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Jornadas na Terra Média e os jogos sem Inspiração

O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média
  • avatar
    Lpporto01/07/19 08:00
    avatar
    Lpporto
    01/07/19 08:00
    889 mensagens MD

    Como fazer um review de um jogo que tem inúmeros defeitos e que mesmo assim vai agradar a maior parte dos jogadores? Como poder pontuar coisas que pareceriam inaceitáveis e no final dizer para você que se este é seu estilo, indico para comprar? Bem, vou tentar fazer meu melhor.

    J.R.R. Tolkien, literalmente mudou minha vida. O ano era 1999 e 2 amigos meus falavam de um filme que poderia sair. Um tal de Senhor dos Anéis. Ainda era apenas boato. Eu achei absurdo que o livro fosse composto de 3 volumes de 600 páginas cada. Disse que eu nunca leria algo tão grande, apesar da insistência deles de eu começar pelo menos pelo Hobbit.

    O ano era 2003. Eu já havia lido O Hobbit (2x), Senhor dos Anéis(2x), Silmarillion (3x), Contos Inacabados de Númenor a Terra Média(2x) e agora estava entrando para equipe de moderação da Valinor, o maior portal de Tolkien do Brasil e um dos maiores do mundo. Metade dos meus amigos me chamavam (e ainda chamam) de Fingolfin, ou Fingol e até mesmo Fin para os mais próximos. Daquele site, saíram 1 madrinha(que foi quem me apresentou a minha esposa) e 1 padrinho do meu casamento, além de inúmeros outros convidados. Daquele site que um dos meus amigos descobriu Catan, em 2004 e nos apresentou ao Boardgame.  E foi nesse cenário que eu descobri que um novo jogo de Senhor dos Anéis estava saindo. E por mais que ele ele fosse quase uma síntese de quase tudo que eu não curto em boardgame, eu PRECISAVA jogá-lo.

    E o jogo tem seus acertos. O mecanismo de combate e de resolução de testes é o principal deles. Não chega a ser revolucionário, afinal, essa troca de dados por gerenciamento de deck vem sendo tendência pós Gloomhaven. Os acertos vem então de símbolos nas cartas, que você gerencia quantos saíram e quanto tem ainda no deck para tomar suas decisões. Mas não é só isso, o mais bacana é que, no início de cada rodada você compra 2 a 3 cartas do seu deck, examina e decide se coloca elas no topo ou embaixo do deck. Uma dessas cartas também pode ser "preparada", que é colocá-la aberta na sua ficha de jogador e ela então lhe dará algum poder passivo ou ao descartá-la naquela jogada. Isso é bacana pois você consegue controlar seu deck. Sabe quantos acertos sobraram nele, se há chance de vencer ou o que fazer. E nisso o jogo acerta em cheio. Mas no tabuleiro, ele começa a decepcionar um pouco. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/412b4_w0c8g3.png

    O primeiro defeito para mim e acredite, o menos importante, é a história. A história é ... genérica. Vejam só, eu passei uns 10 anos da minha vida dentro do fandom de Senhor dos Anéis, eu já vi fanfic, RPG, jogos e absolutamente qualquer coisa já feita do gênero. E a minha impressão do jogo é que eu estava lendo uma fanfic que não era nem das melhores. Qualquer história do universo estendido de qualquer outra série funciona muito melhor do que essa. Começa pela salada de fruta dos personagens. É Aragorn, Gimli, Legolas e ... Bilbo! Gente, eu adoro o Bilbo, mas o que tem a ver o Bilbo novo no meio deles ali. Não era para ser o Frodo? E cadê o Gandalf? Não tem! No lugar, tem Elena e Beravor personagens fictícios criados exclusivamente para o jogo. Não poderia ser a Eowyn ou a Arwen?

    A Fantasy Flight vai te dizer que, ao criar novos personagens, você pode ter a sua identidade na Terra Média, e criar sua própria história e a ideia não é de toda ruim. Mas podiam deixar então você dar o nome ao personagem não? Ser um masculino e um feminino. Se tivesse essa coisa de criar personagem, remeteria ao RPG e teria algum crédito. Mas do jeito que é, fica óbvio que eles quiseram economizar personagens principais para uma expansão de uma nova campanha. E se colocamos Aragorn, Legolas e Gimli nessa, deixamos Gandalf, Boromir e Frodo para outra. E talvez tenhamos Faramir, Elrond, Merry e Pippin em uma terceira.

    Mas a história não peca só aí. O momento que o jogo começou a me perder foi quando eu notei que ele quase não tem tomada de decisão. Se você já jogou alguma partida da campanha, note como o jogo não se preocupou de criar muitas coisas. As side quests beiram a inutilidade. Você tá jogando um jogo de exploração de um mundo fantástico, mas na prática, se fizer isso, vai desviar do objetivo principal a troco de nada. Você sobe numa torre para ver o horizonte... ganha uma inspiração. Você usa sua habilidade para construir uma ferramenta e abrir um baú e ganha... uma inspiração. Você interage com um Guardião que saiu de uma luta com os Orcs querendo descobrir pistas e no final acha apenas... uma inspiração. Nossa, que falta de inspiração! E aí, se eu só tenho um caminho a seguir, eu vou decidir o que? Quem bate primeiro no Orc e quem corre por fora? As decisões viram meramente táticas e poucas vezes você fica ansioso pelo que a história irá lhe trazer. Vira um jogo de matar orc, fazer teste e virar token. E se for pra ser um jogo meramente tático, Imperial Assault é exatamente isso, só que menos preguiçoso e com mais trabalho nos terrenos e na movimentação de batalha.

    Vejam bem, Imperial Assault é muito parecido com Jornadas na Terra Média, só que aqui, pelo menos você tem a utilização do terreno tático de batalha. Você anda, dá um tiro, se esconde atrás de um arbusto. Existe a noção de linha de visão, a possibilidade de acerto depende da sua distancia. O tempo todo você está discutindo tática e movimento no grid. Me lembra os jogos da série Tom Clancy's, em que eu gastava mais tempo planejando a movimentação do time da SWAT em uma sala do que de fato batalhando. É um jogo onde a decisão do jogo está em escolher a tática a utilizar. Já em Jornadas na terra média, o terreno não importa. Ele vai lá diz que é uma colina, um pântano, uma ruína, e o que você faz com isso? Nada! Você tem uns 30 tiles, cada um com o desenho, mas na pratica, eles não se diferenciam por nada. Não existe a noção de por exemplo subir em um muro que está desenhado para ter bônus de defesa. Ou talvez um terreno pantanoso que dificulta locomoção, ou dá bônus de combate para os Orcs. Nada! Basicamente há o terreno normal e o terreno da escuridão. E é isso! Você pode andar sobre as águas como Jesus ou subir colinas como Moisés. Poderia voar pelas nuvens como Superman que não faz diferença. Os tiles, na maior parte das vezes, estão ali apenas para dar uma impressão de que algo vai mudar.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/12907_w0c8g3.jpg

    Em outros momentos, Jornada na Terra Média, tenta então flertar com Mansions of Madness, outro jogo do qual se inspirou. Ele adiciona, por exemplo, aventuras com dedução, onde você acha que finalmente irá tomar decisão. Será que investigo A ou B, se sigo pistas em Bree ou Rivendell, certo? Errado! O jogo mais uma vez mostra toda sua preguiça de design com uma dedução boba, que nada mais é do que uma combinação de 3 ou 4 variáveis. Foi tão fácil deduzir as coisas que nós acreditamos que não podia ser só aquilo e continuamos a procurar por mais.

    E até mesmo os inimigos, são tão pouca variedade que eles ficam repetitivos em 3 partidas. Quando apareceu o Espectro(seria um Nazgul?) com Sourcery (Magia) eu achei, caraca, agora f****! O que será que ele faz? Nada! É um inimigo igual a outro qualquer, e a Magia nada mais é do que uma variação de uma armadura que outros já tem. Até mesmo os danos. Existem 2 tipos: dano de medo e dano de ... dano! Gente, que falta de criatividade! Gastaram toda inspiração nos tokens de exploração pelo visto.

    E por último, os níveis do seu personagem. Quem tinha a impressão que o jogo iria usar o gerenciamento de mão para criar um deck building, um engine de cartas ou um escalonamento de níveis de personagem a la Gloomhavem, mais uma vez, se decepcionou. Parece que fazer isso de forma equilibrada dava muito trabalho. Balancear o deck com novos itens para todas as aventuras, nossa, que preguiça. E isso que Jornadas na Terra Média é... preguiçoso!

    Jornadas na Terra Média é a síntese de várias tendências de mercado e que tem ficado claro na Fantasy Flight. Fazer grandes jogos clássicos, que irão ter tiragens por anos e anos é coisa do passado. O mercado atual é regido por enxurrada de lançamentos e tiragens rápidas. Esse é o jogo da sua vida, mas só até o próximo mês quando lançaremos o próximo jogo da sua vida. E pra isso, para que eu vou me preocupar com detalhes que vão atrasar o lançamento do jogo? O bom é inimigo do ótimo, diz o ditado. Discovery Lands Unkown é a fotografia disso. Na necessidade de fazer um jogo de Sobrevivência e exploração rápido, o jogo tem tanto erro que metade das coisas sequer faz sentido dentro do próprio jogo. Mas lançam assim mesmo pois já estouramos o deadline. E aí, o o conceito de jogos Unique que vem para revolucionar o mercado, a gente esconde debaixo do tapete e finge que nunca existiu.

    O pensamento do mercado hoje é, gasta-se muito para fazer um novo Star Wars Rebellion. E a chance de errar é maior do que a de acertar. Então eu lanço um jogo rápido, descartável, que se fizer sucesso eu transformo num clássico nas expansões. Se a pessoa curtiu o jogo, vai entrar no mundo de cabeça e comprar tudo. Se não, ótimo que eu gastei menos pra fazer esse jogo e perdi menos dinheiro com o que seria um fracasso de vendas.

    Jornadas na Terra Média no entanto, será um sucesso comercial! Não tem como não ser. Mesmo no auge da sua preguiça, ele se baseia em mecanismos que já funcionavam em Imperial Assault e Mansions of Madness. Além disso, ele mexe com o fã de Senhor dos Anéis que é ainda é mais nerd do que os fãs em geral de Star Wars. Talvez pela origem do RPG, eles já estão mais propensos a jogos offline. E é justamente por isso que eu aconselho muito ele para quem já jogou e gostou desses 2 jogos já citados aqui. 

    Ele tem algumas características que fazem ele ser sucesso absoluto antes mesmo de ser lançado. Pensa aqui comigo. Mansions é sucesso. IA não foi lançado no Brasil para que a maior parte das pessoas possa comparar. O jogo mexe com uma história que tem inúmeros fãs e atinge um público além do heavy gamer. Ele é cooperativo o que facilita ser jogado em grupo de amigos menos cascudos. Ele funciona bem com qualquer número de jogadores, podendo atingir o público do interior, público que não tem grupo para jogar além de 1 irmão ou a esposa. Ele funciona bem até para quem quer jogar solo contra o aplicativo. 

    Jogar Jornada na Terra média é então tipo assistir a nova trilogia de Star Wars. Eu posso ficar aqui horas dizendo para você que o 1o filme da nova trilogia é uma cópia descarada do 1o filme de 1979. Posso perder mais tempo ainda dizendo que o 2o filme novo puxa para o humor e para coisas sem o menor sentido no roteiro, que chegaram a me dar vergonha no cinema. Dito tudo isso, alguém duvida que eu e muitos que concordam comigo estaremos no cinema no lançamento do próximo Star Wars? Claro que vou estar lá. 

    Talvez a comparação aqui tenha sido até exagerada da minha parte. Pois acho que no final, o jogo diverte a maioria das pessoas que jogam. E ele funciona tá? No meio disso tudo, eu, que ainda estou mais ou menos na metade da minha Campanha, não penso em parar. Talvez, o sangue Noldor que corre pelas minhas veias (entendedores entenderão) faz com que o jogo ainda passe um sentimento nostálgico para mim. Talvez seja o prazer solitário de saber que minha espada se chama Thorongil e meu cavalo de Roheryn, ainda que isso não acrescente em nada. Ou talvez seja o grupo de amigos, que podem fazer com que qualquer experiência seja divertida. Mas no final, mesmo estando me divertindo no caminho e mesmo sabendo que o jogo será um sucesso com muita gente, é irônico perceber que a coisa que você mais vai achar no jogo (inspiração) é também aquela que mais faltou a ele.

    ***********************
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    Comentários:

  • Derfell
    447 mensagens MD
    avatar
    Derfell01/07/19 08:53
    Derfell » 01/07/19 08:53

    Texto fantástico. LPP, o bardo das análises.

    2
  • Victor Hugo
    67 mensagens MD
    avatar
    Victor Hugo01/07/19 08:55
    Victor Hugo » 01/07/19 08:55

    Duras palavras,mas grandes verdades , principalmente sobre o mercado atual de Board game. 

    4
  • Liam
    5 mensagens MD
    avatar
    Liam01/07/19 09:00
    Liam » 01/07/19 09:00

    Na mosca!

    1
  • Leinad
    187 mensagens MD
    avatar
    Leinad01/07/19 09:36
    Leinad » 01/07/19 09:36

    Quando a FFG anunciou esse jogo, imediatamente a Hype foi no teto pra mim. Porém a cada notícia que saia, cada vídeo de gameplay com os criadores, explicação das regras, fotos dos jogo (acho os tiles muito feios e o reaproveitamento de imagens do SdA: LCG incomodaram bastante) foram matando a vontade de ter o jogo.

    Depois de baixar o app, assistir o vídeo do Covil dos Jogos eu já não conseguia justificar a aquisição para minha coleção.

    E agora, este texto foi o golpe de misericórdia... Definitivamente Jornadas na Terra Média não é jogo pra mim.

    Excelente análise, parabéns!

    12
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES01/07/19 09:42
    J. MARQUES » 01/07/19 09:42

    Gosto muito das suas analises, mas essa não e a primeira vez que discordo de suas conckusões. E tenho achado interessante que os jogos em que eu discordo das suas conckusões tem muitos ptos em comum o que vem mostrando para mim a tendencia dos tipos de jogos que vc gosta.
    Não que isso seja ruim de forma alguma, pois continuo gostando de suas analises, é apenas uma constatação. :)

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto01/07/19 09:51
    Lpporto » 01/07/19 09:51

    J. MARQUES::Gosto muito das suas analises, mas essa não e a primeira vez que discordo de suas conckusões. E tenho achado interessante que os jogos em que eu discordo das suas conckusões tem muitos ptos em comum o que vem mostrando para mim a tendencia dos tipos de jogos que vc gosta.
    Não que isso seja ruim de forma alguma, pois continuo gostando de suas analises, é apenas uma constatação. :)

    Mas é ótimo que te que ser assim. O maior desafio é conseguir dizer não se é bom ou ruim, mas pq seria bom ou ruim, pois assim, você consegue julgar pelo seu gosto se vai funcionar com você ou não.
    Mas diz aí o que você discorda, por que, e vamos discutir o seu ponto de vista. 

    3
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock01/07/19 10:20
    DrGrayrock » 01/07/19 10:20

    ESPETACULAR sua resenha LP... Eu ainda não consegui por o meu na mesa, mas agora deu mais vontade de jogar pra ver qualé... Acho que eu vou ser da turma que vai adorar mesmo com todos os defeitos, é o que você falou, ele junta dois dos meus jogos de "campanha" preferidos, o Imperial Assault e o Mansions of Madness com o bônus de ser do universo Tolkien, vamos ver.... :D

    4
  • guschafer
    152 mensagens MD
    avatar
    guschafer01/07/19 10:21
    guschafer » 01/07/19 10:21

    LPP, não sei você, mas a sensação que eu tive foi a mesma que tive jogando Pandemic e outros jogos onde a sensação é de condução. Isto é, o jogo te conduz a fazer o que ele quer. Não há opções. Ou você faz aquilo ou vai ficar andando em círculos ou falhar miseravelmente.

    Somando a isso, ainda tem o uso do APP que, para mim, acaba com a experiência lúdica, que me trouxe de volta para os BGs.

    Jogando o Jornadas na Terra Média eu me senti em um aventura de RPG onde tanto a história quanto o mestre eram muito ruins e que, para piorar, ele estava mestrando diretamente da Dinamarca, e precisávamos ficar mais olhando para o Ipad do que para o jogo em si.

    Enfim... foi uma imensa decepção para mim e até para o meu filho de 9 anos, meu parceirinho de Ameritrashs.

    Excelente análise.

    Abraços.

    5
  • Darth Invader
    1004 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader01/07/19 10:22
    Darth Invader » 01/07/19 10:22

    Muito bom ! Sou fanático pelo mundo dos Senhor dos Anéis, já li quase tudo que saiu aqui no Brasil (e sim, entendi a sua referência...rsrs) mas confesso que esse jogo me pareceu um caça níquel, não me cativou nem um pouco. Achei que fizeram um jogo genérico e simplesmente colocaram uma capa de Senhor dos Anéis em cima, pronto, sucesso garantido ! Vejo muita gente defendendo ele mas mais pelo motivo de ter gasto mais de R$ 500, sabe aquela coisa de meu jogo de R$ 500,00 não tem erros ? Então...

    Não que não haja aqueles que realmente gostaram, gosto é gosto e não pode ser discutido. Mas algumas nuances nele me fez desistir, o que vc comentou do personagem foi uma delas...poxa, quem são esses caras novos ? Por que não usar os tradicionais ? No Silmarillion há várias linhas de desenvolvimento com vários personagens, no Contos Inacabados também...enfim, um monte de coisas que eu como fã achei uma droga.

    Na minha humilde opinião, esse jogo foi feito para aqueles que apenas conhecem o Senhor dos Anéis dos filmes (que sinceramente eu detesto também) e só. Não representa a grandeza da obra do Tolkien.

    Por ora continuo com meu querido e insubstituível Guerra do Anel :)

    6
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O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média - Jornadas na Terra Média e os jogos sem Inspiração
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