Em Bang somos transportados pras terras áridas do velho oeste americano, terras tomadas pelo crime e cabe ai Xerife e seus ajudantes trazer ordem, mesmo que seja por meio de pólvora e chumbo.
Possuo a versão Pocket da Grow que na época custou 9,90.
Foi um dos primeiros jogos que comprei no começo da popularização do hobby no Brasil.
Cada jogador assume o papel de um pistoleiro com diferentes habilidades, o que faz cada partida ser diferente da outra,usamos as cartas restantes de personagens como marcação de pontos de vida, achei uma ótima implementação.
Definidos os personagens, vem o sorteio do ponto principal do jogo, as identidades secretas de cada personagem, entre elas podem estar o Xerife, que sempre joga revelado; auxiliares do Xerife, que devem cooperar para a vitória mas sem revelar sua identidade para não serem alvos dos foras da lei, que por sua parte tem como único objetivo matar o Xerife.
Há ainda o renegado, que deve ser o único na mesa com o Xerife e derrotá-lo num confronto sem interferências.

São distribuídas cartas de ação, que no decorrer do jogo garantem habilidades distintas na mesa.
Algo que vale ser mencionado é que a ordem na mesa afeta o desenrolar da partida, já que sua distância física do seu alvo interfere no jogo, sendo preciso equipar uma arma de maior alcance ou eliminar os obstáculos, mas cuidado para não matar acidentalmente seu comparsa.
Aqui entra um ponto negativo do jogo, a eliminação de jogadores, ela é presente e dependendo do desenrolar da partida, quem sai cedo vai ficar um bom tempo só observando, há regras da casa que minimizam isso, limitando o número de vezes que o baralho é reembaralhado por exemplo.

O jogo é uma ótima porta de entradas para novos jogadores, com mecânicas simples, além do fator social e das interpretações de papel, que numa festa aproxima mais as pessoas.
Já o joguei diversas vezes ao longo dos anos, e meu grupo principal acabou perdendo o encanto, preferindo jogos mais refinados e que não sofram tanto com eliminação de jogadores, Bang dice game é um ótimo exemplo.
Mas mesmo assim, Bang ainda encanta, joguei recentemente com um grupo totalmente feito de novos jogadores e foi ótimo ver em seus olhos o encanto que tive anos atrás, por isso Bang sempre terá um lugar especial na minha coleção.
Jogadores: Muita gente, mesa cheia, 7 pessoas.
Vencedor: Xerife
Duração: 45 minutos
Textos novos toda Quarta-feira.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.