Quando chega uma expansão de um jogo que se gosta tanto, a vontade é de sempre somá-la à partida nem que seja somente para conhecer.
A expansão
Late Preclassic Period de
Teotihuacan: City of Gods (Bucaneiros Jogos) veio com a ideia de módulos independentes, adicionados em qualquer combinação à caixa base. Após algumas partidas limitadas a dois desses módulos, joguei
Teotihuacan com todos os cinco!
Como herdeiros de uma família nobre no auge da civilização asteca, ajudei no desenvolvimento da maior cidade pré-colombiana com a construção da imponente Pirâmide do Sol, erguendo edifícios na Avenida dos Mortos e adorando aos deuses com os seus templos.
Através do módulo dos Sacerdotes, tive a ajuda da deusa das águas e assim pagava somente um cacau para realizar ações principais, independente de quantos dados haviam lá, mesmo que fosse nenhum. A maioria deles traz bônus e ônus.
A construção de Teotihuacan agora exigiu trabalhadores mais poderosos (maior valor no dado) para peças da pirâmide e decoração dos degraus. Eu ainda podia avançar no novo templo laranja e por fim sofria alterações por eventos únicos a cada eclipse (rodada) que afetavam a todos.
Nossa! Muita informação para conquistar a glória eterna! Erámos quatro nobres buscando pontos e somente um avançou no novo templo.
As novas ações de construção possibilitaram desbloqueio de trabalhadores em adoração. Uma das pontuações de fim jogo privilegiou as máscaras e colecioná-las ficou mais atrativo. Isso tornou o jogo bem distinto: foi a primeira vez que vi as máscaras como uma estratégia válida, embora minhas ações convergissem em não pegá-las. Naturalmente fui derrotado nessa partida.
Desde quando saiu a nova expansão Reviravolta para o
Terraforming Mars (Meeple BR Jogos) eu já pensava se existiria um limite para adição de expansões a um jogo e qual seria o benefício de jogá-las juntas. Até que ponto jogar com tantas expansões é mais divertido?
Diferente dos módulos de
Teotihuacan, em
Terraforming Mars é moroso escolher as expansões que entrarão em jogo e separar todas as cartas na preparação.
Outros jogos como
Scythe (Grok Games) — através da expansão
Scythe: The Rise of Fenris— e
As Tabernas do Vale Profundo (Devir Brasil) — já na caixa base — trazem a proposta de módulos num único pacote e facilitam essa escolha.
Infelizmente ainda não os conheço, mas vale ressaltar que
Tuscany: Expand the World of Viticulture foi uma das primeiras expansões de sucesso lançadas com esse conceito — que fez com que
Viticulture Edição Essencial (Grok Games) já viesse com alguns incorporados.
Com diferentes camadas estratégicas a cada combinação,
Teotihuacan Late Preclassic Period ficou longo e mais pesado em misturar tanta variedade na partida.
Não há dúvidas que
Teotihuacan é um grande jogo, e melhor ainda com a expansão! Confesso ter jogado pouco cada módulo — irei incluir sempre que puder à mesa. Por enquanto, fico com dois ou três por vez — pela prosperidade da cidade dos deuses!
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Originalmente publicado em Mais que Jogo: Teotihuacan + módulos de expansão
Mais do assunto:
Dicas para conhecer mais
Em texto: Deathmatch,
Bem-vindo à Cidade dos Deuses
Em vídeo: Tabuleiros BR,
Teotihuacan: Late Preclassic Period
Abrindo a Caixa
Em áudio: Tabulices,
Expansões