Mais importante do que desenvolver jogos é conseguir terminá-los.
Após passar por todas etapas de criação, desenvolvimento, testes, críticas e ajustes finais, é uma vitória dizer que seu jogo está pronto.

Mas fazer do seu jogo um produto não é fácil. A dinâmica do mercado envolve muitos fatores e uma grande concorrência.
O segmento de boardgames está em expansão no mundo inteiro, com um número crescente de lançamentos de novos títulos (4000 só em 2018!), além de muitas novas editoras e desenvolvedores. É uma disputa bem acirrada!
Com tanta competição com produtos nacionais e internacionais, não existem fórmulas para prever o sucesso ou fracasso de um lançamento.
Por isso é bom saber que existem alguns recursos que podem direcionar melhor o que uma editora ou um produtor independente pode fazer para seu jogo obter mais chances de venda.

O diferencial de um jogo
O grande argumento para consumidores, lojistas mídia é sempre direcionado a uma pergunta:
O que ele apresenta de diferente ou inovador para chamar a atenção?
Por isso além das características como conceito, design, ilustrações e mecânica, é importante conhecer o que no marketing se chama de posicionamento no mercado.

Você já se colocou no lugar de um potencial consumidor e pensou no que ele costuma levar em conta na hora de escolher e comprar um jogo?
Como produtor você vê seu jogo de uma forma. Mas a visão de quem compra é outra, como uma decisão de consumo.
A exigência dos compradores está grande, desde a qualidade da embalagem, nível de ilustrações, originalidade do design, da temática e conteúdo, e até das mecânicas envolvidas em um jogo, sem falar da questão custo x benefício.
Saber onde você se posiciona no mercado pode ajudar a alcançar o máximo potencial de venda.
É a melhor forma de saber qual o diferencial do seu produto em relação a concorrência e o que vai ajudar para ele ser encontrado pelo seu público-alvo potencial.

Esse entendimento geral do que está disponível em um determinado momento, concorrentes próximos ou ameaças, vão permitir que se planeje um lançamento da forma certa e no momento adequado de um jogo como produto.

Como divulgar?
A comunicação atualmente acontece em vários níveis. O que antes limitava-se a anúncios ou espaços de prateleira se estendeu agora em múltiplos canais.
As redes sociais são o mais importante campo de batalha por essa luta pela atenção.
Cada um deles tem suas características e particularidades na forma de usar. Seguem algumas recomendações gerais:
1. Facebook
Ainda é a rede social com maior número de usuários.
Permite você criar a página básica de um jogo sem custo. É um canal onde você postar as notícias, o desenvolvimento do se jogo e ir cadastrando interessados através das curtidas de página.
Fique atento a outros lançamentos e aos grupos ligados a boardgames que são um bom espaço para divulgar seus projetos.
2. Instagram
Apesar de ser focada em imagens e vídeos rápidos, é atualmente a rede com maior visibilidade e interação.
Indicada para ações em tempo real ou captura de momentos significativos. Ideal postar fotos de detalhes do jogo e pessoas jogando, de eventos e informações rápidas.
Obs.: Tanto no Facebook como no Instagram, os Stories (imagens e animações) tem sido um canal de comunicação instantânea com grande audiência e interatividade. Eles permitem uma combinação atrativa de textos e imagens.
3. YouTube
As assinaturas consolidaram muitos canais específicos como mídia de grande potencial. É um canal que atinge nichos específicos de público e ideal muito usado para mostrar detalhes do jogo , explicar as regras e mostrar os itens gerais (Playteste).
É bom investir na qualidade dos vídeos e dar atenção especial nos comentários, respondendo às dúvidas e questões levantadas.
4. Twitter
É um canal rápido, mais usado pela mídia especializada do setor (formadores de opinião, editoras, canais e sites de boardgames).
Pode reforçar ações de outras redes sociais, reforçando ações de comunicação e aumentando o alcance.
5. Sites e blogs
Podem ajudar na divulgação de conteúdos relacionados ao jogo, sejam reviews, curiosidades e informações de interesse.
Dá para colocar um conteúdo mais variado com textos, fotos, vídeos e links para outras informações de referência.

Como Potencializar sua Divulgação
A ação na internet é feita através de vários canais diferentes nas redes sociais. Mas tudo está sempre relacionado a pessoas, opiniões, comentários e interatividade.
Dedique um tempo para se organizar e aprimorar sua comunicação:
- Liste os contatos importantes e canais de divulgação do seu segmento, buscando os que forem mais importantes e significativos;
- Prepare seu material de material de apresentação (resumos, fotos, vídeos, apresentações e outros itens de comunicação);
- Faça um planejamento a médio e curto prazo. Aproveite datas e eventos para direcionar suas ações.
Importante: Procure também formas alternativas de divulgação. Às vezes algo diferente pode chamar mais atenção do que aquilo que todos fazem de forma geral.
Não existe mídia ou canal melhor. Use todas em conjunto ou em ação combinada para que uma possa reforçar a outra.
Parcerias e apoios também são formas de ampliar o alcance de suas ações
A melhor e mais eficiente mídia de divulgação é a espontânea e não a paga (anúncios ou destaques).
Procure dar pausas na sua comunicação, marcando sua presença na internet sem excesso.
Defina uma estratégia inicial e coloque em prática. Siga avaliando resultados e atualizando continuamente.
Na próxima parte [5], vamos falar da evolução dos Boardgames e os principais casos de sucesso.
Roberto Tostes
desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019
(jogosobrevivencia.com)