Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Anime Saga
  4. Diário do Designer: Anime Saga II

Diário do Designer: Anime Saga II

Anime Saga
  • avatar
    Ricardo Gama05/06/17 01:33
    avatar
    Ricardo Gama
    05/06/17 01:33
    4575 mensagens MD

    Por Michael C. Alves

    Agora que entramos na reta final do financiamento coletivo, consegui tirar algum tempo para escrever a parte 2 do Diário de Design do Anime Saga. Para quem não viu a parte 1, lá falamos em como surgiu a ideia, quais eram as restrições que nos colocamos quanto ao projeto, e como definimos a mecânica central do jogo, o draft aberto em pilhas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2bfe8_q3kjso.png


    Mas muita água se passou embaixo da ponte entre a formulação da mecânica central e a finalização do Anime Saga, e é sobre isso que falarei nessa segunda parte.

    Parte II – O Desenvolvimento

    Tínhamos a mecânica central, o tema e os objetivos de design do jogo. Agora era hora de por a mão na massa e realmente transformar o projeto em algo real.

    O tempo era curto, então começamos a buscar ilustradores. Na nossa equipe já trabalham o Emyr F. Lima e o Gustavo Matsunaga, ambos sócios da Arcano Games, porém eles também tem outros trabalhos, e não poderiam pegar toda arte do Anime Saga para fazerem, era muita coisa.

    Procuramos vários ilustradores, e entramos em contato com alguns. Analisando valores, tempo de entrega, estilo e qualidade do trabalho, escolhemos o Douglas Duarte e passamos a ele a difícil missão de produzir cerca de 60 peças de ilustração sem muito prazo extra para atrasos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1a583_0k9av1.png


    O objetivo da arte era representar a ideia de um anime de fantasia medieval, incluindo personagens dos mais variados tipos e estilos possíveis. Conforme ele começou a entregar as primeiras peças sabíamos que tínhamos acertado na escolha das ilustrações.

    Enquanto ele faria as ilustrações dos Inimigos, Desafios e Cartas de Ação, o Gustavo Matsunaga focaria nos Personagens, e o Emyr F. Lima no Design Gráfico.

    Naquele período eu já estava escrevendo uma versão previa do manual, enquanto fazíamos playtests e procurávamos fechar as outras mecânicas, personagens e habilidades.

    A primeira coisa que eu fechei foram os 5 tipos diferentes de cartas. Se a mecânica central seria um Draft Aberto em Pilhas, onde as cartas vem e voltam, eu precisaria dar a elas mais do que simplesmente atributos para que a escolha de quais pilhas pegar e como fazer o descarte pudesse dar diversas opções aos jogadores, tornando o jogo mais interessante e estratégico.

    Ao mesmo tempo, eu queria manter o jogo simples e utilizar mecânicas já conhecidas e intuitivas no restante do projeto, pois os jogadores já têm que aprender a mecânica central das pilhas, que não é uma mecânica comum e difundida.

    Eu queria cartas com efeitos diferentes, mas tinham de ser simples. Decidi então que “set collection” seria a mecânica acessória principal, por que casaria bem com a ideia de administração de mão provida por esse sistema de draft especifico. 

    Com isso pensei em que variedades de efeitos seriam simples e casariam com ambas mecânicas e cheguei em:
     - Cartas que dão Pontos
     - Cartas que ajudam no Combate
     - Cartas que permitem comprar novas Habilidades
     - Cartas que Recuperam Vida

    Rodando algumas contas, eu percebi que precisaria de um quinto tipo de carta, e me surgiu à ideia de uma Carta Coringa, mas não um coringa simples. E assim nasceu a Carta de Troca.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/abd00_0k9av1.png


    A Carta de Troca poderia ser trocada por qualquer carta na mesa, se tornando muitas vezes um poderoso coringa. Mas ao mesmo tempo sendo vulnerável a própria situação da mesa, e principalmente, ao ser utilizada se colocava disponível para que outros jogadores fizessem uso dela.

    Ela poderia ter sido feita de uma forma que atuasse como um coringa nas jogadas, o que faria com que ela também voltasse ao tabuleiro, mas reduziria sua interação com a mesa e daria mais controle sobre o seu descarte. Na forma com que ela ficou se tornou balanceada e interessante, uma excelente carta para pegar nas pilhas, mas não exatamente a melhor carta sempre. 

    Uma pilha com uma Carta de Troca é sempre boa. Mas se você precisa de um Pergaminho Azul, você vai atrás dele, pois ele pode não estar mais disponível na mesa para você pega-lo com a carta de Troca na próxima rodada.

    Com isso tínhamos os 5 tipos de carta:
    8z- Coroa para Pontos, representando os Episódios “Fillers” clássicos em Animes.
    - Espada para Combate, representando as formas de ataque e defesa.
    - Coração para Cura, representando as formas de descanso e recuperação.
    - Pergaminho para Treinamento, representando formas de aprendizado.
    - Setas para Troca, representando truques e habilidades ocultas ou inesperadas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a7b47_0k9av1.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/da3c4_0k9av1.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/41308_0k9av1.png

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/49135_0k9av1.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b8530_0k9av1.png


    As cartas teriam os 4 atributos diferentes, com cores e símbolos únicos, Vermelho para Força, Azul para Inteligência, Verde para Agilidade e Amarelo para Poder. Nessa época os símbolos dentro da iconografia das cartas ainda eram pequenos e sem destaque, na versão final vocês poderão ver a diferença.

    Com os playtests percebi que as cartas de Inimigos e Desafios precisavam de algo para torna-las distintas além dos diferentes atributos. Nisso surgiu a mecânica que completou a utilização das cartas: Os efeitos negativos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f6f01_0k9av1.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/483eb_0k9av1.png


    Cada desafio, e cada inimigo, além de atributos diferentes, agora teria um efeito negativo causado ao jogador que tentasse enfrentá-los. Para anular esse efeito negativo, o jogador precisaria de uma combinação especifica de símbolos de ação, ou cores de atributo. Aumentando a importância das escolhas das cartas.

    Nesse momento os testes públicos tinham começado, e encontramos a primeira dificuldade: os jogadores tinham dificuldade em entender que as cartas utilizadas para contribuir com um desafio não anulavam o efeito negativo ao mesmo tempo. 

    Trabalhamos na iconografia para isso, mas não resolveu, e então tentamos uma rota mais simples. Mudamos a regra, e agora uma carta que estava contribuindo para o Desafio podia ao mesmo tempo contribuir para anular o Efeito Negativo. 

    Rebalanceamos a pontuação, e ficou muito melhor. Mais simples e intuitivo. 

    Nesse ponto a mecânica geral do jogo já estava fechada, e estávamos trabalhando em balancear os poderes dos personagens.

    Estávamos muito confiantes nas mecânicas, mas sabíamos que o balanceamento não estava completo, e o design gráfico ainda não estava totalmente polido. Mas naquele momento o prazo não nos permitiu outra escolha. Fizemos nosso melhor e enviamos as cópias do protótipo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3012a_0k9av1.jpg

    Dia 21/04/17 – Dia do meu aniversário (Michael). 

    Passamos o dia todo com a equipe cortando e preparando os protótipos para o Além do Muro e para o Envio aos Reviewers.


    A ideia era utilizar o feedback recebido através do envio destes protótipos para aprimorar o jogo. E essa escolha acabou rendendo bons frutos. A primeira coisa que recebemos de feedback era sobre a arte dos personagens. Logo refizemos a arte de alguns deles baseado nas sugestões recebidas. 

    Em seguida, juntamos muitas opiniões sobre o balanceamento dos personagens e estávamos no processo de revisar as habilidades quando recebemos mais uma leva de feedbacks, incluindo um review bastante detalhado que achei muito interessante vindo do Lucas Andrade, o Lukita da Meeple Maniacs. A sugestão era deixar a pontuação mais limpa. 

    No protótipo enviado, contribuir com desafios dava 4 pontos +1 por carta contribuída. A sugestão era deixar somente 1 por carta contribuída. Isso iria requerer que todos os valores do jogo fossem rebalanceados, mas deixaria o design mais “limpo”. Aceitei o desafio. Era pouco tempo e muito trabalho, além de ter de administrar o financiamento coletivo, ainda tinha de refazer toda a matemática do jogo, incluindo todos os poderes dos personagens.

    Mas foi uma ótima escolha ter seguido esse caminho. Aproveitei todo o feedback recebido dos outros reviewers, e tudo que acumulamos de experiência ao levar o jogo aos eventos, e com isso pude fazer todos os 10 personagens, e reequilibrar todos os efeitos, cartas de ações, bônus, desafios... etc...

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/7d1af_0k9av1.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2e55c_0k9av1.png


    Foram duas semanas de 12 à 16 horas por dia de trabalho dedicado a Arcano Games. Eu dormia apenas 4 à 5 horas por noite, e resolvia questões de produção, gerenciava a divulgação, preparava o financeiro da empresa, e desenvolvia o jogo.

    Fechei os números e as habilidades dos 5 personagens básicos. Enquanto desenvolvia os outros 5 personagens, fazíamos testes e começávamos a discutir as melhorias do design gráfico das cartas.

    Os ícones no canto estavam muito pequenos, e a iconografia do “Set Collection” não estava sendo intuitiva o bastante.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9df4f_0k9av1.png

    Iconografia antiga


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/98914_0k9av1.png

    Nova Iconografia das cartas


    Partimos para uma iconografia que não era tão bonita quanto a anterior, mas que era muito mais funcional. 

    Seguimos com diversas melhorias no design gráfico das cartas, deixando os símbolos mais limpos, os ícones de atributos mais intuitivos e a fonte e tamanho dos textos maiores.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1ea3b_0k9av1.jpg https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c6e2f_0k9av1.jpg

    Versão protótipo x versão final


    Também trocamos o design das cartas de habilidades dos personagens, pois havia pouco espaço para os textos, e a fonte ficava muito pequena. Com isso o jogo já ficava mais próximo a sua versão final. Agora mais limpo, com pontuação mais bem dimensionada, fontes das letras mais temáticas, iconográfica mais intuitiva, e leitura das cartas facilitada.

    Fechamos o balanceamento final de todos os personagens após os testes, e fizemos algumas alterações no tabuleiro.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/54bb8_0k9av1.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5a62a_0k9av1.jpg

    Versão protótipo x versão final


    Durante todo esse período, o manual estava em processo de diagramação e revisão. E conseguimos entregar as cartas na versão final para que o manual pudesse ser concluído.

    Por fim, fizemos uma melhoria final. Trocamos as cartas de atributo que serviam anteriormente para marcar o avanço dos desafios, movendo as cartas por debaixo do tabuleiro, para uma carta que continha trilhas para os atributos, e adicionamos dois marcadores plásticos extras no jogo para que pudessem marcar.

    Foram varias pequenas melhorias no projeto, que tornaram o jogo claramente superior ao que tínhamos no começo do ano. 

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d387c_0k9av1.png


    Dedicamos muitos meses de trabalho a este projeto, mas o resultado final nos deixou muito felizes. Eu particularmente acredito que entregaremos um bom jogo, e provavelmente o melhor lançamento da Arcano Games até agora.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/db1cc_0k9av1.jpg

    Personagem Exclusivo dos apoiadores do Financiamento Coletivo – O Mago


    Estamos na última semana do financiamento, e seja qual for o resultado, acredito que lutamos uma boa batalha. Criamos um bom jogo, que recebeu muitos elogios durante os eventos, e de vários reviewers, em particular os que jogaram a versão final, e aprendemos muito durante este processo. As maiores lições que nos ficam são sobre como tratar a escolha de temas, o processo de desenvolvimento de arte e identidade visual, como fazer iconografias mais limpas, e o que o público espera do design gráfico dos jogos.

    Buscamos neste projeto alcançar um público novo, fizemos uma extensa divulgação para traze-los ao financiamento, mas infelizmente descobrimos que trazer novos jogadores para nosso hobby não é uma tarefa simples.

    Apesar disso não nos arrependemos das nossas escolhas. Gostamos muito do jogo final que desenvolvemos, e temos muito orgulho de nosso trabalho nesse projeto. Ele não está perfeito, mas não existem jogos perfeitos, e demos nosso melhor, e aprendemos muito durante toda jornada.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/cbbab_0k9av1.png


    Apesar de tudo, o jogo provavelmente será financiado, e teremos a honra de poder entregar o Anime Saga a nossos apoiadores.

    Daqui para frente, estamos passando a andar em parceria com a MeepleBR, e nossos próximos lançamentos terão uma equipe maior de trabalho e um nível de qualidade superior em todos os aspectos. 

    Em breve pretendo falar sobre o desenvolvimento do Triora: A Cidade das Bruxas, antigo “Ruínas de Terra-Santa”. 

    Obrigado a todos e espero que a leitura tenha sido minimamente agradável. 

    - Michael Alves 
      Arcano Games

    Gostou e quer apoiar o Anime Saga? Aproveite a última semana e entre em: www.catarse.me/anime_saga 
    https://ludopedia.com.br/uploads/01/689/3hi1q3.jpg

    4
    0
    13

  • Canal

    Veja Também

    Diário do Designer

    Veja Também

    Diário do Designer - Gloomhaven
    Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue
    Por que eu acredito em PNPs
    Diário do Designer: Space Cantina
    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

    Compre agora o jogo Anime Saga na LUDOSTORE
    R$ 117,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur06/06/17 09:54
    yscalybur » 06/06/17 09:54

    acabei de financiar!
    Vi o gameplay da Covil e achei muito boa a mecânica.


    1
  • Michael Alves
    94 mensagens MD
    avatar
    Michael Alves 06/06/17 18:07
    Michael Alves » 06/06/17 18:07

    Fico feliz que tenha gostado.

    O financiamento chegou a 96,8% e com os boletos pendentes deve financiar nos próximos dois dias!
    Muito obrigado pelo seu apoio. =D 

    No começo de Julho já estaremos enviado os jogos. Agora é tentar alcançar algumas metas para poder mandar personagens extras para aumentar o replay value do jogo. 

    0
  • rafab0
    196 mensagens MD
    avatar
    rafab009/06/17 14:28
    rafab0 » 09/06/17 14:28

    Parabéns ao Michael Alves, a Arcano e todos os participantes deste jogo que fizeram um ótimo trabalho!

    Infelizmente não consegui jogar os protótipos, mas já estou participando do financiamento e ansioso pela versão final chegar lá em casa, tenho certeza que vou gostar muito do jogo!

    Um dia espero vivenciar isso tudo, assim como vocês estão vivenciando agora!.. De projeto realizado, de muitos apoiadores e grandes resultados! :D


    Sucesso a todos. Abraços

    0
Responder
Anime Saga - Diário do Designer: Anime Saga II
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.