Review Dupleta #01 - Duelo em 7 Wonders Duel
Para iniciar nossas postagens no Review Dupleta nada melhor que um jogo exclusivo para dois jogadores que subiu rapidamente nos rankings mundo afora. Sim, estamos falando de 7 Wonders Duel, atual número 6 do ranking da Ludopédia e número 12 no ranking do BGG. Lançado aqui no Brasil pela Galápagos, esse jogo merece a atenção de todos, mesmo aqueles que jogam esporadicamente em dois jogadores.
Sendo nossa primeira coluna, cabe uma rápida explanação: não vamos tratar de regras, ensinamentos ou algoritmos para a vitória. Que bom, serve para o quê essa coluna então? – Você pode se perguntar. E bem, não tenho resposta muito pronta.
Talvez por jogar quase que exclusivamente em dois jogadores, essa humilde opinião tenha alguma relevância. Logicamente que a relevância virá da qualidade do texto e do engajamento seu, caro leitor. Não irei pomposamente afirmar, como já observei por essas páginas virtuais, que tenho mais de 20 anos de tabuleiros e por isso mereço ser lido.
Longe disso, aqui estamos todos em pé de igualdade – sem distinção de gosto, tempo de prática ou forma preferida (soou quase como um convite à um
ménage – cuidado, besteiras e besteirol serão uma prática recorrente aqui) e todos poderemos opinar e construir não uma resposta – esse jogo é bom – mas uma tentativa de delimitar nossas experiências.
Sem mais delongas, segue aí o Review Dupleta.
Premissas e princípios
A caixa com o marcador de guerra maroto
Quem sou eu na história das civilizações? Como serei lembrado por meus fiéis súditos? Partindo dessa ideia devemos construir nossa civilização em 7 Wonders Duel. Estruturar de forma harmônica nossas produções e nossos comércios forma uma excelente base.
Não à toa, as cartas da Era I possuem valores gratificantes (boa parte gratuita) e focadas nessa base tão importante das civilizações: o que podemos produzir e o que podemos negociar.
Mas logicamente que mesmo uma nação em formação já pode indicar um caminho diferenciado e, para isso, temos o surgimento de algumas cartas azuis, verdes e vermelhas – fornecendo cultura, ciência e militarismo respectivamente.
Pa-ra-ra-ti-bum e o cabo de guerra infindável
Cartas e uma trilha da perdição – meeples gentilmente cedidos pelo amigo Carcassonne
Assim como boa parte dos jogos em dois jogadores, em 7 Wonders Duel devemos não apenas atuar para o bem de nossa civilização, mas é preciso também atrapalharmos o crescimento vizinho.
Permitir que seu rival construa uma estratégia e se fortifique é algo inapropriado caso busque a vitória. E essa marcação é tão relevante que o jogo fornece duas formas de vitória além dos pontos de vitória – a dominação militar ou científica.
Veja como o meeple vermelho ficou em cima do progresso para aplicar uma derrota militar ao oponente
Não se pode construir tudo, mas descartar aquela carta importante para seu oponente pode não apenas te gerar algumas moedas como também poderá atrapalhar todo o jogo dele.
Mara Maravilhas
Não estava me referindo ao ícone outrora infantil – posição de dominação
As maravilhas exercem um papel fundamental aqui. Saber o momento correto para construí-las é uma das chaves para a vitória. Jogar novamente e fazer aquela bloqueada marota, ganhar uma bufunfa extra, tudo é importante se feito no momento oportuno.
Pensar demais no momento oportuno na verdade pode se tornar inclusive, inoportuno. Perder sua última maravilha é um golpe que pode ser sentido por eras e, abalar sua estrutura.
Avaliação Desconectada
Algumas cartas bem representadas – porcos não foram feridos nessas fotos
Ao final de todos os reviews, teremos nossa avaliação Desconectada. Apontando itens com suas respectivas notas e um comentário final sobre o jogo. Cada item será valorado de 1 à 5 discos de vinil.
Complexidade:


Tempo de Jogo: Dentro de 20 a 35 minutos cada partida.
Número de Partidas: + 20.
Melhor Clima: Jogue à vontade, descompromissado. Aproveite os dias de chuva e coloque a patroa/patrão para chorar do outro lado.
Melhor Posição: É melhor de ladinho porque as cartas vão ficar voltadas para uma mesma direção.
Abraços e considerações finais
Espero que tenham gostado da nossa primeira coluna. Deixem nos comentários o quanto gostam (ou não) do 7 Wonders Duel. Acham que não dá para fazer uma crônica da vida real em cima desse jogo? Aguardem até sexta-feira e terão um vislumbre miraculoso.
Aproveitem e deixem nos comentários jogos (exclusivos ou não) para 2 jogadores que gostariam de ver por aqui, bem como de serem “cronizados” por essa mente desconectada.
Abraços e lembrem-se: que a sonda esteja em vocês!