Jaws é um jogo adaptado do filme de mesmo nome, assim como no filme, uma equipe se reúne para caçar o tubarão que assola as praias da pequena ilha.
O jogo é semi cooperativo, com uma equipe formada pelos pescadores e um jogador com o controle do tubarão.
O tubarão deve se locomover pelas praias e devorar banhistas, evitando as armadilhas dos pescadores.
Usa um bloco de notas para marcar seus movimentos, no melhor estilo Interpol.
Cabe aos pescadores encurralar o tubarão e prender nele duas boias de geolocalização.
Se o tubarão devorar 9 banhistas, ele "vence" esta etapa e se os pescadores colocarem as duas boias, eles são os "vencedores".
Por que as aspas? Porque essa é só a primeira parte do jogo, o seu resultado determina quem terá mais vantagem na fase 2.
Quanto mais pessoas o tubarão devorar, mais cartas de ação ele ganha, enquanto a dos pescadores são subtraídas, e essas cartas podem fazer toda a diferença.
Na fase 2 os pescadores passam para a caçada ao tubarão, seja por terem conseguido colocar as duas boias de geolocalização, ou seja por estarem fartos das mortes dos banhistas.
O mapa é virado e a ilha da lugar a um pedaço de mar com um barco de pesca,que é montado com tiles e vai sendo desmontado conforme o tubarão o ataca.
Aqui o jogo fica mais direto. Há 3 cartas de locais de ataque do tubarão, cada uma com diferentes pontos de ataque e defesa para o tubarão.
Cabe aos pescadores usarem de sua intuição e habilidade para determinar a escolha do peixão e atacá-lo com diferentes tipos de armas, mas é bom ter cuidado, pois além de atacar o barco, o tubarão pode também atacar aqueles que por acaso tenham caído na água.
Os pescadores vencem se matarem o tubarão e o tubarão vence se matar os pescadores ou destruir o barco por completo.
Jaws é um jogo tenso, de leitura do tabuleiro e da presa, no grupo dos pescadores, ficávamos confabulando sobre as intensões, supondo rotas e traçando planos.
Enquanto o tubarão, tentava permanecer indiferente, mesmo estando do lado de nossas armadilhas.
Já na segunda fase, ver o barco ser destruído aos poucos e seus companheiros perdendo pouco a pouco sua vida devido aos ataques mal sucedidos, deixava o clima tenso, mas mesmo mortos, urrávamos de satisfação a cada golpe acertado pelos cambaleantes marinheiros na besta.
O navio em pedaços, um tripulante morto e os vivos, sem forças para nadar e brigar com o tubarão por muito tempo, assim termina o jogo, com a vitória do tubarão por ter destruído completamente o barco pesqueiro.
Duração: 1 hora e 35 minutos.
Textos novos toda Quarta-feira.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.