Por Oleksandr Nevskiy
Atualmente, novos filmes, quadrinhos, livros, vídeos e jogos de tabuleiro estão constantemente lutando pelo nosso tempo livre. Novos produtos saem todos os dias, e muitos deles são tão extraordinários que você simplesmente não pode perdê-los. A fim de pegar todas essas coisas, às vezes queremos jogar algo rápido com apenas alguns componentes, mas, ao mesmo tempo, queremos obter o mesmo alcance de emoções e diversão de um jogo maior e complexo. Claro, todos os designers têm o sonho de fazer um jogo com apenas uma pequena quantidade de componentes e cartas, mas isso se tornou especialmente importante recentemente. Nós, como designers, decidimos que queríamos enfrentar o desafio de criar um jogo "minimalista".
Na verdade, eu criei o conceito básico de
Behind the Throne durante apenas uma única noite. Há algo arquetípico e básico, mas fascinante, nos mecanismos de "pressionar a sua sorte". No entanto, por ser simples no núcleo, eu gosto muito desses jogos. É sempre interessante tentar avaliar os riscos nesses jogos. É engraçado quando descobre que você se assusta em vão ou você está muito confiante. É por isso que eu gosto da ideia de comparação de números, e a capacidade de prever o risco pareceu-me interessante.
The next morning, I made the prototype and showed it to my co-author Oleg. He was just about to take a break after designing Pirates of the 7 Seas. As this game was pretty light, I convinced him that we would be able to finish it quickly — but of course everything was not as easy as I had thought it would be.
Na manhã seguinte, eu fiz o protótipo e mostrei ao co-autor Oleg. Ele estava prestes a dar uma pausa depois de projetar
Pirates of the 7 Seas. Como este jogo era bastante leve, convenci-o de que poderíamos terminar rapidamente - mas é claro que tudo não foi tão fácil como eu pensava que seria.
Monstros quase receberam funções principais
Depois de vários dias de testes, quando determinamos as propriedades básicas das cartas e seus valores, foi o momento certo para fazer um protótipo "verdadeiro", com arte e layout reais, porque um jogo com arte ajuda os jogadores a memorizar cartas específicas, e também porque decidimos dar o jogo aos nossos amigos para ver suas reações.
O jogo é bastante abstrato e quase qualquer tema se encaixaria. Poderia ser baseado em animais, robôs, alienígenas ou qualquer outra coisa. Eu decidi que seria bom ver nas cartas alguns monstros engraçados. Sua aparência deveria ajudar os jogadores a adivinhar suas habilidades.
Fui online para procurar imagens apropriadas, de preferência com um estilo consistente, e fiquei encantado quando encontrei uma série de monstros muito originais, como eu precisava. Cada um deles tinha sua personalidade; eles fizeram todos sorrir. Havia até uma ilustração traseira para as cartas! No entanto, não consegui encontrar os dados de contato do criador! É assim que o jogo quase se tornou um jogo em que os personagens principais eram monstros engraçados.
Depois disso, comecei a procurar um artista. Eu escrevi para várias pessoas com quem trabalhamos anteriormente, mas depois de alguns esboços, ainda não encontramos o estilo certo. Aqueles monstros que eu encontrei foram tão incríveis que não conseguimos criar algo que gostássemos tanto se insistíssemos em manter esse tema, então decidimos mudar isso.
Políticos e seus jogos
Juntamente com o talentoso artista ucraniano Denis Martynets, que trabalhou conosco em Pirates of the 7 Seas, começamos a procurar um novo tema. Acontece que meu amigo começou a falar sobre política, conspiração e corrupção - e de repente eu percebi que esse tema se encaixava perfeitamente nos mecanismos, melhor do que monstros. Este tema permite controlar pessoas diferentes com diferentes habilidades úteis, superá-las e tentar cercar-se com as pessoas mais influentes.

Denis fez alguns esboços. Estávamos à procura de um aspecto medieval. Embora este tópico seja usado muito nos jogos, ele permite personagens muito coloridos. Nós também adicionamos um pouco de fantasia, e para torná-lo menos sombrio, nos concentramos no grotesco. Oleg e eu não gostamos dos dois primeiros esboços em termos de proporções e estilo. Denis estava prestes a recusar este trabalho, mas eu o convidei a tentar mais uma vez, e com essa terceira tentativa e a arte ficou divertida e eu convencido de que era exatamente o que precisávamos! O personagem parecia ótimo. Por sinal, esta carta é o "juiz".
Balanceamento dos Poderes
Trabalhamos no equilíbrio do jogo por bastante tempo. Parece que o jogo é bastante simples e tudo está pronto, mas este é um jogo com apenas nove tipos de cartas (e elas devem ter certos números), então houve um número limitado de elementos que poderíamos ajustar para o equilíbrio. Cada pequeno detalhe tem uma grande influência na jogabilidade. Tivemos um grande número de versões diferentes do jogo e equilibrar tudo demorou alguns meses até obtermos o resultado desejado. Finalmente decidimos sobre as habilidades e como o jogo deveria terminar para manter a intriga até o final.
Por isso, tenho que agradecer aos nossos colegas de jogos da Ares. Eles foram os primeiros a acreditarem neste jogo e nos ajudaram com a versão final. Eles foram muito pacientes, apesar do fato de que o equilíbrio do jogo atrasou seu acabamento. Por sinal, havia originalmente tokens no jogo; você pode vê-los nas fotos que apareceram com o anúncio do jogo. Nós os usamos para indicar cartas com habilidades inválidas, mas a constante mudança e colocação nos irritaram. E Oleg, depois que ele voltou de uma exposição, trouxe uma ótima solução: a ideia veio depois de explicar o jogo para um dos visitantes da exposição que constantemente esquecia de adicionar ou remover tokens. Foi quando Oleg descobriu como ajudá-lo. Era uma solução simples mas eficaz: basta girar as cartas quando seu poder não pode ser usado! Já ouviu falar sobre isso?
Behind the Throne
Finalmente, tivemos que escolher o nome do jogo. Pensávamos que tínhamos encontrado o nome certo, que se encaixava bem em todas as várias intrigas, lutas diferentes para o trono e conspiração de fundo: "Cardeal Cinzento". O nome é derivado de verdadeiros eventos históricos de um indivíduo famoso cujas atividades tornaram este termo conhecido.
Mas essa expressão idiomática se traduz de forma diferente em diferentes idiomas. Por exemplo, em inglês, parece "Behind the Throne". Nós queríamos que um nome fosse o mesmo na maioria das línguas, então decidimos usar esse título porque expressa bem o ponto principal do jogo: os jogadores são pessoas influentes que podem ter diferentes níveis de impacto nos mesmos personagens.
A Experiência versus o Fator Sorte
A sorte tem um grande impacto neste jogo? Claro, mas não é decisiva. Você deve ter cuidado e assumir riscos neste jogo. Eu também posso dar um conselho: não ignore a troca de cartas neste jogo. Na verdade, é uma coisa muito poderosa. E, é claro, você pode instigar outros contra o líder. Isso é política!
Behind the Throne has just released in English and will soon be in the hands of players in the U.S., Europe and China. Its premiere was in Poland, surprisingly, but that is where we premiered our Mysterium game as well, so it happened again that an Ukrainian game appears first in the hands of our good neighbors. It almost looks like a tradition!
Behind the Throne foi lançado em inglês. Sua estréia foi na Polônia, surpreendentemente, mas foi lá que estreou nosso jogo
Mysterium, então aconteceu novamente que um jogo ucraniano aparece primeiro nas mãos de nossos bons vizinhos. Parece quase uma tradição!
Espero que você aproveite o jogo. Nós nos esforçamos tanto. Agradecemos seus comentários! Aceitamos o desafio do minimalismo. Se nós lidamos bem com isso ou não, você decidirá - para nós, é hora de um novo projeto!
Oleksandr Nevskiy