Se você chegou a este texto (continuação da Parte 1 - Dicas Básicas para desenvolver BoardGames e Parte 2 - Montando seu Protótipo )— é porque está realmente interessado em seguir adiante com sua ideia de boardgame ou jogo de tabuleiro. Siga em frente com a Parte 3:
Toda criação elaborada tem uma parte de processo de destruição. Saber construir e desconstruir vai fazer sua ideia evoluir ao máximo.
Nem sempre só talento e criatividade resolvem.
Tem que se levar em conta também a parte racional e lógica de perceber como está a realidade do mercado e as possibilidades do que você criou e desenvolveu.

PERCEBENDO A REALIDADE
Quanto mais próximo do produto final maior deve ser sua exigência e autocrítica.
É bom neste momento saber ver os pontos fracos e emendas soltas, procurando ser você mesmo o maior crítico.
Aqueles que conseguem passar por este processo de forma persistente e objetiva terão mais chances nesta etapa final.
Se isso fosse uma situação de jogo, seria uma verdadeira guerra, uma batalha de vida e morte.
E para fazer o seu projeto sobreviver quatro aspectos são muitos importantes:
1) Reconhecer o terreno (mercado) e as oportunidades (ações a serem feitas no momento certo);
2) Conhecer e avaliar os adversários e concorrentes (comparando suas forças e fraquezas);
3) Definir em detalhes qual é o seu produto (conceito, público, custo);
4) Montar uma estratégia a curto e longo prazo (saber planejar o que vai fazer);
Num mercado de jogos com valores médios entre R$ 50,00 a R$ 900,00 reais, é muito importante definir de que forma você vai conseguir vender.
Boardgame é produto! Um investimento de risco. Publicar um jogo é uma coisa, fazer sucesso, obter reconhecimento e conseguir um espaço no mercado é outra.

ENCARANDO O MERCADO
Os caminhos possíveis de publicação e produção do seu protótipo atualmente são os seguintes:

2) Publicação por editora.
É o ideal pois você vai poder validar seu projeto com profissionais experientes e uma estrutura comercial organizada que vai dar aquele toque final no seu protótipo. Isto pode significar em alguns casos, alterações e adaptações na forma final.
A editora cuida de tudo, desde o lançamento até a divulgação, distribuição e venda. O processo costuma ser feito através de contratos com uma porcentagem para os criadores (game designers).
Obs: As chances para os novos projetos ou desenvolvedores iniciantes são mais difíceis. Nem sempre as oportunidades surgem pois o risco de investimento é maior.

2) Concurso ou Premiações
Esta pode ser uma boa forma de dar visibilidade ao seu protótipo. O fato de ganhar um prêmio ou ter destaque no meio vai facilitar as possibilidades de você conseguir investimentos, parcerias ou seguir em frente com seu projeto.
Obs.: Todos os meses são lançados novos jogos e novos projetos. Portanto prepare-se bem para enfrentar fortes concorrentes.

3) Financiamento coletivo (crowdfunding)
É a melhor forma para publicar sem ter os recursos iniciais disponíveis. Em uma campanha de arrecadação coletiva você vai mobilizar pessoas pra comprarem seu jogo antes da produção.
Estipula-se um valor de arrecadação e uma cota mínima de pessoas.
São criados vários tipos de apoios e um prazo para atingir a meta.
Pelo risco envolvido é preciso um grande esforço de comunicação, antes e durante a campanha, para obter sucesso.
Alcançar a meta e ainda superá-la com outros itens extras pode dar um grande impulso e visibilidade ao seu jogo antes mesmo dele ser produzido.
Obs.: Será imprescindível ter planejamento, organização e mobilização de apoiadores para que os objetivos e metas sejam atingidos.

4) Produção Independente
O desenvolvedor tem a vantagem de controlar tudo mas também vai ter muito mais trabalho e recursos próprios. Isso envolve itens adicionais além da produção do jogo em si, que já é um processo complexo.
É preciso lidar com canais de venda, distribuição, atendimento, cuidar de entregas e envios pelo correio e várias questões administrativas.
Os ganhos aqui são mais difíceis e só poderão vir com trabalho contínuo e muita articulação.
Obs.: Essa opção vale para quem acredita muito na própria ideia. É preciso muita dedicação, tempo e recursos para bancar essa longa batalha.

HORA DO SHOW
Se você considera o protótipo pronto, em um estágio avançado, qual a melhor forma de apresentá-lo?
O ideal é trabalhar em duas formas de abordagem:
- Quantitativa— quanto mas gente ver, testar e dar sua opinião, melhor.
Isso é possível em eventos e encontros com grande quantidade de pessoas.
- Qualitativa — mostrar o jogo para públicos selecionados, profissionais da área , desenvolvedores e mídia do segmento.
Neste caso serão menos pessoas a contatar mas com uma opinião mais crítica e de maior valor.
ABRINDO O JOGO
A melhor forma de apresentar um jogo é ir direto ao ponto, de forma objetiva. Seguem 3 pontos importantes em qualquer tipo de apresentação:
Conte uma História
Você pode ter pouco tempo para atrair atenção, por isso tente transformar a ideia do seu jogo em algo interessante e atrativo. As pessoas devem entender o desafio e querer mergulhar na proposta.
Mostre o jogo
Se o seu protótipo já está bem desenvolvido, as peças e material já são parte da narrativa. Teste a atratividade da sua criação deixando as pessoas verem os itens e material de perto.
Abra espaço
Incentive perguntas e opiniões. É a melhor forma de trazê-las para o universo de sua criação.
Saiba ouvir e observar, avalie as reações e impressões.
Anote possíveis alterações e mudanças que ainda podem melhorar seu produto e sua forma de apresentação.
CHECKLIST
Devido à diversidade de produtos, novos recurso de produção e concorrência, o publico está cada vez mas exigente com os protótipos. Mas muita gente gosta de ver projetos novos.
Faça suas apresentações, saiba avaliar o que pode melhorar e também observe apresentações de outros desenvolvedores ou editoras.
- APRESENTANDO
Algumas pessoas tem mais facilidade e desenvoltura para demonstrar um jogo. Mas qualquer pessoa pode treinar e melhorar sua habilidade nesse aspecto.
Seguem algumas dicas para apresentar um boardgame ou jogo de tabuleiro:
- Eventos — Neste casos o tempo pode ser limitado. Portanto, mesmo que seu jogo dure 60 minutos, descubra uma forma de mostrá-lo em 15 minutos . Pessoas curiosas que só estiverem passando podem querer só ter uma ideia geral do jogo e seu tempo pode ser menor ainda.
- Apresentações de negócios — Essas apresentações de negócios (pitch) para investidores podem ter e 1 a 5 minutos. Portanto treine apresentar o seu jogo em 1, 3 e 5 minutos. Neste caso cabe mais uma visão comercial, de venda e de potencial do produto-
Obs.: Nos dois casos, ensaie várias vezes com os pontos principais a falar. Faça simulações com amigos e conhecidos.
- Vídeos — este tipo de comunicação é rápida e atinge um número maior de pessoas em menor tempo (instagram, youtube, facebook e outros)
Rápidos — Unboxing (abrindo a embalagem), apresentação resumida e depoimentos rápidos ;
Longos — Playtestes de partidas, animações com o material do jogo, relatos da evolução do protótipo e depoimentos mais longos.
2. AVALIANDO
Crie um formulário de avaliação do jogo. Faça poucas perguntas seja objetivo. Considere que as pessoas devem ter pouco tempo pra responder.
Pelas respostas, diálogos e observações você vai recolher informações importantes.
Agora é a melhor hora de conversar e ouvir opiniões!
Na próxima parte vamos falar sobre Estratégias de Comunicação e Divulgação.
Roberto Tostes
desenvolvedor do Jogo — Sobrevivência na Amazônia — publicado em 2019 (jogosobrevivencia.com)
https://www.ludopedia.com.br/jogo/sobrevivencia-na-amazonia