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  4. Diário do Artista: The Battle at Kemble's Cascade

Diário do Artista: The Battle at Kemble's Cascade

The Battle at Kemble's Cascade
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    Ricardo Gama11/04/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    11/04/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Philippe Guérin
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/32739/illustrator-diary-battle-kembles-cascade

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/622/1vjy8i.png


    Eu sou um jogador de vídeo game. Sim, amo e jogo muitos jogos de tabuleiro, mas meu coração bate verdadeiramente para os jogos de vídeo. Joguei-os por quase trinta anos. Não diria que passei a maior parte da minha infância vivendo nas dimensões de 8 e 16 bits, mas era e ainda sou obcecado por jogos de vídeo game.

    Fácil dizer, então, que The Battle at Kemble's Cascade foi o projeto perfeito para o artista Chris Quilliams e para mim. Nós dois crescemos na década de 1980, e nossa afeição por essa época ainda é muito forte. Lembro-me que na década de 1990, houve um estigma negativo em torno dos anos 80: cortes de cabelo ruins, roupas feias, músicas sem alma (não me interpretem mal, não acredito nisso!), o início da fabricação barata e design gráfico ruim, etc.

    Agora, olhando para trás neste período, uma vez odiado, vejo uma grandeza e uma fonte infinita de inspiração. E olhando para os últimos anos de moda, música e jogos de vídeo independentes, parece que não sou o único reverenciando minha época de infância. Há algo sobre ela, certo? Filmes com aparência suja, programas de TV baseados em brinquedos para crianças, moletom de algodão, jaquetas de couro preto, bigodes, Harrison Ford, arcades, jogos de vídeo game, e claro, Cyndi Lauper.

    Foi delicioso quando a Z-Man Games colocou este jogo em nossa mesa, para ilustrar e fazer o design: este jogo é uma representação em jogo de tabuleiro de um jogo clássico de tiro de vídeo game. E eu disse: "Ótimo! Vou projetá-lo com arte de pixel em cima do jogo de vídeo game... um clássico jogo de tabuleiro imitando um jogo de tiro clássico”. Ohhhh menino! Isso foi um empreendimento que subestimei. Nenhum de nós nunca tinha feito nada parecido, e sinceramente não sabíamos como proceder.

    Também tivemos que convencer a nossa equipe qual era a melhor ideia para o jogo. Pixel art é uma maneira complexa e realmente sofisticada de projetar e ilustrar. Essencialmente, você está preso com pequenos quadrados em uma pequena grade, e precisa descobrir como desenhar algo que fique parecido com o que tem em mente. Essa parte foi provavelmente a parte mais difícil, embora que, estamos realmente orgulhosos do que alcançamos, mas não é nada comparado com o que experimentamos de pixel art onde vimos outros artistas criarem.

    Aqui está um exemplo simples: No começo o que fizemos foi desenhar algo realmente rápido - uma forma básica - em seguida, preenchemos essa forma com quadrados.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/381/sjh65m.png


    Eventualmente, estávamos indo muito mais rápido desenhando diretamente sobre a grade, sem referências e ai pudemos ir para projetos mais complexos:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/972/7haj7f.png


    Você também pode ver que quanto mais trabalhamos no jogo, mais misturamos ambos os estilos de pixel art 8 bits e 16 bits. Conforme fomos aprendendo a fazer isso, não sabíamos qual estilo seria o primeiro, e eventualmente, saltava na frente de nossos olhos: foi necessário trazê-los de volta juntos - o que fizemos, é claro, como você verá no produto final. Ainda há pedaços que pertencem aos dois tipos diferentes, mas tudo funcionou bem. Para perceber o que digo, um bom exemplo disso são os elementos do fundo que são de 8 bits e o chefão é de 16-bits. Como pode ver, tudo funciona.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/621/v1hjtz.png


    Então, depois de coçarmos algumas cabeças, pesquisando e naturalmente depois de montes de palavrões, refinamos o nosso trabalho e conseguimos evoluir muito mais rápido:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/185/iodzzs.png


    Sim! Chefões! Qualquer um que jogou estes jogos algum dia, ou até mesmo nos dias de hoje, sabe que os chefes eram uma grande parte do apelo e do desafio. Capturar o design e a aparência geralmente grandes e grotescas criaturas / entidades / robôs foi crucial. Tenho certeza de que Chris pegou essa.

    Outro conceito que pensávamos ser legal era separar os elementos em duas categorias, que passariam então a ser refletidos na capa, bem como em outras partes do jogo. Alguns elementos seriam "no jogo / na tela" e outros estariam fora da tela, como se alguns elementos fossem parte do mundo real, assim como um gabinete de fliperama.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/008/qbinl2.png


    É engraçado que decidi terminar este diário com a tampa da caixa porque é realmente a primeira coisa que trabalhamos. Mais uma vez, quisemos dar-lhe um ar de 1980, mas precisava também olhar e sentir que era contemporâneo. Não queríamos que as pessoas confundissem o jogo com um jogo antigo ao olhar para a arte nas prateleiras da loja, então a princípio eu dei a Chris um quadro para contornar - isto foi literalmente o que eu mandei:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/030/t3gjmp.png


    Então começamos a iteração sobre ele, e a elaboração de monstros para caber no espaço:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/377/6yv6gj.png



    E, em seguida, inserimos alguns elementos de design:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/559/iz77kl.png

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/511/4sxh6n.png


    Em off para o trecho final. Quando Chris apresentou a ilustração central para mim, sabia que tínhamos alguma coisa, mas ainda não era exatamente o que queríamos. Ele perdeu "algo" que existia na década de 1980, por isso, pedi-lhe para refinar todas as linhas e soltar alguns dos "pixels". Do meu lado,  terminei o título e os gráficos para parecer e fazer como se o jogador se sentisse jogando um arcade velho. Eeeeeeeeeeee lá estava ela, a tampa terminada!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/6137_m.jpg


    Philippe Guérin

    Traduzido por mgstavale
    https://ludopedia.com.br/uploads/01/689/3hi1q3.jpg

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    Comentários:

  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor30/04/16 16:57
    professor » 30/04/16 16:57

    Toda vez que me deparo com um jogo bem ilustrado é constante ouvir elogios rasgados aos montes à arte "atualizada" com tudo o que a tecnologia pode oferecer em cores e concepção gráfica. Mas sinceramente, consigo listar facilmente uns trezentos jogos que a arte é tão boa e tão padronizada que ao colocar esses jogos lado a lado sinto uma tristeza e monotonia profunda.

    Acho fantástico quando um estilo de arte foge do pensamento tradicional e nos presenteia com algo to nostálgico e bem desenhado quanto a arte da era 8 e 16 bits dos games. Hoje em dia com todos os recursos à nossa disposição fazer um bom trabalho requer muito mais domínio de técnicas do que talento propriamente dito. Me lembro que a imagem final do game Phantasy Star (8 bits) era exatamente o que havia sobrado de memória do cartucho de 4 mega. E para chegar a essa hoje simplória imagem, o artista teve um trabalho fenomenal.

    Vejo muitos jogos digitais encarnarem em versões analógicas. Gostaria de ver esse jogo encarnar um game digital quem sabe ser disponibilizado pela steam. 

    • The Battle at Kemble's Cascade é um jogo bonito. Uma surpresa no meio de um monte de jogos que usam uma arte genérica e padronizada. Pena é não ter esperança de vê-lo lançado oficialmente por aqui.

    2
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado10/05/16 09:31
    Descolado » 10/05/16 09:31

    professor::Toda vez que me deparo com um jogo bem ilustrado é constante ouvir elogios rasgados aos montes à arte "atualizada" com tudo o que a tecnologia pode oferecer em cores e concepção gráfica. Mas sinceramente, consigo listar facilmente uns trezentos jogos que a arte é tão boa e tão padronizada que ao colocar esses jogos lado a lado sinto uma tristeza e monotonia profunda.

    Acho fantástico quando um estilo de arte foge do pensamento tradicional e nos presenteia com algo to nostálgico e bem desenhado quanto a arte da era 8 e 16 bits dos games. Hoje em dia com todos os recursos à nossa disposição fazer um bom trabalho requer muito mais domínio de técnicas do que talento propriamente dito. Me lembro que a imagem final do game Phantasy Star (8 bits) era exatamente o que havia sobrado de memória do cartucho de 4 mega. E para chegar a essa hoje simplória imagem, o artista teve um trabalho fenomenal.

    Vejo muitos jogos digitais encarnarem em versões analógicas. Gostaria de ver esse jogo encarnar um game digital quem sabe ser disponibilizado pela steam. 


    • The Battle at Kemble's Cascade é um jogo bonito. Uma surpresa no meio de um monte de jogos que usam uma arte genérica e padronizada. Pena é não ter esperança de vê-lo lançado oficialmente por aqui.


    CLAP! CLAP! CLAP! Concordo contigo, professor, adorei o jogo, já está resenhado aqui na Ludopédia inclusive. Uma "carta de amor" aos jogos de nave. Uma pena que seus criadores (a despeito de demonstrarem muita empolgação em dar sequência a ele) não conseguiram ir adiante, talvez porque as vendas não surtiram o esperado. No mais, VIREI FÃ!

    0
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The Battle at Kemble's Cascade - Diário do Artista: The Battle at Kemble's Cascade
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