Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Quando seu Protótipo vira Produto

Quando seu Protótipo vira Produto

  • avatar
    robertotostes07/08/19 12:00
    avatar
    robertotostes
    07/08/19 12:00
    40 mensagens MD


    Mais importante do que desenvolver jogos é conseguir terminá-los.



    Após passar por todas etapas de criação, desenvolvimento, testes, críticas e ajustes finais, é uma vitória dizer que seu jogo está pronto.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*ATX6cEDkcFexGxmLiNbpTw.jpeg
    Mas fazer do seu jogo um produto não é fácil. A dinâmica do mercado envolve muitos fatores e uma grande concorrência.


    O segmento de boardgames está em expansão no mundo inteiro, com um número crescente de lançamentos de novos títulos (4000 só em 2018!), além de muitas novas editoras e desenvolvedores. É uma disputa bem acirrada!


    Com tanta competição com produtos nacionais e internacionais, não existem fórmulas para prever o sucesso ou fracasso de um lançamento.


    Por isso é bom saber que existem alguns recursos que podem direcionar melhor o que uma editora ou um produtor independente pode fazer para seu jogo obter mais chances de venda.

    https://miro.medium.com/max/1400/1*Bu5tq5Xmk5xjemHzlmnOHw.jpeg

    O diferencial de um jogo


    O grande argumento para consumidores, lojistas mídia é sempre direcionado a uma pergunta:


    O que ele apresenta de diferente ou inovador para chamar a atenção?


    Por isso além das características como conceito, design, ilustrações e mecânica, é importante conhecer o que no marketing se chama de posicionamento no mercado.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*onk7wS5TDArhZLZl406qrQ.jpeg
    Você já se colocou no lugar de um potencial consumidor e pensou no que ele costuma levar em conta na hora de escolher e comprar um jogo?


    Como produtor você vê seu jogo de uma forma. Mas a visão de quem compra é outra, como uma decisão de consumo.


    A exigência dos compradores está grande, desde a qualidade da embalagem, nível de ilustrações, originalidade do design, da temática e conteúdo, e até das mecânicas envolvidas em um jogo, sem falar da questão custo x benefício.


    Saber onde você se posiciona no mercado pode ajudar a alcançar o máximo potencial de venda.


    É a melhor forma de saber qual o diferencial do seu produto em relação a concorrência e o que vai ajudar para ele ser encontrado pelo seu público-alvo potencial.

    https://miro.medium.com/max/1400/1*AMTM9zP7odhgc5jt3Umb7Q.jpeg

    Esse entendimento geral do que está disponível em um determinado momento, concorrentes próximos ou ameaças, vão permitir que se planeje um lançamento da forma certa e no momento adequado de um jogo como produto.

    https://miro.medium.com/max/1400/1*WMuTJrG2puZardLQ6iDM8g.jpeg

    Como divulgar?


    A comunicação atualmente acontece em vários níveis. O que antes limitava-se a anúncios ou espaços de prateleira se estendeu agora em múltiplos canais.


    As redes sociais são o mais importante campo de batalha por essa luta pela atenção.
    Cada um deles tem suas características e particularidades na forma de usar. Seguem algumas recomendações gerais:


    1. Facebook

    Ainda é a rede social com maior número de usuários.


    Permite você criar a página básica de um jogo sem custo. É um canal onde você postar as notícias, o desenvolvimento do se jogo e ir cadastrando interessados através das curtidas de página.
    Fique atento a outros lançamentos e aos grupos ligados a boardgames que são um bom espaço para divulgar seus projetos.


    2. Instagram


    Apesar de ser focada em imagens e vídeos rápidos, é atualmente a rede com maior visibilidade e interação.


    Indicada para ações em tempo real ou captura de momentos significativos. Ideal postar fotos de detalhes do jogo e pessoas jogando, de eventos e informações rápidas.


    Obs.: Tanto no Facebook como no Instagram, os Stories (imagens e animações) tem sido um canal de comunicação instantânea com grande audiência e interatividade. Eles permitem uma combinação atrativa de textos e imagens.


    3. YouTube


    As assinaturas consolidaram muitos canais específicos como mídia de grande potencial. É um canal que atinge nichos específicos de público e ideal muito usado para mostrar detalhes do jogo , explicar as regras e mostrar os itens gerais (Playteste).


    É bom investir na qualidade dos vídeos e dar atenção especial nos comentários, respondendo às dúvidas e questões levantadas.


    4. Twitter


    É um canal rápido, mais usado pela mídia especializada do setor (formadores de opinião, editoras, canais e sites de boardgames).


    Pode reforçar ações de outras redes sociais, reforçando ações de comunicação e aumentando o alcance.


    5. Sites e blogs


    Podem ajudar na divulgação de conteúdos relacionados ao jogo, sejam reviews, curiosidades e informações de interesse.


    Dá para colocar um conteúdo mais variado com textos, fotos, vídeos e links para outras informações de referência.

    https://miro.medium.com/max/1400/1*6tKGIfike4jztBTj9-c2jQ.jpeg

    Como Potencializar sua Divulgação


    A ação na internet é feita através de vários canais diferentes nas redes sociais. Mas tudo está sempre relacionado a pessoas, opiniões, comentários e interatividade.
    Dedique um tempo para se organizar e aprimorar sua comunicação:


    • Liste os contatos importantes e canais de divulgação do seu segmento, buscando os que forem mais importantes e significativos;
    • Prepare seu material de material de apresentação (resumos, fotos, vídeos, apresentações e outros itens de comunicação);
    • Faça um planejamento a médio e curto prazo. Aproveite datas e eventos para direcionar suas ações.

    Importante: Procure também formas alternativas de divulgação. Às vezes algo diferente pode chamar mais atenção do que aquilo que todos fazem de forma geral.


    Não existe mídia ou canal melhor. Use todas em conjunto ou em ação combinada para que uma possa reforçar a outra.
    Parcerias e apoios também são formas de ampliar o alcance de suas ações


    A melhor e mais eficiente mídia de divulgação é a espontânea e não a paga (anúncios ou destaques).


    Procure dar pausas na sua comunicação, marcando sua presença na internet sem excesso.


    Defina uma estratégia inicial e coloque em prática. Siga avaliando resultados e atualizando continuamente.




    Na próxima parte [5], vamos falar da evolução dos Boardgames e os principais casos de sucesso.




    Roberto Tostes
    desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019

    (jogosobrevivencia.com)

    2
    1
    10

  • Canal

    Veja Também

    Diário do Designer

    Veja Também

    Diário do Designer - Gloomhaven
    Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue
    Por que eu acredito em PNPs
    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]
    Diário do Designer: Space Cantina

    Comentários:

  • Leonardo Araujo
    176 mensagens MD
    avatar
    Leonardo Araujo12/08/19 11:57
    Leonardo Araujo » 12/08/19 11:57

    Excelente Roberto

    0
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes12/08/19 17:11
    robertotostes » 12/08/19 17:11

    Obrigado, amigo!Compartilhando um pouco do que aprendi desenvolvendo o Sobrevivência.absRoberto Leonardo Araujo::Excelente Roberto

    1
Responder
Quando seu Protótipo vira Produto
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.