A Rainha quer o mapeamento das terras do norte. E você, como cartógrafo a serviço da corte, foi enviado para criar os mapas oficiais. Mas a rainha tem interesse em alguns tipos de terra em especial, então seria bom se você.... não sei... fizesse os mapas destas regiões primeiro...
Vídeo com regras mais detalhadas aí em cima, e textão em sequência.
-----
Como comentei, neste jogo estamos mapeando territórios para a rainha. E quanto mais territórios, dos tipos expressos nos decretos, você conseguir, maior será sua pontuação.
Setup com carta da estação, Decretos A-D, e baralho de Terrenos.
E o turno é simples: Abra uma carta de território, todos os jogadores realizam seu efeito, e vocês vêem se a estação acabou.
Então primeiro, abra uma carta da pilha de terrenos.
Todos os jogadores vão realizar o efeito dela ao mesmo tempo.
Aqui temos 3 possibilidades:
• Se a carta for de terreno...
Todos os jogadores mapeiam o que aparecer nela.
Estas cartas apresentam uma escolha entre tipos de terreno e formato, e você simplesmente vai escolher uma das combinações e desenhar no seu mapa. Você pode desenhar em qualquer lugar, sem sobrepor outros terrenos ou montanhas.
• Se a carta for de ruína...
Compre uma nova carta para ligar à ruína.
Em outras palavras, vocês vão mapear a segunda carta normalmente, mas ela deve sobrepor uma área de ruína no seu mapa.
Se não for possível, você está livre para mapear da forma que desejar.
• Se a carta for de emboscada...
Aí a traquinagem começa.
Todos os jogadores passam seus mapas para o jogador do lado, e ele desenha uma área de monstro seguindo a carta de emboscada.
Cada área adjacente e vazia a um monstro conta como um ponto negativo no fim de cada estação.
Por fim, vocês devolvem os mapas para seus verdadeiros donos.
Após desenharem o efeito de qualquer uma destas cartas, vocês vão ver se a estação finalizou.
Somem o valor de cada carta já aberta nesta rodada. Se a soma for igual ou maior que o valor da estação atual, vocês realizam uma fase de pontuação.
Área de pontuação.
Vejam na carta de estação quais decretos estão valendo nesta rodada, e anotem os pontos que conseguiram na base do mapa.
Depois, anotem a quantidade de moedas que conseguiram juntar.
E por último, o número de espaços vazios adjacentes à áreas de monstro. Neste caso, a pontuação é negativa.
A soma desses valores é sua pontuação desta estação.
Depois é só avançar para a próxima estação, reembaralhar a pilha de compras, e seguir jogando.
No fim da quarta estação, vocês somam suas pontuações totais, e quem possuir a maior soma é o vencedor.
Fim de partida.
-----
E ok..
Esse é o tetris de mapinha.
Pra começar, o jogo é extremamente simples de explicar.
Tudo que você precisa fazer é desenhar o que aparecer na carta. Sem informações escondidas, podendo tirar dúvidas com adversários, e com poucas informações novas turno a turno.
Apesar de simples, ele consegue trazer bons momentos de tomada de decisão.
Todas as cartas de terreno trazem uma escolha. E se você reparar, a distribuição das cartas de pontuação fazem com que todos os terrenos possam pontuar de alguma forma. Se não for por tipo de terreno, será por área preenchida.
Nessa mistura, toda vez que você escolhe uma das opções da carta, você está tomando uma decisão que influenciará na sua pontuação final. Não há terreno desperdiçado.
Ainda sobre a pontuação.
A quantidade de cartas de pontuação e suas combinações fazem com que o jogo tenha uma rejogabilidade absurda.
Assim, a maneira como você joga muda completamente de uma partida para outra.
Isso é legal pelo simples fato de evitar receitas para vitória.
Outra questão que chamou atenção fica por conta das ciladas.
Este é um dos poucos jogos de desenhar que possui uma mecânica voltada a interação entre os jogadores.
Acredito que seja um ponto de destaque, já que assim você não tem total controle sobre seu mapa.
E é claro, podemos dizer que este jogo é muito equilibrado, afinal de contas, todos os jogadores jogam com as mesmas cartas.
O jogo possui uma sensação boa de liberdade, são poucas restrições para desenhar, mas isso também significa que você é livre pra fazer burrada.
No fim, se um jogador conseguiu uma pontuação melhor que os outros, significa que ele usou os mesmos recursos que você só que de forma melhor.
Mas, pontos negativos...
Na verdade, só uma coisa me incomodou durante as partidas.
Acho a iconografia das cartas pequena. Mais da metade do espaço das cartas é preenchida por ilustrações (lindas por sinal), deixando pouco espaço para as informações que realmente usamos na partida.
Certamente este não é um problema grave, e nem chega a ser percebido em partidas com poucos jogadores.
A questão é que com mais jogadores sempre fica um que não consegue ver a carta na mesa, e a carta começa a rodar entre os jogadores engasgando a partida.
E como extra...
Vale dizer que nas primeiras partidas você vai usar os lápis que vem com o jogo, mas é comum os jogadores migrarem para lápis de cor ou canetinhas.
A arte do jogo, seja das cartas ou do próprio mapa vazio, faz com que você queira caprichar no mapinha. Aos poucos os desenhos vão evoluindo e virando verdadeiras obras de arte.
Sem contar que o uso de cores neste jogo facilita até na hora da pontuação. Mas isso realmente é opcional, os lápis do jogo já cumprem bem sua função.
No fim.
Posso dizer que este jogo realmente faz tudo que promete.
É leve, divertido, e com uma rejogabilidade absurda.