos sombrios, objetivos/condições de jogo e nos próprios ataques inimigos obviamente. Nos Orcs acima, é evidente as várias formas.

    >Se precaver:
    Ameaça baixa para evitar combates que não consiga lidar
    Anular efeitos revelados e sombrios.
    Anular o combate
    Destruir inimigos na área de perigo (vide acima) 

    -Ameaça:hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Threat+Control
    -E. Revevalos:ringsdb.com/card/01008 ; https://ringsdb.com/card/01050
    -E Sombrio:hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Shadow+Control
    -Anular combate:ringsdb.com/card/01052; hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Combat+Control;

    >Superar: 
    Efeitos de cura ou/e “ressurreição”. 
    Acessórios de defesa ou vida.
    Derrotar os inimigos engajados de maneira eficiente e rápida
    Derrotá-los antes que possam atacar

    -Cura:hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Healing
    -Ressurreição de heroi)ringsdb.com/find?q=fortune (ally) ringsdb.com/card/01051
    -Acessórios:ringsdb.com/card/01070, ringsdb.com/card/01040
    -Defesa eficiente:ringsdb.com/card/01031; ringsdb.com/card/01038
    -Ataque eficaz:ringsdb.com/card/01031,hallofbeorn.com/LotR/Details/Gimli-Core
    -Derrota-lo antes que possam atacar: :ringsdb.com/card/01035;  hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Direct+Damage


    → Aumento de ameaça
    Quando o marcador chegar a 50 o jogador é eliminado. Além de ativar mais “efeitos sombrios”, de “quando revelados”, tornar os engajamentos mais frequentes e contra monstros mais poderosos… acho que não queremos isto…
    Lembrando que cada turno ela sobe 1 na fase de renovação, e se falharmos na missão a diferença é acrescida na ameaça.

    >Se precaver:
    Cancelar efeitos “quando revelados”
    Cancelar “efeitos sombrios”.
    Ser bem sucedido nas missões
    Não prolongar o jogo por muitos turnos.

    -E. Revelados:ringsdb.com/card/01008 ; ringsdb.com/card/01050
    -E Sombrio:hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Shadow+Control

    >Superar:
    O ideal é diminuir e evitar o aumento da ameaça.
    hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Threat+Control

    Com as expansões existe uma nova palavra chave chamada “Valour” que traz benefícios extras quando ela está acima de 40. Pode ser uma estratégia, mas eu particularmente, prefiro jogar com ela baixa. 

    → Efeitos revelados e Efeitos sombrios
    Deu pra perceber que boa parte do que falamos até agora são causado por eles, mas os autores são bem criativos (veja o efeito sombrio da primeira) e existe uma diversidade de efeitos que você pode estar preparado para anular.(ou não, como o efeito da segunda).

    >Superar:
    Anulando-os

    -E. Revelados:ringsdb.com/card/01008 ; ringsdb.com/card/01050
    -E Sombrio:hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Shadow+Control

    >Se precaver:
    Evitar combates diretos para  não sofrer os efeitos sombrios (Descrito nos tópicos anteriores)
    Ter o controle das cartas de encontros
    hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Encounter+Contro

    >Exemplo:
    Como Denethor que pode ver a carta do topo e movê-la para baixo do deck, se quiser, ou o aliado “Henamarth Riversong” que apenas olha a carta.
    Principalmente em jogos solos, é uma forma de se preparar melhor para missões (pode mandar todo mundo pra missão, se não for precisar defender e atacar inimigos) e o mesmo para combates.


    → Acúmulo de localidades na área de perigo
    Você pode simplesmente ficar perdido nas localidades e ser forçado a ir aonde não quer.

    >Exemplo:
    Nas cartas acima vemos um combo contra o jogador.
    Na primeira, se houver mais de uma localidade na área de perigo e podermos viajar; devemos obrigatoriamente viajar para lá, e serão necessário longoos 6 pontos de missão para prosseguir.
    Enquanto isto, outras localidades vão se acumulando na área de perigo, como essa com incríveis 5 de força de ameaça.Dificultando ainda mais o sucesso e a progressão de pontos de missão.

    >Como lidar:
    Efeitos de colocar pontos de missão extras em localidades, até mesmo quando elas ainda estão na área de perigo
    hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Location+Control

    → Efeitos de Viagem
    >Se você juntar os pontos de missão necessários com elas ainda na área de perigo, elas são resolvidas e descartadas.
    Então você não precisará lidar com seus efeitos de viagem.
    >Outros efeitos de cartas, permitem você trocar a localização da área ativa com outras ou anular o texto de uma localização.
    Nos dois casos não se ativa o efeito de viagem.
    ringsdb.com/card/10036
    ringsdb.com/card/02121
    ringsdb.com/card/132016

    → Acúmulo de inimigos na área de perigo (Invasão)
    Pode começar a ser meio desesperador virar várias cartas com invasão seguidas, elas vão aumentar a força de ameaça para ser superada nas missões.

    >Como lidar:
    Força de vontade para ultrapassar a ameaça inimiga e ser bem sucedido nas missões.
    Engaja-los em combate tradicional e resolvê-los com eficiência (vide capítulos acima).
    Além do tópico abaixo

    → Efeitos de inimigos
    >Evitamos seus efeitos, ou a maior parte, destruindo-os ainda na área de perigo ou com danos diretos (vide capítulos acima).

    Vou apenas relembrar o Thalin da caixa base, seu efeito de dano direto ocorre antes do efeito “invasão”, logo o corvo (imagem acima) é destruído sem ativar o efeito.

    → Ser bem sucedido em missão:
    Comentamos várias vezes sobre isso, e não há muito segredo, é mandar heróis e aliados com força de vontade o suficiente para superar as força de ameaça na área de perigo.
    Diminuir as ameaças na área de perigo também é importante (Já citamos vários métodos nos tópicos anteriores)
    >Hérois:
    hallofbeorn.com/LotR?CardType=Hero&CardSet=Core+Set&Willpower=3&WillpowerOp=gteq
    >Bônus em força de vontade:
    hallofbeorn.com/LotR?CardSet=Core+Set&Category=Willpower+Bonus
    >Aliados que podem contribuir:
    hallofbeorn.com/LotR?CardType=Ally&CardSet=Core+Set&Willpower=1&WillpowerOp=gteq


    → Formas de engrenar rapidamente a sua estratégia:

    Já sabemos como nos preparar estrategicamente para sobreviver ao início de jogo e aos desafios críticos durante toda a partida. 
    Na parte 3 desta série,  iremos falar das ferramentas para estruturar estas estratégias rapidamente e de formas de potencializá-las. Não perca…



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