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  3. Laboratório do Mestre: Leaders

Laboratório do Mestre: Leaders

  • avatar
    gebson25/09/16 21:02
    avatar
    gebson
    25/09/16 21:02
    1112 mensagens MD

    Laboratório do Mestre #07: Leaders


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/782/75tk3n.jpg


    Olá galera, venho mais uma vez aqui para lhes trazer um laboratório do mestre, dessa vez com a expansão Líderes do jogo 7 Wonders, expansão essa já lançada aqui no Brasil pela Galápagos Jogos.


    A expansão Líderes traz, além de uma mecânica nova para o jogo, algumas novas cartas de guildas e uma nova maravilha disponível para ser escolhida no começo do jogo, abaixo eu vou falar um pouco sobre os componentes que vem nessa pequena caixa, mas que adiciona uma boa quantidade de material ao jogo base 7 Wonders.

    Nova Mecânica Fase de Liderança e Cartas de Líderes


    Vamos começar pela nova mecânica adicionada ao jogo base, que se chama Fase de Liderança, durante essa fase os jogadores poderão baixar uma das cartas de líderes da sua mão para o jogo, para melhorar a sua maravilha ou para ganhar moedas de ouro do banco.


    Essa nova fase é usada basicamente apenas para você poder baixar as cartas de líderes que agora vão fazer parte do jogo, no início de cada era os jogadores tem uma fase de liderança para ser feita antes de começarem a fazer as fases normais do jogo base.


    Cartas de Líderes


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/054/mggluf.jpg


    As cartas de líderes podem ser baixadas uma de cada vez durante as fases de liderança da partida, no total cada jogador só poderá baixar até no máximo 3 cartas de líderes em uma partida, as cartas de líderes servem para dá bônus aos jogadores de diversas maneiras, como pontos no final da partida, desconto em determinados tipos de construções, moedas de ouro, poder militar, entre muitas outras vantagens variadas no jogo.

    A quantidade de cartas de líderes que vem nessa expansão é até boa, um total de 36 cartas cada uma com uma habilidade única e representando um personagem histórico da época em que o jogo é ambientado. Abaixo eu vou falar de alguns dos personagens que eu achei mais interessantes e deixar minha opinião sobre eles.

    Alexandre



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/621/whbet4.png


    Esse líder lhe fornece 1 ponto para cada ficha de vitória, é um líder bom, se você focar um pouco em ter mais força militar que seus vizinhos e ele vier logo no começo do jogo você pode fazer muitos pontos no final da partida. Caso ele venha logo na sua primeira mão de líderes e seu objetivo for focar em poder militar logo de cara esse é um ótimo líder para a sua estratégia de jogo.

    Midas



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/973/t17xid.png

    Esse líder praticamente dobra a quantidade de pontos que você ganha no final da partida pelas suas moedas de ouro, geralmente aqui no grupo não se faz muitos pontos em moedas de ouro no final de uma partida, mas caso o jogador tenha como conseguir muitas moedas em sua estratégia esse líder pode lhe ajudar bastante, até porque ele não precisa ser baixado logo de cara para lhe fornecer o seu bônus, já que a habilidade dele só vai ser ativada no final da partida.

    Bilkis



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/977/b17fc8.jpg

    Essa líder é uma ótima carta para que o jogador não fique pagando moedas de ouro aos seus vizinhos por mercadorias que você precise para fazer alguma construção, ela basicamente lhe permite comprar qualquer recurso uma vez por turno por 1 de ouro. Além de permitir que você compre qualquer tipo de recurso por 1 de ouro, essa moeda ainda vai para o banco e não para um dos seus oponentes o que faz com que você não o ajude lhe fornecendo moedas de ouro.

    Tômiris



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/gg08fw.png

    Essa é para mim uma das melhores cartas de líderes dessa expansão, quando ela está em jogo todas as fichas de derrotas que você recebe durante a fase de conflitos são dadas aos jogadores que lhe atacaram e ganharam o conflito com você, essa habilidade além de não permitir que você fique com pontos negativos no final do jogo ainda faz com que os seus oponentes ganhem menos pontos de vitória ao lhe atacar. 

    P.S.: Não sei dizer se essa habilidade é assim mesmo, mas foi assim que nós aqui do grupo conseguimos interpretar e jogamos dessa maneira, caso essa habilidade seja de outra forma me informem.


    Nero



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/778/k5ugm7.png

    Esse líder é consideravelmente bom, ele serve para ser usado assim como Alexandre que vai lhe dá vantagem pelas suas conquistas militares, a habilidade de Nero é basicamente lhe fornecer 2 moedas de ouro para cada marcador de vitória que você recebe após ele está em jogo, o problema mesmo é que você teria que baixa-lo o quanto antes para ficar recebendo a maior quantidade de vezes possível esses bônus de ouro.


    Xenofonte



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/940/ivzz3w.png

    Esse líder é bem parecido com Nero, a sua habilidade também vai lhe fornecer moedas de ouro, mas diferente de Nero ele vai lhe fornecer 2 moedas de ouro sempre que você fizer uma construção de comércio após a sua entrada em jogo. É outro líder bom para você acumular muitas riquezas e como você vai ter muitas cartas de comércio ainda vai fazer com que fique mais fácil para você adquirir recursos dos seus vizinhos.

    Hipáti, Varrão, Nabucodonosor e Fídias



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/667/ghqezg.png

    Esses líderes têm habilidade praticamente iguais, eles vão lhe fornecer 1 ponto de vitória extra no final da partida para cada carta de um tipo especifico. Se você conseguir pega algum desses líderes durante uma partida eles são bem interessantes de ter em jogo, pois muito provavelmente vão lhe dar alguns pontos no final da sua partida.

    Péricles, Praxiteles e Hirão



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/072/qnhuah.png

    Esses líderes são basicamente como os citados acima, vão lhe fornecer pontos por determinados tipos de cartas que você tem em jogo no final da partida, só que esses vão lhe dar 2 pontos de vitória por carta do tipo especificado pelo líder. Alguns desses tipos de cartas são mais complicados de baixar, como as cartas de guilda que você só vai conseguir baixar na era III, mas Péricles lhe dá esses pontos de vitória por cartas militares que você tem em jogo, e como os jogadores já tem acesso às cartas militares desde o começo da partida, isso torna esse líder muito bom, talvez um dos melhores do jogo.

    Safo, Zenóbia, Nefertit e Cleópatra



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/729/s5vbo7.png

    Essas líderes são cartas bem simples, elas vão lhe dá uma determinada quantidade de pontos de vitória no final da partida por uma baixa quantidade de moedas de ouro, elas podem não ser as melhores cartas de líderes do jogo, na verdade essas provavelmente devem ser uma das piores, mas durante a seleção de líderes no começo do jogo eu acho bem melhor pegar uma dessas cartas que vão com certeza me dá algum ponto de vitória do que pegar uma carta de líder que não vai servir para nada na minha estratégia de jogo, então é melhor 2 pontos em jogo que nenhum ponto na sua mão.

    Novas cartas de Guildas


    A expansão além de trazer a nova mecânica de líderes para dentro do jogo base, ela ainda traz 4 novas cartas de guildas que podem ser adicionadas as cartas de guilda do jogo base. Algumas dessas cartas de guildas lhe dão vantagem apenas quando se está usando a expansão lideres, então, caso em uma partida você não queira usar a expansão lembre-se de retirar essas cartas do baralho de eras. Abaixo eu vou falar um pouco sobre as novas cartas de guildas que vem nessa expansão.

    Guilda dos Jogadores



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/314/n5qd3k.png

    Para mim essa é a melhor carta de guilda que veio nessa expansão, ela tem a mesma habilidade do líder Midas, que vai lhe fornecer 1 ponto de vitória para cada 3 moedas de ouro no final da partida. Se você conseguir juntar essa guilda e Midas em uma partida cada uma das suas moedas no final do jogo vai lhe dar 1 ponto de vitória o que é muito forte.

    Guilda das Cortesãs



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/228/097k4c.png

    Essa é outra carta de guilda muito boa, quando você baixá-la você recebe o marcador de cortesã que vem na expansão, você pode colocar esse marcador em qualquer líder dos seus vizinhos e receber os benefícios desses líderes. Essa é uma ótima carta caso você queira copiar a habilidade de algum dos seus vizinho, o que vai lhe ajudar em jogo, eu sempre tento pegar essa carta quando estou jogando, pois as vantagens que ela pode fornecer a um jogador é muito grande.

    Guilda dos Diplomatas



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/333/68xeq2.png

    Essa é uma guilda razoável, ela vai lhe fornecer 1 ponto de vitória para cada líder que seus vizinhos tem no final do jogo, não é algo muito bom caso os seus vizinhos não tenham baixado tantos lideres, tem outras guildas bem melhores que ela, ela se tornaria muito melhor se contasse os seus próprios líderes também na contagem final de pontos. 

    Guilda dos Arquitetos



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/188/zcrptm.png

    Outra carta de guilda que pode se tornar muito boa no final da partida, ela vai lhe dá 3 pontos de vitória no final do jogo para cada carta de guilda que os seus vizinhos tem, essa carta sozinha pode chegar a lhe dá mais de 10 pontos de vitória facilmente, é outra que muito dificilmente passa da minha mão para outro jogador.

    Nova Maravilha


    A expansão líderes além de fornecer a nova mecânica de líderes para o jogo base traz uma nova maravilha em algumas novas cartas de guildas, para serem usadas apenas quando a expansão está junto ao jogo base, a nova maravilha se trata de Roma.

    Assim como as outras maravilhas Roma tem dois lados, cada um com vantagens diferentes para cada um dos seus níveis de evolução. Abaixo vou falar um pouco sobre cada uma das faces da maravilha de Roma.

    Roma lado A



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/028/y1yjtk.jpg

    Roma não fornece nenhum recurso inicial para o jogo, diferentemente das outras maravilhas, mas ela lhe permite que você baixe os seus líderes sem nenhum custo, o que é bem interessante, já que você vai economizar muitas moedas de ouro nesses processos de colocar líderes em jogo. Já a quantidade de vezes que você pode melhorar esse lado da maravilha é apenas duas, e em ambas as melhorias você vai ganhar apenas pontos de vitória extras, um total de 120 pontos se fizer os dois níveis dela. 


    Roma lado B



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/879/hj4pb7.png

    Assim como o lado A dessa maravilha esse também não lhe fornece nenhum recurso inicial, mas lhe fornece um desconto de 2 moedas de ouro quando você vai baixar algum dos seus líderes, o problema é que ela também dá um desconto de 1 moeda aos seus vizinhos quando eles forem baixar os lideres deles.

    Quando o jogador for construindo novos níveis da sua maravilha ele vai poder no primeiro nível comprar 4 cartas de líderes que estão do lado de fora do jogo e adicionar a sua mão, além de ganhar 5 moedas de ouro, no segundo e terceiro nível ele vai poder baixar um líder extra da sua mão além de ganhar 3 pontos de vitória, essa habilidade ainda vai receber o desconto que a maravilha lhe fornece fazendo com que você baixe os seus líderes mais baratos.

    Bem, por mais que esse lado da maravilha tenha um ponto negativo, que seria o desconto para os seus vizinhos baixarem os seus líderes, as vantagens que você vai ganhar ao fazer cada um dos seus níveis de evolução são muito boas, então dá para ignorar esses descontos que os seus vizinhos vão receber, já que eles no máximo vão economizar 3 moedas de ouro no total.

    Considerações Sobre a Expansão


    Eu não tenho nenhuma outra expansão de 7 Wonders, pois tenho esperança de que a Galápagos Jogos vá trazer todas elas para o Brasil, mas eu achei essa expansão bem completa e por um preço muito acessível. 7 Wonders já é um jogo muito bom e com muita estratégia envolvida em suas partidas, e com o conteúdo adicional dessa expansão se deixou ainda mais brechas de estratégias possíveis para se vencer uma partida, os combos de líderes, cartas de comércio, guildas, entre outras coisas que você pode fazer durante uma partida, o que o torna um excelente jogo.  7 Wonders é para mim um dos melhores e mais estratégicos jogos para grandes quantidades de jogadores e com essa expansão o mesmo ficou ainda mais estratégico e com uma rejogabilidade muito maior que o jogo base já tinha, excelente expansão, indispensável para os amantes desse jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/832/79qejr.jpg


    Componentes da expansão.



    P.S. : desculpe pelas imagens ruins, foram as melhores que encontrei no momento, se acha unas melhores substituo elas depois.


    O canal também tem uma resenha do jogo base de 7 Wonders caso você queira da uma conferida no material o link vai fica logo abaixo.


    RESENHA 7 WONDERS


    https://www.ludopedia.com.br/topico/8661/mestre-dos-dados-resenha-7-wonders


    Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!


    Siga também a pagina no Facebook: https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/ 

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    Comentários:

  • Mecolzn
    1 mensagens MD
    avatar
    Mecolzn26/09/16 13:00
    Mecolzn » 26/09/16 13:00

    Bom dia!

    Somente uma observação importante sobre a regra dos Líderes. Eu tenho a versão em inglês, porém acredito que a Galápagos tenha trazido com as regras iguais.
    Vi que você menciona em alguns momentos sobre "ter sorte de pegar tal líder na primeira mão/turno", na verdade cada jogador joga com uma mão definida de líderes, sendo que antes de iniciar a partida (a primeira fase de líderes), devem ser distribuídos 4 líderes para cada jogador, então cada um escolhe uma carta para manter (sem revelar) e passa as outras para o próximo jogador, assim recebem 3 cartas, escolhem uma para manter, depois 2, e então a última que não tem como escolher. Essas 4 cartas de líderes que foram separadas, formam o deck de líderes de cada jogador, da onde poderá escolher nas fases de líder qual baixar em cada momento (antes da era 1, 2 e 3).

    Espero ter ajudado!

    1
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson26/09/16 13:18
    gebson » 26/09/16 13:18

    Mecolzn::Bom dia!

    Somente uma observação importante sobre a regra dos Líderes. Eu tenho a versão em inglês, porém acredito que a Galápagos tenha trazido com as regras iguais.
    Vi que você menciona em alguns momentos sobre "ter sorte de pegar tal líder na primeira mão/turno", na verdade cada jogador joga com uma mão definida de líderes, sendo que antes de iniciar a partida (a primeira fase de líderes), devem ser distribuídos 4 líderes para cada jogador, então cada um escolhe uma carta para manter (sem revelar) e passa as outras para o próximo jogador, assim recebem 3 cartas, escolhem uma para manter, depois 2, e então a última que não tem como escolher. Essas 4 cartas de líderes que foram separadas, formam o deck de líderes de cada jogador, da onde poderá escolher nas fases de líder qual baixar em cada momento (antes da era 1, 2 e 3).

    Espero ter ajudado!

    No caso aqui no manual da Galápagos os lideres iniciais são distribuídos aleatoriamente entre os jogadores e logo apos isso se faz os draft de cartas entre os jogadores, quando falei sobre pega o líder logo no começo do jogo quis dizer pega ele logo na mão inicial.

    0
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