O texto original voce pode conferir em meu blog: http://meeplezone.com/2016/02/02/dual-mechanics/
Uma grande caracteristica dos jogos modernos é a utilizção de multiplas mecanicas. Apesar de existir ainda muitos jogos cadastrados com apenas uma mecanica, hoje em dia isso tem se tornado mais raro. Eu decidi entao investigar como os jogos misturam as diversas mecanicas, como isso vem sendo feito ao longo dos anos e como isso influencia a avaliacao dos jogos (ranking no boardgamegeek).
Como no estudo anterior eu selecionei jogos cadastrados ate janeiro de 2016 com um valor de ranking no BGG
Eu coletei todos os pares de mecanicas disponiveis e contei quantas vezes eles aparecem juntas, no mesmo jogo.
Resultados
Para responder essas perguntas eu dividi a historia humana de jogos de tabuleiros em 4 eras.
1- Era Pre-Catan: Vai da epoca em que os dinossauros jogavam pedra-papel-tesoura ate o lancamento de Settles of Catan em 1995.
2- Era Catan: de 1995 até 2000
3- Era Carcassonne: de 2000 até 2010
4- Era contemporanea ou era dos jogadores com poderes especiais: vai de 2010 ate hoje
Eu agrupei as principais combinacoes de mecanica nessas 4 eras.

Na era Pre-Catan, Dice Rolling dominava, nosso querido dado era combinado com tudo. Mas o que mais se destacava mesmo era a mecanica de Hex and Counter, uma mecanica classica dos wargames (é tambem a mecanica de wargame mais antiga). Esse periodo foi tambem o mais desbalanceado, na tabela acima voce pode notar através das diferencas de cores a direita dos valores numericos. Hex-and-Counter dominou.
Catan deu inicio a era da diversidade nos jogos. As combinacoes de mecanicas mais representativas ja nao estavam tao distantes do resto. Esse periodo foi marcado pelo Set-Collection, que curiosamente nem estava no top 10 antes de 1995. Mais curioso ainda, na era Carcassone, Dice Rolling voltou com força.
Finalmente, na era contemporanea vemos o dominio do Hand Management e Variable Player Powers. Nessa era tambem observei uma pequena queda na variabilidade de mecanicas usadas. Talvez seja o mercado tentando copiar sucessos anteriores, aprendendo com os erros passados. Outra hipotese seria que temos cada vez jogos mais complexos, com mais mecanicas adicionadas as mecanicas ja estabelecidas como sucesso entre o publico.
A evolução ano a ano
Para dar espaço as mecanicas modernas, algumas outras perderam espaço. Abaixo eu listo as tres combinações que mais cairam em uso: Hex and Counter com Simulação, Dice Rolling com Hex and Counter e Roll and Move com Dice Rolling.
Por outro lado, algumas mecanicas cresceram bastante. A maioria eu ja citei anteriormente.
Uma coisa que eu notei é que existe uma alternancia ano apos ano. O mercado parece ser cíclico, por exemplo, set-collection com hand management estava em quase 3% dos jogos com multiplas mecanicas em 1997, desceu para apenas 1% em 2000 e cresceu novamente em 2000 para 2.5%. Se isso se mantiver, devemos esperar um 2016 com mais jogos utilizando Hand Management com Card Drafting e menos Hand Management com Variable Player Powers.
Diferenças entre jogos no topo do ranking e o restante
Antes de prosseguir ja adianto que eu nao exclui a variavel 'tempo', e é fácil de notar que jogos mais antigos não estão no top do ranking do BGG. Eu olhei apenas para a diferença de mecanica entre os jogos no top 200 e os jogos com ranking maior que 4000. Na figura abaixo eu mostro essas diferenças, os asteriscos representam alta significancia estatistica (p-value < 0.01) Tem uma clara distinção de mecanicas, sendo que a maior diferença está na combinação de Dice Rolling com Variable Player Powers. Essa combinação está mais de 4 vezes mais representada nos top 200.
Como curiosidade, eu deixo aqui algumas das mais bizarras e raras combinações de mecanicas em jogos:
Variable Player Powers com Pattern Recognition:
Astoria (2006)
Line Drawing com Variable Player Powers:
Pocket Dungeon (2009)
Auction/Bidding com Singing:
The Worst Game Ever (2014)
Line Drawing com Campaign/Battle Card Driven:
NUTS! (1998)
Como todos podem ver claramente, algumas mecanicas não devem ser combinadas.