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  2. Oficina de Jogos
  3. Entrando no Jogo [Parte 3]

Entrando no Jogo [Parte 3]

  • avatar
    robertotostes22/07/19 01:00
    avatar
    robertotostes
    22/07/19 01:00
    40 mensagens MD

    Se você chegou a este texto (continuação da Parte 1 -  Dicas Básicas para desenvolver BoardGames e Parte 2 - Montando seu Protótipo )—  é porque está realmente interessado em seguir adiante com sua ideia de boardgame ou jogo de tabuleiro. Siga em frente com a Parte 3:


    Toda criação elaborada tem uma parte de processo de destruição. Saber construir e desconstruir vai fazer sua ideia evoluir ao máximo.


    Nem sempre só talento e criatividade resolvem.


    Tem que se levar em conta também a parte racional e lógica de perceber como está a realidade do mercado e as possibilidades do que você criou e desenvolveu.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*qar5GDskUxPgp5qul30J7Q.jpeg
    PERCEBENDO A REALIDADE


    Quanto mais próximo do produto final maior deve ser sua exigência e autocrítica. 

    É bom neste momento saber ver os pontos fracos e emendas soltas, procurando ser você mesmo o maior crítico.



    Aqueles que conseguem passar por este processo de forma persistente e objetiva terão mais chances nesta etapa final.


    Se isso fosse uma situação de jogo, seria uma verdadeira guerra, uma batalha de vida e morte.


    E para fazer o seu projeto sobreviver quatro aspectos são muitos importantes:


    1) Reconhecer o terreno (mercado) e as oportunidades (ações a serem feitas no momento certo);


    2) Conhecer e avaliar os adversários e concorrentes (comparando suas forças e fraquezas);


    3) Definir em detalhes qual é o seu produto (conceito, público, custo);


    4) Montar uma estratégia a curto e longo prazo (saber planejar o que vai fazer);


    Num mercado de jogos com valores médios entre R$ 50,00 a R$ 900,00 reais, é muito importante definir de que forma você vai conseguir vender.


    Boardgame é produto! Um investimento de risco. Publicar um jogo é uma coisa, fazer sucesso, obter reconhecimento e conseguir um espaço no mercado é outra.


    https://miro.medium.com/max/1400/1*KWVvTnCkE7hcwKhVQxtrmQ.jpeg


    ENCARANDO O MERCADO


    Os caminhos possíveis de publicação e produção do seu protótipo atualmente são os seguintes:


    https://miro.medium.com/max/1400/1*zEDBNDrjWusvo4VIjwBm_g.jpeg


    2) Publicação por editora.


    É o ideal pois você vai poder validar seu projeto com profissionais experientes e uma estrutura comercial organizada que vai dar aquele toque final no seu protótipo. Isto pode significar em alguns casos, alterações e adaptações na forma final.


    A editora cuida de tudo, desde o lançamento até a divulgação, distribuição e venda. O processo costuma ser feito através de contratos com uma porcentagem para os criadores (game designers).


    Obs: As chances para os novos projetos ou desenvolvedores iniciantes são mais difíceis. Nem sempre as oportunidades surgem pois o risco de investimento é maior.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*-ni6UqYfVb6g3xvkv9TryA.jpeg
    2) Concurso ou Premiações


    Esta pode ser uma boa forma de dar visibilidade ao seu protótipo. O fato de ganhar um prêmio ou ter destaque no meio vai facilitar as possibilidades de você conseguir investimentos, parcerias ou seguir em frente com seu projeto.


    Obs.: Todos os meses são lançados novos jogos e novos projetos. Portanto prepare-se bem para enfrentar fortes concorrentes.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*Y4lbmvy_wcWRotY9VCcUHg.jpeg
    3) Financiamento coletivo (crowdfunding)


    É a melhor forma para publicar sem ter os recursos iniciais disponíveis. Em uma campanha de arrecadação coletiva você vai mobilizar pessoas pra comprarem seu jogo antes da produção.


    Estipula-se um valor de arrecadação e uma cota mínima de pessoas.
    São criados vários tipos de apoios e um prazo para atingir a meta.


    Pelo risco envolvido é preciso um grande esforço de comunicação, antes e durante a campanha, para obter sucesso.
    Alcançar a meta e ainda superá-la com outros itens extras pode dar um grande impulso e visibilidade ao seu jogo antes mesmo dele ser produzido.


    Obs.: Será imprescindível ter planejamento, organização e mobilização de apoiadores para que os objetivos e metas sejam atingidos.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*vkS_ayTubY09no2Cb_8SFA.jpeg
    4) Produção Independente


    O desenvolvedor tem a vantagem de controlar tudo mas também vai ter muito mais trabalho e recursos próprios. Isso envolve itens adicionais além da produção do jogo em si, que já é um processo complexo.


    É preciso lidar com canais de venda, distribuição, atendimento, cuidar de entregas e envios pelo correio e várias questões administrativas.


    Os ganhos aqui são mais difíceis e só poderão vir com trabalho contínuo e muita articulação.


    Obs.: Essa opção vale para quem acredita muito na própria ideia. É preciso muita dedicação, tempo e recursos para bancar essa longa batalha.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*hnj5gg7TaJE33BPtpoB8YA.jpeg
    HORA DO SHOW


    Se você considera o protótipo pronto, em um estágio avançado, qual a melhor forma de apresentá-lo?
    O ideal é trabalhar em duas formas de abordagem:


    • Quantitativa— quanto mas gente ver, testar e dar sua opinião, melhor.

    Isso é possível em eventos e encontros com grande quantidade de pessoas.


    • Qualitativa — mostrar o jogo para públicos selecionados, profissionais da área , desenvolvedores e mídia do segmento.

    Neste caso serão menos pessoas a contatar mas com uma opinião mais crítica e de maior valor.
    https://miro.medium.com/max/1400/1*ldfwvP9mSKxlZOpDXXmwgg.jpeg
    ABRINDO O JOGO


    A melhor forma de apresentar um jogo é ir direto ao ponto, de forma objetiva. Seguem 3 pontos importantes em qualquer tipo de apresentação:


    Conte uma História


    Você pode ter pouco tempo para atrair atenção, por isso tente transformar a ideia do seu jogo em algo interessante e atrativo. As pessoas devem entender o desafio e querer mergulhar na proposta.


    Mostre o jogo


    Se o seu protótipo já está bem desenvolvido, as peças e material já são parte da narrativa. Teste a atratividade da sua criação deixando as pessoas verem os itens e material de perto.


    Abra espaço


    Incentive perguntas e opiniões. É a melhor forma de trazê-las para o universo de sua criação.
    Saiba ouvir e observar, avalie as reações e impressões.


    Anote possíveis alterações e mudanças que ainda podem melhorar seu produto e sua forma de apresentação.


    CHECKLIST


    Devido à diversidade de produtos, novos recurso de produção e concorrência, o publico está cada vez mas exigente com os protótipos. Mas muita gente gosta de ver projetos novos.


    Faça suas apresentações, saiba avaliar o que pode melhorar e também observe apresentações de outros desenvolvedores ou editoras.


    1. APRESENTANDO

    Algumas pessoas tem mais facilidade e desenvoltura para demonstrar um jogo. Mas qualquer pessoa pode treinar e melhorar sua habilidade nesse aspecto.
    Seguem algumas dicas para apresentar um boardgame ou jogo de tabuleiro:


    • Eventos — Neste casos o tempo pode ser limitado. Portanto, mesmo que seu jogo dure 60 minutos, descubra uma forma de mostrá-lo em 15 minutos . Pessoas curiosas que só estiverem passando podem querer só ter uma ideia geral do jogo e seu tempo pode ser menor ainda.
    • Apresentações de negócios — Essas apresentações de negócios (pitch) para investidores podem ter e 1 a 5 minutos. Portanto treine apresentar o seu jogo em 1, 3 e 5 minutos. Neste caso cabe mais uma visão comercial, de venda e de potencial do produto-

    Obs.: Nos dois casos, ensaie várias vezes com os pontos principais a falar. Faça simulações com amigos e conhecidos.


    • Vídeos — este tipo de comunicação é rápida e atinge um número maior de pessoas em menor tempo (instagram, youtube, facebook e outros)

    Rápidos — Unboxing (abrindo a embalagem), apresentação resumida e depoimentos rápidos ;
    Longos — Playtestes de partidas, animações com o material do jogo, relatos da evolução do protótipo e depoimentos mais longos.



    2. AVALIANDO


    Crie um formulário de avaliação do jogo. Faça poucas perguntas seja objetivo. Considere que as pessoas devem ter pouco tempo pra responder.

    Pelas respostas, diálogos e observações você vai recolher informações importantes.



    Agora é a melhor hora de conversar e ouvir opiniões!



    Na próxima parte vamos falar sobre Estratégias de Comunicação e Divulgação.



    Roberto Tostes
    desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019 (jogosobrevivencia.com) 
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/sobrevivencia-na-amazonia

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    Comentários:

  • Hermes Alves
    53 mensagens MD
    avatar
    Hermes Alves22/07/19 16:28
    Hermes Alves » 22/07/19 16:28

    Só de ler essas 3 partes da vontade de conhecer seu jogo, parabéns pelo texto e obrigado pelo conhecimento compartilhado :D

    0
  • robertotostes
    40 mensagens MD
    avatar
    robertotostes22/07/19 17:03
    robertotostes » 22/07/19 17:03

    Hermes Alves::Só de ler essas 3 partes da vontade de conhecer seu jogo, parabéns pelo texto e obrigado pelo conhecimento compartilhado :D


    Obrigado, amigo. Foram anos de trabalho em cima do jogo, aprendi muito e quis compartilhar isso com os novos desenvolvedores. A troca de experiências sempre vale muito. Consegui meu grande objetivo, de publicar o jogo, e agora estou vendendo de forma independente. :)

    2
  • Hermes Alves
    53 mensagens MD
    avatar
    Hermes Alves23/07/19 13:44
    Hermes Alves » 23/07/19 13:44

    robertotostes::
    Hermes Alves::Só de ler essas 3 partes da vontade de conhecer seu jogo, parabéns pelo texto e obrigado pelo conhecimento compartilhado :D


    Obrigado, amigo. Foram anos de trabalho em cima do jogo, aprendi muito e quis compartilhar isso com os novos desenvolvedores. A troca de experiências sempre vale muito. Consegui meu grande objetivo, de publicar o jogo, e agora estou vendendo de forma independente. :)


    tentei ver o preço do seu jogo via o link no perfil do mesmo, mas falhou aqui:ermm:

    0
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