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  3. Food Chain Magnate
  4. TTZO: Food Chain Magnate - Resenha

TTZO: Food Chain Magnate - Resenha

Food Chain Magnate
  • avatar
    Rodrigo Neves25/07/16 20:00
    avatar
    Rodrigo Neves
    25/07/16 20:00
    1716 mensagens MD

    Escrita por: Rodrigo Neves.
              https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/195/mo7fcd.png

     

    Adaptação da introdução do manual:

    "Suco de laranja? Eles querem suco de laranja? Onde este mundo vai parar? Nós somos a Casa do Burger Original, não um refúgio de saúde hippie. Eu quero comerciais de hambúrgueres em todos os canais, a cada 15 minutos. Eu quero colocar um outdoor ao lado daquela nova casa da esquina. Eu quero que eles desejem cerveja a cada segundo que sentarem em seu novo jardim. .... O que está dizendo, que não temos pessoal suficiente? O diretor de RH é você. Contrate mais pessoas! Treine-os! Mas independentemente do que você faça, não pague a eles os salários reais. Eu não entrei neste negócio para ficar pobre. De agora em diante, vamos vender hambúrgueres gourmet. É a mesma merda, mas vendemos pelo dobro o preço. Chame o meu diretor de marketing agora!"

     

    Ficha do Jogo:      

    Food Chain Magnate é um jogo de estratégia pesada sobre a construção de cadeias fast food. O foco aqui é na ampliação de sua empresa usando um sistema de gestão de recursos humanos por cartas. Os jogadores competem em uma cidade através de pontos de venda, produção, marketing e vendas. Apesar da proposta totalmente diferente, Food possui praticamente o mesmo peso de um Twilight Imperium, segundo a classificação do Boardgame Geek. 

    É um jogo de 2 a 5 jogadores, disputado em partidas de 2 a 4 horas. Desenvolvido pelos designers Jeroen Doumen e Joris Wiersinga, foi publicado em 2015 pela Splotter Spellen, produtora especializada em jogos econômicos, de produção e logística. Esta editora é conhecida internacionalmente por publicar jogos bastante complexos, caros e de baixa tiragem. Outras produções mais famosas da empresa são Roads & Boats, Antiquity, Indonesia e The Great Zimbabwe.

     

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    Mecânicas:

    - Construção de Baralho,

    - Ação Programada,

    - Construção de Rotas,

    - Tabuleiro Modular.

     

    Componentes do Jogo:

    Food Chain Magnate da Splotter, apesar de possuir muitos componentes, vem em uma caixa pequena. Levemente menor que as caixas retangulares dos euros padrões, se destaca por ter uma baixa altura. Feita de material de qualidade honesta, foi trabalhada em uma arte no estilo vintage, bem vinculada ao tema.

     

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    O jogo conta com um kit de encartes bem bolados, no formato de menu de restaurantes. Eles funcionam como fichas de apoio aos jogadores. Neles podemos consultar as ações disponíveis, a ordem do turno, um mapa da hierarquia organizacional em uma empresa e algumas informações referentes às campanhas de marketing, como duração e alcance. 

     

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    As peças de madeira que representam os insumos do jogo são bem-feitas e em boa quantidade. São 40 peças de refrigerante, cerveja, suco de laranja, pizza e hambúrguer. O interessante neste jogo, é que elas são usadas para diversas finalidades diferentes. Por exemplo... ao se colocar pizzas sobre uma residência, elas representarão a demanda local por aquele produto. Por outro lado, sobre um restaurante, representam o estoque disponível ali. Colocar n peças de um certo produto sobre um tile de campanha de marketing, indica que aquela campanha irá durar n rodadas, e será focada em criar demanda para aquele tipo de produto.

     

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    Existem várias placas de cidade, que devem ser montadas para representar o mapa de jogo. Existe uma boa quantidade de peças, o que garante rejogabilidade. As placas já vêm com residências e depósitos de bebidas à disposição. Saber escolher os pontos de seus restaurantes será fundamental aqui, pois na hora de comprar seus produtos e saciar seus desejos, os moradores irão decidir entre aqueles que podem suprir sua demanda, considerando o melhor custo benefício, dado por preço + distância.

    Os jogadores recebem tiles personalizados que representam suas lojas e tokens de mesma arte para marcar a ordem do turno em um tabuleirinho de ordem de turno.

     

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    Os pontos chave do jogo são os funcionários e a estrutura da empresa. Cada funcionário é capaz de contribuir com ações para a sua cadeia de restaurantes, seja no marketing, atendimento, distribuição, produção de comida, recrutamento/treinamento de funcionários ou simplesmente na gestão interna (manager). Cada funcionário é representado por uma carta, inclusive você mesmo, o CEO da empresa.

    Alguns funcionários, principalmente os mais baixos na cadeia organizacional como garçonetes, boy, auxiliar de cozinha, recrutadora podem ser contratados diretamente do mercado de trabalho. Eles possuem o ícone ► em sua carta. Os demais, precisam ser treinados... e aí entram altos executivos, gurus, diretores e chefs especializados. Funcionários que podem ser treinados, tem uma lista de funções na parte branca (inferior) da carta, indicando no que eles podem ser tornar após um treinamento.

     

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    Outro ponto importante do jogo são as cartas de “milestones”. São bônus permanentes, alguns fundamentais inclusive, que os jogadores ganham por realizarem algumas ações primeiro no jogo.  São bem variados: produzir o primeiro hambúrguer/pizza, vender algo primeiro, dar desconto primeiro, fazer marketing por algum canal específico primeiro, treinar ou pagar um certo valor de salário primeiro.

    Porém existe aqui uma mecânica bastante interessante... quando um jogador consegue atender alguma das condições, ele recebe a respectiva carta. Se outros jogadores também atenderem a mesma condição, na mesma rodada, eles também recebem estas milestones. Entretanto, ao virar a rodada, as demais cartas daquele tipo são retiradas do jogo e estes bônus não podem ser mais conquistados dali para frente. Cara... isto é muito temático! Uma sacada genial... independente da sua estratégia, é importante estar constantemente avaliando as estratégias alheias e reagindo rápido. Os bônus são diferencias, sendo importante não deixar a concorrência obter diferenciais competitivos inalcançáveis. É uma parte do jogo extremamente punitiva, perder certas milestones pode literalmente tirar um jogador da partida.

     

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    O jogo ainda conta com dinheiro personalizado, no melhor estilo “Banco Imobiliário” e demais peças para representar no tabuleiro novas residências e campanhas de marketing.

     

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    Setup do Jogo:

    Neste jogo temos um setup simples de montar, mas que ocupa um espaço absurdo na mesa. De acordo com a quantidade de jogadores na partida, devemos montar o tabuleiro da cidade e organizar o banco, com $ 50 por cada jogador. Além da reserva de tiles e meeples.

     

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    Ao lado do tabuleiro montamos um banco de milestones, agrupadas por cor e o mercado de trabalho com todas as cartas de funcionários disponíveis no jogo. Para isto, devemos seguir o modelo proposto no próprio manual.

     

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    Cada jogador recebe um “menu” de ajuda, uma carta de CEO, três tiles de restaurante. A ordem do primeiro turno é aleatória. De acordo com esta ordem estabelecida cada jogador poderá alocar o seu restaurante inicial no tabuleiro. Outro ponto importante aqui, é a definição da duração do jogo. O jogo possui duas fases consecutivas, que terminam com a quebra do banco, ou seja, quando o dinheiro dele acabar. Na primeira fase, ele quebra quando o dinheiro inicial termina. Porém, cada jogador recebe 3 cartas de injeção de capital no banco, nos valores de $100, $200 e $300. Cada um escolhe uma delas em segredo e separa. Elas serão reveladas no momento da primeira quebra. A soma das cartas indicará o dinheiro total que entrará em caixa no banco para a segunda fase. É importante escolher bem este valor, em função da estratégia adotada, para um jogo mais curto, médio ou longo.

     

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    Síntese do Jogo:

    Food Chain Magnate irá rolar em uma sequência de rodadas sucessivas até que banco quebre pela segunda vez. Cada rodada será composta por 7 fases.

     

    Fase 1 – Reestruturação: Cada jogador pega o seu baralho de funcionários e monta secretamente uma “árvore” organizacional com aqueles que irão trabalhar na rodada. Somente as ações dos funcionários organizados poderão ser executadas aqui. Cada gestor, representados pelas cartas de fundo preto, podem gerenciar uma quantidade de funcionários diferente. Os funcionários que não forem usados são considerados de folga ou “na praia”. As estruturas são reveladas simultaneamente, após todos terem terminado sua seleção. OBS: Gerentes não podem se reportar a outros gerentes, apenas diretamente ao CEO.

    Esta talvez seja uma das partes mais nobres do jogo. Selecionar as cartas que irão para o jogo é equivalente a programar, muitas vezes, uma ou duas dezenas de ações de uma só vez. É neste momento que o peso do jogo aparece em sua forma plena, onde a AP (analysis paralysis) espanca os mais incautos e o cérebro frita. É o momento de avaliar todas as milestones que se deseja obter naquele turno, e avaliar as possíveis metas dos adversários, e assim como reagir a estas possibilidades.

     

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    Fase 2 – Readequação da ordem do turno: o jogador com mais “slots” vazios, ou seja, mais espaços vagos em seus gestores, decide em que posição quer ficar nesta rodada de ações.


    Fase 3 – Hora do Trabalho: Onde serão resolvidas as ações disponíveis de cada empresa, seguindo a ordem: recrutamento, treinamento, iniciar campanhas de marketing, produzir comida, recolher bebida, inclusão de novas residências em jogo, abrir/realocar restaurantes. Esta é uma fase mais ágil, onde as ações planejadas na Fase 1 são executadas.

     

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    Fase 4 – Hora do Lanche: Quando a pessoas saem de casa para consumir seus produtos e realizar seus desejos gordurosos e açucarados. Todas as casas do tabuleiro são numeradas e a vendas serão realizadas seguindo esta sequência. Para cada casa, listamos os restaurantes que estão aptos a atender a demanda, ou seja, que possuem estoque suficiente para vender todos os produtos que aquela família deseja comprar. Uma residência não compra em várias lojas separadas.

    Em seguida, avaliaremos o preço de cada “lanche” de acordo com cada cadeia, considerando descontos e efeitos de gestão de luxo. Avaliando o custo gerado por preço + distância, será decidido qual restaurante que irá atender a demanda de cada casa. Neste ponto uma cadeia pode faturar uma grana preta se conseguir combinar uma oferta de luxo com produtos exclusivos, ou ainda, oferecer um estoque abarrotado com preço imbatível, limpando a cidade e deixando a concorrência a ver navios, por falta de clientes.

     

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    Fase 5 – Pagamento de salários: onde os salários dos funcionários devem ser pagos, inclusive daqueles que estão na praia. Neste momento o CEO pode também demitir funcionários para aliviar a folha salarial. No caso de não haver a possibilidade de pagar, funcionários devem ser dispensados.

     

    Fase 6 – Resolução das campanhas de marketing: Quando os anúncios são ativados. É neste momento que os meeples de produtos nos anúncios se transferem para as residências, simbolizando que os investimentos em marketing criaram demandas por consumo nas pessoas. Cada veículo de divulgação tem um alcance próprio. Outdoors em adjacência, mala direta por cartas em quarteirões, aviões em faixas da cidade e campanhas via rádio em placas completas do tabuleiro.

     

    Fase 7 – Limpeza: Descartar produtos em estoque não consumidos, eliminar campanhas inativas do tabuleiro, trazer os funcionários da praia para a mão e limpar as milestones não conquistadas do banco.

     

    O jogo seguirá assim, até que o banco quebre pela segunda vez. Vence o jogador que conseguir arrecadar o mais valor em dinheiro no término da partida.

     

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    Avaliação:

    Um verdadeiro representante de euro raça pura, em Food somos CEOs de uma empresa fast food e buscamos finalizar com o melhor caixa possível. Para isto, temos que gerir nossos funcionários, produção, marketing e atender aos nossos famintos clientes. O coração do jogo se encontra no refinamento da estrutura da empresa e nas campanhas de marketing. Um jogo que precisa de uma boa estratégia, consome energia e promete um resultado épico.

    Food Chain Magnate não é um jogo bonito. Apesar da arte bem-feita, ele não é um jogo que encanta pela beleza ou pelos seus componentes. E muito menos pode ser considerado divertido, já que também não garante boas risadas. Podemos inseri-lo na categoria de jogos desafiadores, fritadores de cérebro ... um forte jogo econômico, voltado para um nicho muito específico do hobby.

    É um jogo com temática com bastante sentido, mas muito pouco imersivo. Ele privilegia muito mais as mecânicas bem construídas e como elas se amarram, do que uma experiência que seja enriquecedora ou encantadora. Mas não se engane, é esta a proposta mesmo. E o jogo é top demais! Inteligente, complexo, balanceado e livre de sorte. Mas recomendo avaliar seu interesse neste nicho antes de investir em uma cópia.

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    Comentários:

  • diego_renzi
    93 mensagens MD
    avatar
    diego_renzi25/07/16 20:24
    diego_renzi » 25/07/16 20:24

    Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  
    - Outro ponto ruim é o Mapa, criam pontos bizarros e, também, o local com uma ponte/subnível não é intuitivo. No primeiro jogo me parecia um tile adjacente mas olhando, posteriormente, com calma, não era o que me fez perder quase todo investimento que fiz para poder vender.





    3
  • AlchemistDK
    47 mensagens MD
    avatar
    AlchemistDK25/07/16 22:30
    AlchemistDK » 25/07/16 22:30

    diego_renzi::Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  
    - Outro ponto ruim é o Mapa, criam pontos bizarros e, também, o local com uma ponte/subnível não é intuitivo. No primeiro jogo me parecia um tile adjacente mas olhando, posteriormente, com calma, não era o que me fez perder quase todo investimento que fiz para poder vender.






    Concordo com a maior parte, é um jogo que não lhe da direito de errar nem por um segundo, vi um colega ficar desanimado com os erros dele, quase desistindo de jogar. A geladeira é boa mas dá para contornar, um amigo não tinah mas produzia muita coisa e desperdiçava, ele ganhou com mais do dobro de pontos do segundo lugar. 

    3
  • Gjalvesdesouza
    14 mensagens MD
    avatar
    Gjalvesdesouza26/07/16 00:08
    Gjalvesdesouza » 26/07/16 00:08

    Só um toque, as cartas pretas (managers), só podem se reportar ao CEO, nunca a outras cartas pretas.
    abraços
    GJ

    6
  • osmarcampbell
    100 mensagens MD
    avatar
    osmarcampbell26/07/16 03:58
    osmarcampbell » 26/07/16 03:58

    diego_renzi::Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  
    - Outro ponto ruim é o Mapa, criam pontos bizarros e, também, o local com uma ponte/subnível não é intuitivo. No primeiro jogo me parecia um tile adjacente mas olhando, posteriormente, com calma, não era o que me fez perder quase todo investimento que fiz para poder vender.






    Você só pode ter uma carta -3. 

    4
  • nielison
    220 mensagens MD
    avatar
    nielison26/07/16 09:01
    nielison » 26/07/16 09:01

    esse tá na minha lista faz tempo!

    1
  • rejolope
    1121 mensagens MD
    avatar
    rejolope26/07/16 10:23
    rejolope » 26/07/16 10:23

    Parabéns pelo review e as ótimas fotos. Quero muito, pena que é tão caro. hehe

    1
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor26/07/16 10:30
    Victor » 26/07/16 10:30

    diego_renzi::Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  
    - Outro ponto ruim é o Mapa, criam pontos bizarros e, também, o local com uma ponte/subnível não é intuitivo. No primeiro jogo me parecia um tile adjacente mas olhando, posteriormente, com calma, não era o que me fez perder quase todo investimento que fiz para poder vender.

    Eu concordo e discordo de alguns pontos que colocou :) 

    - A unica milestone que vejo mais desequilibrio é a de ganhar +50% de dinheiro (primeiro a alcançar 100). A de treinamento é muito boa, mas é uma das estratégias, discordo que seja quebrada. A first billboard é boa, mas abre uma porta que nao conseguirá fechar (marketing eterno) e pode ser aproveitada pelos outroa jogadores. A do refrigerador discordo veementemente de ser desequilibrada, é util e oferece uma opcao versatil para alternar a produçao. E só.

    - O jogo é extremamente punitivo e com evolucao exponencial, concordo. Mas nao vejo isso como falha de design, mais uma questao de gosto.

    - Sobre a situacao bizarra que colocou, imagino que esteja se referindo às milestones de marketing (que dao mais dinheiro por produto vendido) e nao as de producao (que ganha pizza cook e burger cook), não? Quanto ao jogador conseguir TRÊS cartas de desconto -3, imagino que foi um jogo de 5 jogadores para ter todas essas cartas de 1x em jogo, não  (na verdade, confundi com outro gerente, esqueça o trecho cortado), sobra a pergunta: o que oa outros jogadores estavam fazendo para permitir que esse oponente conseguisse duas dessas milestones e todas essas cartas de descontos? Ainda assim, se ele obtinha venda por 6$, há outras formas de combater essa estrategia: 

    A) Inunde as casas com marketing de bebidas, impedindo que ele otimize a produção e venda de hamburgers e pizzas, ou melhor ainda: faça com que o marketing das bebidas sature as casas antes do marketing das comidas. 

     B) Se a producao do oponente nao for estratosferica, aumente o mercado consumidor, criando casas com demanda de comida  as quais os outros jogadores consigam vender a precos mais altos quando esgotar o estoque do oponente.

    - Sobre o tabuleiro, eu justamente o considero um ponto positivo, por sua configuração permitir partidas e estrategias tao diferentes. Estudar o mapa é um dos pontos mais importantes do FCM.

    3
  • diego_renzi
    93 mensagens MD
    avatar
    diego_renzi26/07/16 12:56
    diego_renzi » 26/07/16 12:56

    Discount Man ager: -3 não é limitado a uma, não. osmarcampbell::
    diego_renzi::Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  
    - Outro ponto ruim é o Mapa, criam pontos bizarros e, também, o local com uma ponte/subnível não é intuitivo. No primeiro jogo me parecia um tile adjacente mas olhando, posteriormente, com calma, não era o que me fez perder quase todo investimento que fiz para poder vender.






    Você só pode ter uma carta -3. 

    1
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves26/07/16 13:40
    Rodrigo Neves » 26/07/16 13:40

    diego_renzi::Tive a oportunidade de joga-lo duas vezes e concordo com quase tudo que foi dito exceto a afirmação de ser Balanceado. Discordo veemente.

    - Algumas Milestones causam um desequilíbrio imenso no jogo (First Billboard ou First To Train, Refrigerador).
    - O jogo é muito punitivo, com a evolução se tornando exponencial.  O jogador que errar (muito comum) já tem o jogo fadado a derrota pois os demais jogadores abrem grande vantagem.
    - Houve outra situação bizarra que foi um jogador que tinha dois milestones de produção (pizza e burguer) captar 3x a carta de desconto -3) e portanto monopolizar as vendas uma vez que ninguém batia o valor mínimo dele que era 1 mas com as Milestones vendia a 6, ou seja, compensava muito.  


    Que bom que gostou da resenha Diego, agradeço pala sua participação. Sobre a questão do balanceamento, respeito sua impressão e opinião. Mas tenho alguns pontos a discordar. O Jeroen Doumen é um PhD em matemática, certamente ele tem condições teóricas de de avaliar balanceamento e restrições de mecânicas. 


    Food é um jogo que muitas opções estratégicas... é um jogo que permite um número de combinações e combos de jogadas avassalador. Lógico que algumas serão mais eficientes que outras... Literalmente algumas estratégias podem "destruir" outras, talvez como no caso da partida citada. Isto não significa que o jogo é desbalanceado. Porque em uma nova partida, certamente existirão formas de se combater esta estratégia do cara. Isto é balanceamento. O jogo exige que você reaja as estratégias dos adversários... não estamos estamos aqui com um daqueles euros "multiplayer solo", onde cada um monta sua partida no seu canto. Food tem muita interação.


    Um exemplo atual seria o jogo Império Lendário do parma. Na primeira partida que joguei, investi pesado na força militar, angariando personagens e maravilhas para isto... mas sempre dificultando a vida dos demais jogadores para evitar que eles se fortalecessem neste aspecto. Após duas passagens de era, os outros jogadores decidiram encerrar a partida. Estava em um ponto onde ninguém conseguiria mais me alcançar. Na ocasião discutimos sobre balanceamento, mas a guerra é uma questão temática muito forte neste jogo. Isto traz muito sentido ao contexto. A questão é justamente que o jogo não permite que os jogadores ignorem o crescimento militar dos adversários. Se um jogador começar a investir em guerra, os demais são obrigados a designar parte de seus esforços para se equiparar, senão serão destruídos. Mas da para se defender. Igual no Food Magnate.

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