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Diário do Designer: Tour Operator

Tour Operator
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    Ludopedia25/02/19 06:00
    avatar
    Ludopedia
    25/02/19 06:00
    2547 mensagens MD

    Por: Nestor Tyr
    Fonte: https://boardgamegeek.com/blogpost/82361/designer-diary-tour-operator-or-designing-games-yo

    Os designers modernos de jogos de tabuleiro têm muitas ferramentas para criar seus jogos, da caneta e papel tradicionais aos programas de edição e cálculo de ponta, como Photoshop, Illustrator e Excel - mas, como aprendi recentemente com o Tour Operator, lançado na SPIEL '18 pela Keep Exploring Games, projetar um jogo não é sobre as ferramentas que você adiciona às suas próprias habilidades, mas sobre uma ferramenta que você já tem quando você nasce, ok, talvez duas ferramentas: seus ouvidos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/bbb11_vro24b.jpg


    Sobre o jogo

    Tour Operator é um jogo itinerante de colocação de trabalhadores com um mecanismo de fila que ajuda o jogo a manter o seu tema. O jogo passou por muitas mudanças ao longo de um ano e meio em que tenho trabalhado nele. Começou como um jogo de trívia em que você ajuda um turista nas suas férias na Grécia, e você tem que responder a perguntas relacionadas com o turista que estava levando. Eu escolhi a Grécia porque é de onde eu sou e pensei em vender o jogo para uma editora grega. Eu rapidamente acabei com a ideia de trívias, depois de conversar com pessoas da indústria e perceber que eu teria dificuldade em vender o jogo para uma editora, já que os jogos de trívias não são exatamente a "coisa mais gostosa" no momento.

    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/vu_bjoC6PA19oTsMxfMoZe49MPg=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376492.jpg

    Primeiros protótipos de cartas e notas

    Viagem leve

    Eu poderia ter ficado desanimado, ,mas eu não desisti do Tour Operator. Sentei-me e refiz o jogo em todos os aspectos. Primeiro, deixei a Grécia como assunto e adotei viagens internacionais. O mapa mudou e a lógica do jogo também. Agora os jogadores tinham um conjunto com 4 de 36 personagens com diferentes interesses de turismo, e precisavam levá-los viajando pelo mundo, satisfazer seus interesses turísticos e obter seu dinheiro. Eu até fiz algumas ilustrações para o jogo no Adobe Illustrator e Photoshop e comecei a postar as imagens nos grupos de jogos de tabuleiro do Facebook.

    Naquela época, eu tinha certeza de que eu iria publicar o jogo por conta própria, então eu estava postando para obter feedback. Os comentários que recebi foram divididos. A maioria das pessoas gostaram do tema e para onde o jogo estava indo, mas alguns notaram que as ilustrações estavam abaixo da média. Foi difícil para mim aceitar isso desde que passei algum tempo trabalhando nelas, mas por outro lado não queria colocar um produto medíocre no mercado, então novamente escutei e comecei a procurar por um ilustrador profissional.




    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/SA6y2t9ZYZ6ABblGe5lMv4oxxe0=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376493.jpg

    Um dos turistas que projetei


    Enquanto isso, eu estava colocando meu jogo em playtests. O feedback foi morno. Não foi ruim, mas também não foi bom e veio de jogadores experientes, então eu sabia que não estava indo na direção certa. Na verdade, eu sabia exatamente o que estava errado. Tendo projetado o Tour Operator originalmente como um jogo festivo, eu o mantive todo esse tempo muito leve para o que ele deveria ser e o que as pessoas esperavam que fosse. Eu sabia disso, mas para consertar isso, tive que refazer todo o jogo do zero e evitava a todo custo ter que fazer isso.

    Mas nessa época eu estava convencido de que consertar pequenas coisas não ajudaria. Se eu quisesse seguir em frente, eu tinha que desfazer tudo o que tinha feito e começar tudo de novo...




    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/LJ5b2jMnlpf-E_Ps4P0z70TvusU=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376494.jpg

    Planilha do jogador adiantada durante um de nossos playtests


    Para o destino final

    Depois de noites sem dormir e incontáveis horas de trabalho no meu tempo livre, redesenhei o jogo para sua versão "final". Tenho certeza de que todos vocês entenderam até esse ponto que "final" é uma grande palavra para o design de jogos, então vamos mantê-lo entre aspas. O que eu mais fiz foi dar ao jogo uma série de escolhas que ele não tinha antes, tornando-o atraente para jogadores mais experientes. Eu ainda mantive as regras simples e diretas, então Tour Operator pode ser jogado até mesmo por jogadores casuais. Eu realmente odeio regras complexas ou desagradáveis.



    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/lVhMiekvhoy5WK_iH6nQIAm3z-c=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376495.jpg

    Um protótipo inicial no Tabletopia, que foi útil em testes de jogo a distância


    Eu também encontrei um grande artista para trabalhar nas ilustrações. Thanos Tsillis é um cara excelente e um artista incrível também, e ele fez algumas peças incríveis para o jogo. Lembro-me de quando publiquei a primeira imagem e todos os comentários foram positivos.


    E a jogabilidade finalmente estava chegando em algum lugar também. Nós rodamos os playtests com jogadores experientes, e o feedback foi finalmente o que eu esperava que fosse. Tabletopia ajudou muito com os playtests, especialmente com pessoas no exterior. Demora um pouco para fazer as peças e fazer o upload do jogo, mas quando você faz isso, você pode editar as coisas facilmente, então eu sugiro que você tente algumas vezes.

    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/wGAiFRKXxeWWpAJL7RxQ7LeQS_g=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376496.jpg

    Primeiro trabalho que Thanos mandou para mim; pessoal do FB amou


    De qualquer forma, pouco depois de começar a postar a nova arte, Martin Looij da Keep Exploring Games me contatou, dizendo que gostava do tema e da arte e que gostaria de conferir o jogo. Enquanto eu estava feliz em receber esse tipo de reconhecimento, eu estava relutante em desistir do Tour Operator, para dizer a verdade. Eu tinha feito muito desenvolvimento e marketing para deixá-lo ir. Só a página do Tour Operator no Facebook tinha mais de setecentos fãs e estávamos crescendo rapidamente; ao mesmo tempo, outros grupos do Facebook, como o Board Game Exposure, o Board Game Spotlight e o Everything Board Games tinham realmente apoiado, e o Tour Operator estava finalmente chegando lá, e tudo parecia promissor.

    Eu tive uma longa conversa com minha esposa e alguns amigos de jogo de tabuleiro sobre isso. Eles pensavam que eu precisava de experiência externa para ajudar a trazer o jogo para o mercado, já que eu não tinha feito nenhuma publicação antes. Eu os escutei e assinei com a KEG, e não me arrependo desde então. Aqui estamos nós, cerca de um ano depois e eu tenho meu primeiro jogo publicado com destaque na SPIEL '18 - não é ótimo?



    https://cf.geekdo-images.com/medium/img/Nn-Gp5htr1wPFkZVfNkc2YlEkuE=/fit-in/500x500/filters:no_upscale()/pic4376497.jpg

    Jogando com a esposa em uma tarde de sábado ... oh, divertido!


    Lições aprendidas

    Eu parafrasearia The Doors, dizendo que o design de jogos é manter seus ouvidos na estrada e seu coração no volante, o que significa que ao fazer um jogo, você deve sempre ouvir as pessoas ao seu redor: playtesters, editores e jogadores. Ouça não só suas palavras, mas também suas faces e suas reações, porque os rostos falam e às vezes falam mais alto que as palavras.

    Dito isto, mantenha sempre em seu coração o objetivo final, fazer um jogo que você e outras pessoas gostariam de jogar. Não desista se o feedback for negativo; corrija e siga em frente. Esteja preparado para questionar tudo o que você fez e mudar mesmo quando mudar é a coisa mais dolorosa a ser feita. Isso será recompensado.

    Nestor Tyr
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9063a_vro24b.jpg
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