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  4. Estratégias para CRIAÇÃO DE DECKS (parte 1) por The One Ring

Estratégias para CRIAÇÃO DE DECKS (parte 1) por The One Ring

O Senhor dos Anéis: Card Game
  • avatar
    polimeni09/04/20 00:31
    avatar
    polimeni
    09/04/20 00:31
    224 mensagens MD

    SENHOR DOS ANÉIS CARD GAME - CRIAÇÃO DE DECKS - parte 1



    O senhor dos anéis card game é um jogo incrível, no canal  The One Ring já gravei uma série de gameplays com as três missões da caixa base. Neles vocês conseguem sentir a emoção e tensão que o jogo proporciona ao longo dos desafios. Vou falar agora de mais uma grande parte de entretenimento que o jogo proporciona : A CRIAÇÃO DE DECKS e suas estratégias.


    Se você ainda não conhece nada sobre este fantástico jogo, assista antes pelo canal o  Vídeo de Regras e ao menos o Primeiro Gameplay. Os assuntos abordados abaixo vão precisar do mínimo de conhecimento prévio do jogo.


    ---> Estrutura Base


    Antes de partir para as estratégias de criação do deck, devo relembrar rapidamente  a estrutura básica de sua criação:
    - Pode utilizar de 1 a 3 heróis.
    - Mín 50 cartas, sem número Max.
    - No máximo 3 cópias de uma mesma carta


    Lembrando que estas são as regras para criação de decks em padrões competitivos. Sinta-se livre, se desejar, para ignorá-las e jogar da forma que achar mais divertido...só não seria válida a contagem de pontos ao final. 


    ---> Esferas de Influência


    O primeiro ponto são sobre as esferas de influência, são estas 4,com seu enfoques estratégicos:
    - Liderança: Geração de recursos, bônus, sinergias  e suporte genérico
    - Conhecimento: Cura, compra de cartas,  proteção e controle de risco
    - Espírito: Progressão de missão e localidades, controle de infortúnios e ameaça.
    - Tática: Combate e equipamentos. E formas de controle e potência no campo de batalha.


    Tem q se ter em mente que as esferas que escolher para seus heróis vão simbolizar estes aspectos no deck que irá montar. Além de balancear isso de forma equilibrada no custo e quantidade de cartas de cada esfera. 
    Por exemplo, em um deck apenas com heróis de espírito você terá todo turno 3 recursos daquela esfera e poderá ser mais fácil abaixar cartas mais caras. Mas se você escolher apenas um herói de espírito, vai demorar 3 turnos para ter os mesmos 3 recursos e não conseguira baixar facilmente cartas mais caras daquela esfera.
    Assim como na quantidade, para um herói de cada esfera, tentar deixar mais ou menos  33% de cartas para cada tipo de esfera utilizada.


    >De forma geral, quanto mais esferas utilizar, selecione cartas mais baratas (Qualitativo)
    >Tenha um número de cartas de cada esfera que utilizar, proporcional ao número de heróis dessas mesmas esferas (Quantitativo)



    ---> Ameaça Inicial


    Outro ponto importante é a ameaça inicial dos heróis, sendo que a soma delas será a sua ameaça de início de jogo.
    Pode parecer tentador pegar os heróis com os melhores atributos e habilidades, mas isso acarretará em uma ameaça inicial muito alta, gerando:
    > combates difíceis já no início do jogo
    > favorecendo “efeitos sombrios” e “quando revelados”
    > te deixar mais próximo de perder quando a ameaça bater 50.


    De forma geral, quanto menor a sua ameaça inicial melhor. Tente balancear com um herói de ameaça alta e dois baixas/medianas. Importante pensar concomitantemente na sinergia destes heróis com o restante do deck e a sua estratégia.



    ---> Início de jogo


    O início do jogo é a parte mais difícil de sobrevivência, você contará apenas com os heróis e as 7 cartas iniciais em sua mão. 
    Ao longo do jogo você vai desenvolvendo a sua estratégia ao COMPRAR CARTAS e as abaixando,geralmente com RECURSOS. Com os EFEITOS destas cartas em jogo, você possuirá mais ferramentas para ter o CONTROLE da maior parte dos desafios.


    > Pensar em uma estratégia para lidar com os tipos de desafios do jogo (que logo abordaremos)
    >Bem como, aumentar a chance de sobrevivência no início do jogo até atingir esta estratégia
    >Criar mecanismos para se chegar a tal estratégia, o mais breve possível.



    -->Afinal quais são os grandes perigos de início de jogo? E no que acarretarão?
    >Ameaças na área de perigo maior do que você pode lidar-> Aumento de ameaça
    >Acúmulo de localidades ou/e inimigos na área de perigo-> Aumento de ameaça
    >Encontro com inimigos poderosos ou vários inimigos ->Morte de heróis

    --->Geralmente ocorre em efeito bola de neve:
    Você não consegue lidar com as ameaças na área de perigo(sua ameaça sobre), logo não consegue progredir na localização ativa e outras futuras localizações vão acumulando na área de perigo tornando um ciclo para a derrota…
    Isto pode se agravar ainda mais com a ameaça de inimigos que você não engajar na área de perigo (por não ter como lidar adequadamente com eles engajados )
    As falhas consecutivas acima mencionadas, aumentarão a ameaça do jogador e forçará o engajamento com vários inimigos ou com inimigos poderosos. Se não estiver preparado para isso, pode haver mortes de heróis e você estará muito mais próximo da derrota.


    ---> Como sobreviver ao início de jogo? E importância dos heróis nisto.


    Já apontadas as dificuldades no último tópico, vamos para as formas de controle e superação delas:


    >Força de vontade para ser bem sucedido na fase de missão
    >Destruir inimigos (seja engajando ou de outro método) e formas de se defender ou anular seus ataques


    Parece bem óbvio né, mas o que nos interessa é como atingi-las e isto não é tão simples…


    Os heróis possuem um papel crucial neste ponto, porque eles SEMPRE estarão presentes no início de jogo. Um método bem simples é conotar uma FUNÇÃO INICIAL para cada um, já que geralmente podem ser exauridos apenas uma vez:
    > Força de vontade alta para ir em missão (Éowny, Glorfindel, Aragorn)
    > Defesa e vida para segurar ataques, melhor se ele tiver um *efeito secundário relevante (Denethor,Beravor, Gimli, Aragorn)
    > Bom ataque para destruir monstros (Legolas,Gimli, Aragorn,Dunhere, Glorfindel)


    *Caso não houver inimigos em determinados turnos, o efeito secundário do defensor pode ser acionado tranquilamente (Comprar cartas para Beravor ou ver a próxima carta que virá para a área de perigo com o Denethor, por exemplo).

    Alguns heróis podem ser mistos, como o Aragorn que consegue ir para a missão e se preparar para atacar ou defender efetivamente no mesmo turno ou o Gimli com boa capacidade defensiva, e potencial de ataque enorme com seu efeito, além de ter uma força de vontade interessante


    Caso sua ameaça inicial seja baixa, pode-se avaliar de ignorar a função inicial de ataque para seus heróis e delegá-la para os aliados. Já que sua ameaça acabará atraindo apenas inimigos mais fracos.E você terá tempo de abaixar os aliados até engajar os mais poderosos. As outras duas funções eu acho cruciais.


    Por vezes pode ser difícil conciliar tudo apenas nos heróis, ou podem vir a se tornar insuficientes para a demanda de perigos. Os aliados, equipamentos e efeitos de cartas tem papel fundamental para trazer este equilíbrio.
    > Analisar POTENCIAIS e DEFASAGENS das FUNÇÕES INICIAIS dos heróis
    > Montar o deck de forma a suprir as defasagens iniciais, mas mantendo o alicerce das estratégias para superar os outros tipos de desafios (que logo abordaremos).


    Por exemplo, o deck que usei no Gameplay Jornada pelo Rio Anduin, estava com os heróis Glorfindel, Gimli e Legolas.


    > Glorfindel tem a função inicial de força de vontade(3), mas utilizei seu valor de ataque(3) para ajudar a matar o troll. Além de com seu efeito, curar o Gimli para evitar a sua morte.
    >Gimli tem a função de defensor(⅖), ele segura o primeiro ataque do troll e toma 4 de dano (que pelo seu efeito, são somados ao seu ataque, ficando com 6 de ataque, o dobro do valor de ataque do Legolas que coloquei na função de ataque). E ainda, após colocar o aliado Beorn (que é outro defensor), passo a mandar Gimli para missão(2) que ajuda na função do Glorfindel
    >Legolas tem a função de ataque (3), mas a cada inimigo que ele participa da destruição ele coloca dois progressos na localização ativa ou missão (ajudando na função do Glorfindel)


    Observe que existe uma sinergia entre eles, e todos trabalham para tentar potencializar as FUNÇÕES INICIAIS.


    Mesmo assim existe uma defasagem na função força de vontade, inicialmente apenas com 3 do Glorfindel… para melhorar isso, o deck é rico em aliados verdes que ajudam na força de vontade e aliados vermelhos que substituam Gimli na função defensor para ele ir na missão contribuindo com mais 2.

    → Tipos de desafios e Como desenvolver a sua estratégia


    >Abordaremos na parte dois dessa postagem que já está ficando muito grande ^^
    >Não deixem de comentar o que acharam do conteúdo do post 




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    Comentários:

  • alexgama
    127 mensagens MD
    avatar
    alexgama09/04/20 08:39
    alexgama » 09/04/20 08:39

    Legolas, Gimli e Glorfindel te dão uma ameaça inicial de 31. Como você lida com ela nesse deck? Só com o Gandalf?



    1
  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni09/04/20 09:20
    polimeni » 09/04/20 09:20

    alexgama::Legolas, Gimli e Glorfindel te dão uma ameaça inicial de 31. Como você lida com ela nesse deck? Só com o Gandalf?




    Na questão de abaixar a ameça sim, pela caixa base as únicas forma de abaixar a ameça é com Gandalf (Neutro) ou The Galadhrim´s Greeting (que necessita da esfera de espirito), representação abaixo.

    Outra questão é o engajamento de inimigos precocemente, Gimli consegue segurar relativamente bem inicialmente e tento montar um deck com grande porcentual de aliados. Tanto como bucha de canhão (que irão morrer ao defender ataques poderosos), quanto que conseguem defender totalmente os ataques sem serem descartados (no caso o Beorn)

               https://lh5.googleusercontent.com/T09iQc20toBIbsy3qYsyTWcyDOHF5r6OFsYutw4D4ZhDjg6CKAkE4FBFqAOl4o3eBTM6sTSQj_O-Kk7z2AqnVixgYO9brHtj3Ku1wizufxrnF0aLLK_yhHxsUN0uZ0r8wMYNgsF_              https://lh5.googleusercontent.com/vMOavoSTJ4GONsMcQW5PTJsM2A6JIWMr39fb5Q1Ps8quj0ewp8D0useOYSZFQBjIfbefBFH_YajwyBx7Waah5p9i3XamtNSlzRcNfvqQ26ngEJsiVhhLN1L6b7Vd3ZCdaEezUY-4

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  • zeffiro
    133 mensagens MD
    avatar
    zeffiro21/04/20 15:35
    zeffiro » 21/04/20 15:35

    Excelente post, como sempre.

    Comecei agora mas é um jogo bastante interessante e imersivo. Esse quebra-cabeça de cada missão é bem interessante, apesar de não gostar de perder muito tempo com deck building, tem decks prontos que da pra testar que no passar do tempo você já ta mexendo pra customizar pra seu estilo de jogo. Muito bom!

    1
  • polimeni
    224 mensagens MD
    avatar
    polimeni23/04/20 16:01
    polimeni » 23/04/20 16:01

    zeffiro::Excelente post, como sempre.

    Comecei agora mas é um jogo bastante interessante e imersivo. Esse quebra-cabeça de cada missão é bem interessante, apesar de não gostar de perder muito tempo com deck building, tem decks prontos que da pra testar que no passar do tempo você já ta mexendo pra customizar pra seu estilo de jogo. Muito bom!


    Que bom que gostou, obrigado =)


    Eu já acho o Deck building uma das cosias mais interessantes nele, é aonde realmente vc monta as estrategias para superar as dificuldades. Mas confesso que prefiro montar decks genéricos que se saiam bem em todos os tipos de missões, do que criar um especifico para cada missão.

    Nos próximos vídeos do canal vou mostrar e explicar meu deck, com base nessas estrategias postadas.

    E vou mudar um pouco o padrão, vou falar sobre o deck, depois sobre a missão e os desafios dela. Dai sim faço o gameplay com o público ja ciente do deck e da missão que estamos nos aventurando.

    Legal que poderão tentar a mesma aventura, com o mesmo deck que estou jogando =)

    0
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O Senhor dos Anéis: Card Game - Estratégias para CRIAÇÃO DE DECKS (parte 1) por The One Ring
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