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Diário do Designer: Iron Curtain

Iron Curtain
  • avatar
    Ricardo Gama30/10/17 01:25
    avatar
    Ricardo Gama
    30/10/17 01:25
    4575 mensagens MD

    Por Daniel Skjold Pedersen
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/67940/designer-diary-250-plays-iron-curtain-or-how-measu

    Iron Curtain é um pequeno e brutal microgame com decisões difíceis e duração de 20 a 30 minutos. Você joga como os EUA ou a União Soviética, direciona a Cortina de Ferro para sua vantagem e controla a maioria dos países e regiões do seu lado da cortina.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/52078_uno9t8.jpg


    Jogar bem Iron Curtain não é um passeio fácil. Fizemos um esforço para incluir tantos pontos de decisão interessantes e complicados quanto possível na leve estrutura de vinte cartas. Você vai jogar cartas que o ajudam muito, mas também abre novas oportunidades para o seu oponente.

    A jornada começou em 13 Days

    Antes de continuar, vamos pausar por um minuto. Eu sinto que é hora de agradecer a todos vocês que jogaram 13 Days: The Cuban Missile Crisis, nosso primeiro jogo da Guerra Fria, onde compartilhamos histórias maravilhosas. Posso dizer positivamente que Iron Curtain (e 13 Minutes: The Cuban Missile Crisis) não teria existido hoje, se 13 Days não tivesse sido tão bem recebido. Estamos imensamente agradecidos. É por isso que desenvolvemos jogos, então obrigado a todos.

    O Terceiro Jogo da Guerra Fria

    Quando 13 Days saiu, ficou logo conhecido como um jogo filler de Twilight Struggle. Eu usei esse apelido, mesmo sem saber se voltaria a me assombrar um dia. Ainda não sei.

    13 Minutes, que foi lançado no início de 2017, é o microgame de 13 Days. Ele resume a experiência do jogo mais velho em uma caixa pequena.

    Seguindo essa linha de pensamento, Iron Curtain poderia ser o microgame de Twilight Struggle. O tempo vai dizer. Iron Curtain compartilha alguns conceitos de jogo com os títulos 13 Days / 13 Minutes, mas tem uma identidade própria.

    Jogo diferente, mesma Guerra Fria

    Perguntei nas mídias sociais quais os tópicos que eu poderia trazer neste diário do designer, e a questão que mais surgiu foi como fazer Iron Curtain diferente dos jogos anteriores de Guerra Fria. Lançar sucessivamente três jogos do mesmo tema em período curto, gerou naturalmente essa pergunta.

    A resposta curta é que não há "13" no título.

    A resposta artística é que Iron Curtain tem um aspecto distinto com cores e layout mais vibrantes. A mensagem que estamos tentando transmitir é que isso não é 13 Days II... ou III... ou seja o que for! Esperamos que Iron Curtain fique de pé nas suas próprias pernas e seja julgado por seus próprios méritos, tanto para o bem quanto para o mal.

    A resposta de game design é que Iron Curtain ofereça uma experiência central diferente dos outros jogos. Destacaremos duas experiências-chave abaixo que foram os nossos objetivos de design desde o início. Há mais, mas deixarei os outros pontos para você mesmo explorar.

    Primeiro Objetivo de Design: Construir a Cortina de Ferro

    Iron Curtain possui uma geografia apropriada no jogo, algo que não estava presente em 13 Days / 13 Minutes.

    As cartas são dobradas como ações e como países-chave durante a luta das superpotências. Quando você joga uma carta, ela imediatamente vai para a mesa ao lado de países da mesma região. À medida que o jogo avança, o mapa mundial é construído um país por vez.

    Como você constrói o mundo agora é um ótimo negócio. Quando você quer expandir sua influência mais tarde, você estará limitado pela sua presença geográfica na mesa. Com exceção de certos eventos, você pode se mover apenas para países adjacentes, então alguns países são fáceis de dominar, enquanto outros vão demandar mais esforços.

    Esta é uma característica que você pode - não, deixe-me reformular - esta é uma característica que você deve usar para sua vantagem. Como assim? Seja o primeiro a colocar dois ou mais cubos em um país para controlá-lo e criará um refúgio seguro temporário atrás dessa linha, onde você pode soltar as cartas. Jogue a primeira carta de uma nova região para que você tenha a liberdade de colocar essa carta onde você tenha acesso fácil a ela e seu oponente não.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6821e_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0c613_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/90d35_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4b500_uno9t8.jpg

    Eu amo como o "mapa" parece diferente cada vez que você joga


    Segundo Objetivo de Design: Adicionar Doses de Suspense e Agonia

    Iron Curtain não tem cartas de pontuação do tipo com os quais você possa estar familiarizado em Twilight Struggle e também não tem agendas ocultas, como usado em 13 Days. Na verdade, cada carta é uma carta de pontuação potencial.

    Uma região pontua quando todas as cartas dessa região são jogadas na mesa. Então, você deve jogar cedo para avançar naquela região, ou esperar para controlá-la quando a pontuação estiver prestes a acontecer? Ou talvez abandonar a região inteiramente, descartando a carta no final da rodada? Gerenciar e sequenciar sua mão de cartas é o maior desafio que você enfrentará neste jogo.

    O que tudo isso significa é que você verá a pontuação em toda a mesa - ao mesmo tempo. Você está constantemente tentando antecipar os movimentos de seu oponente, digamos, na África e Europa, mas você também quer pressioná-los no Oriente Médio e na Ásia. A carta que você quer jogar permite o uso de apenas dois cubos, então, o que você priorizará?
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dcabd_uno9t8.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/28d02_uno9t8.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/46828_uno9t8.png 

    A Ásia pontua quando o Japão, o Vietnã e o Paquistão estão todos na mesa no final do jogo


    250 partidas e contando - Perspectiva de um playtester

    Nós sempre pretendemos que Iron Curtain fosse um microgame altamente rejogável com camadas de profundidade, um jogo que você pode jogar uma e outra vez e ainda aprender novos truques.

    A questão é: como você mede a rejogabilidade? Como você sabe quando você conseguiu? Este seria o momento perfeito para eu escrever o diário do designer seguindo um discurso analítico, mas não o farei. Em vez disso, sentei-me para conversar com Sagad Al-Serjawi, um playtester dedicado que jogou inúmeras partidas de Iron Curtain.

    Você pode até dizer que estou transformando este Diário do Designer em um Diário do Playtester.

    Daniel: Oi, Sagad. Obrigado por se juntar a este Diário do Designer. Então me conte, quantas partidas de Iron Curtain você jogou?
    Sagad: Eu não sei! Parei de contar depois de 250 partidas. Eu joguei com todos, de amigos para familiares, até com estranhos em um bar uma única vez. Você pode dizer que fiquei viciado...

    D: Por que você acha que você passou a jogar uma grande quantidade de partidas?
    S: É um jogo divertido, e nenhuma vez foi o mesmo jogo. Sempre há um novo desafio a descobrir. O jogo ocorre durante a Guerra Fria, e você pode realmente sentir a pressão de seu inimigo; se você joga com a URSS ou os EUA, você sempre encontrará novas formas de ganhar (ou perder).

    D: Você prefere jogar em um lado particular?
    S: Hmm, eu diria os EUA por nenhum motivo particular. Ambos me parecem equilibrados.

    D: Você se lembra de um bom movimento que você fez durante um jogo?
    S: Bem, meu amigo tomou Cuba e investiu muita energia em segurá-la. Eu estava jogando com a URSS e consegui a carta do Brasil no momento certo para que eu pudesse usar a habilidade de remover seus cubos a partir daí, permitindo assim entrar em Cuba.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0c5ab_uno9t8.jpg  https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/09d90_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e5fe6_uno9t8.png

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c9701_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4322b_uno9t8.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/42ea1_uno9t8.png

    A evolução das cartas da Argélia e da Polônia do protótipo inicial até as cartas finais.


    D: Com todas essas partidas, a experiência mudou ao longo do tempo?
    S: Com certeza. Para ser sincero, a primeira vez que ouvi falar sobre Iron Curtain não acreditei que seria algo para mim, mas para minha surpresa agora é um dos meus jogos favoritos. A primeira vez que você joga Iron Curtain, tudo será uma surpresa. Você não sabe o que as diferentes cartas fazem e as táticas que usará, então o primeiro jogo geralmente é bastante lento. Depois você pega o jeito.

    D: Quantos jogos você já jogou nesse ponto?
    S: Após cerca de cinco jogos eu entendi como o jogo foi construído. Comecei a planejar blefes, por exemplo, colocando alguns cubos na Ásia, enquanto meu único objetivo era conquistar a Europa. Neste ponto, eu também planejei quais cartas jogar fora e onde investir cubos de influência. Eu pessoalmente amei este estado de experiência, já que ainda havia espaço para erros. A melhor maneira de aprender é através de erros. Isso mudou em um ponto posterior.

    D: Como isso mudou?
    S: Uma vez que atingi o ponto de dominar o jogo, tudo se transformou de crianças jogando a pensamento hardcore. Isso depois de cinquenta partidas. Neste ponto, comecei a pensar em vários avanços e conheci todas as cartas. Eu não tinha margem para erros - qualquer pequeno erro poderia me custar o jogo. As táticas também mudaram. Você começa a criar cenários na sua cabeça e aprende quando jogar fora as cartas do oponente.

    D: Obrigado, Sagad, e obrigado a todos por lerem até o final desse Diário. Divirtam-se com o jogo.

    Daniel Skjold Pedersen

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    PS: Parece meio louco que agora tenho três jogos de Guerra Fria!!!



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