Produtora: Repos Production (Galápagos Jogos)
Numero de Jogadores: 2 a 7
Duração: 40 Minutos
Ranking da Ludopedia: 7
Ranking na Boardgames Geek: 28
Minha Nota para o Jogo: 8.1
Olá galera, de volta trazendo mais uma resenha para vocês, e dessa vez com o jogo 7 Wonders, um jogo de construção de civilizações onde cada jogador controla uma civilização e terá que evoluí-la melhor e mais rápido que os outros jogadores para se tornar a melhor civilização no final do jogo. 7 Wonders é um jogo para 2 a 7 jogadores, com um tempo médio de partida de 45 minutos e traz como a sua principal temática a evolução de civilizações antigas.
Temática
Governe uma das sete grandes cidades do mundo antigo. Explore os recursos naturais de suas terras, participe da constante marcha do progresso, desenvolva suas relações comerciais e faça valer seu poderio militar. Deixe sua marca na história da civilização construindo uma Maravilha arquitetônica que transcende através dos tempos futuros.
Cada jogador controla uma das maravilhas em grande desenvolvimento, os jogadores terão que fazer construções em sua civilização para lhes fornecerem recursos, poderio militar e conhecimento para acumular pontos e se tornar o vitorioso no final da partida.
Mecânicas
As principais mecânicas do jogo são as ações simultâneas, jogadores com diferentes habilidades e a seleção de cartas.
A principal mecânica do jogo é a seleção de cartas, pois são delas que vai vir todo o recurso necessário para os jogadores fazerem as construções da sua maravilha. Cada jogador começa a partida com uma mesma quantidade de cartas e deve escolher uma delas e passar as restantes para o próximo jogador. A sua escolha de carta deve ser muito bem feita, pois lembre-se que uma escolha mal feita durante essa parte do jogo além de lhe prejudicar pode fortalecer muito o jogador para o qual você está passando as cartas.
As ações simultâneas são feitas após todos os jogadores terem escolhido as suas cartas, todos os jogadores revelam juntos as cartas que eles pegaram e caso necessário mostram os recursos para adquirir aquela carta para a sua maravilha.
Outra mecânica muito importante dentro do jogo é a de jogadores com diferentes habilidades, que na verdade seria melhor descrita como civilizações com diferentes habilidades. Ao iniciar a partida cada jogador vai receber um mini tabuleiro de uma civilização para ser desenvolvida durante o jogo, cada uma dessas civilizações possui um conjunto de habilidades que os jogadores vão poder usar ao longo da partida. Para melhor entendimento das civilizações há uma breve explicação de como elas funcionam logo mais abaixo na resenha.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, os jogadores devem acumular pontos durante toda a partida, esses pontos podem vir das construções da sua maravilha ou de batalhas ganhas ao passar a era, o jogador que tiver mais pontos de vitória no final da partida ganha o jogo.
Sequência do Turno
O turno de jogo é bem simples, e o jogo todo se desenvolve por três eras. No começo do turno cada jogador vai ter uma quantidade de cartas iguais na mão, ao longo de uma era essas cartas vão passando de mão em mão até que todos os jogadores fiquem com apenas uma carta e encerrem a Era atual a qual eles estão jogando, no final da Era III o jogo acaba. Abaixo está a sequência de turno do jogo brevemente explicada.
1° - Escolha uma carta: cada jogador deve escolher uma carta da sua mão e colocá-la na sua frente com a face virada para baixo e passar as cartas restantes para o jogador a sua esquerda (ou para direita dependendo da era). Após todos os jogadores terem escolhido as cartas, eles devem revelá-las simultaneamente.
2° - Realize uma ação: após revelar as cartas, cada jogador vai poder realizar uma ação a sua escolha. As ações possíveis são:
2.1. Construir a estrutura: caso o jogador tenha os recursos necessários para fazer a estrutura da carta que ele escolheu, ele pode colocá-la na sua área de jogo e receber os seus benefícios.
2.2. Desenvolver uma maravilha: o jogador pode evoluir a sua civilização, ele deve ter os recursos necessários para fazer o nível atual da evolução da maravilha que ele quer (mais detalhes sobre as maravilhas logo abaixo), o jogador coloca a carta que ele escolheu abaixo do seu tabuleiro de maravilha, no local correspondente a evolução que ele acabou de fazer.
2.3 – Obter Moedas: o jogador pode descartar a carta que ele selecionou para obter 3 moedas da reserva.
3° - Passar as cartas: os jogadores devem passar as cartas restantes para o seu vizinho da esquerda (ou direita dependendo da era), após feito isso um novo turno se inicia.
O final de uma era chega quando cada jogador fica apenas com uma carta na mão, após escolher a carta que ele quer todos devem descartar a carta restante e iniciar o fim da era. Ao final de cada era os jogadores adjacentes devem se enfrentar com seu poderio militar, o jogador com mais força militar ganha pontos extras, enquanto os perdedores recebem pontos negativos.
As Maravilhas
As maravilhas do jogo representam as antigas civilizações do mundo, entre as maravilhas estão Halikarnassós, Gizah, Alexandria, Olympia, Babylon, Rhódos e Éphesos. Cada uma dessas maravilhas possui um conjunto de habilidades próprias, além de fornecer um recurso inicial diferente umas das outras. Além disso, cada uma das maravilhas possui dois lados diferentes, e cada um desses lados possui habilidades diferentes, no início do jogo, quando sorteado com quais maravilhas os jogadores vão jogar, eles podem optar por jogar com qualquer um dos lados a sua escolha.
Os tabuleiros das maravilhas de Éphesos e Alexandria.
Cada uma das maravilhas tem dois ou mais níveis de evolução, e sempre que um jogador fizer uma dessas evoluções ele ganha algum benefício, esses benefícios podem variar de pontos de vitória no final do jogo, recursos, até habilidades especiais que estão descritas no livro de regras.
Maravilha do Colossos de Rhodes.
Cartas
O jogo basicamente é feito de cartas e as escolhas que os jogadores vão fazer delas, as cartas são divididas por cores, e cada uma dessas cores representa uma função. Abaixo está uma breve descrição das funções de cada um dos tipos das cartas do jogo.
Cartas de recursos (Cinza e Marrom)
As cartas nas cores cinza e marrom são as cartas de coleta de recursos, elas servem para fornecer recursos variados para a maravilha do jogador, geralmente elas não custam nada para serem baixadas, as poucas que precisam de recurso para serem baixadas são pagas com moedas de ouro. Essas cartas são a base de qualquer maravilha, são elas que vão lhe fornecer os recursos necessários para construir as outras cartas do jogo, tente sempre pegar uma boa quantidade delas para manter o seu jogo bem avançado.
Construções (Azuis)
As cartas de construções servem para lhe fornecer pontos extras no final do jogo, essa é a única função dela, você pode ter uma grande quantidade de pontos no final da partida se conseguir juntar umas boas cartas dessas.
Comércio (Amarela)
As cartas amarelas são as cartas de comércio, elas lhe dão vantagens na hora de você fazer negociações com os seus vizinhos,
e outra podem lhe fornecer uma variedade de recursos a sua escolha.
Ciência (Verde)
As cartas de ciência são divididas em três tipos, cada um desses tipos é diferenciado por um símbolo na parte superior da carta, no final da partida você vai ganhar pontos de acordo com a quantidade de cartas de ciências com os mesmos símbolos, além de ganhar um bônus de pontos caso você tenha pelo menos uma carta de cada símbolo. Essas cartas podem lhe fornecer muitos pontos no final do jogo caso você consiga juntar muitas delas no decorrer da partida.
Militares (Vermelhas)
As cartas na cor vermelha são as cartas militares, ao final de cada uma das eras os jogadores devem entrar em confronto obrigatório, essas cartas servem para dizer quantos pontos de poder militar cada um dos jogadores tem, os jogadores sempre entram em confronto com os jogadores vizinhos a ele e caso saia da batalha como vitorioso ele ganha alguns pontos de vitória além de dar alguns pontos negativos ao jogador derrotado. A quantidade de pontos que são ganhados nos confrontos militares vão aumentando com o decorrer das eras.
Guildas (Roxas)
Essas cartas não estão disponíveis na Era III, elas servem apenas para lhe fornecer grandes quantidades de pontos no final do jogo, mas cada uma das cartas de guildas fornece pontos de maneiras diferentes, e por mais que elas possam dar muitos pontos algumas delas podem não servir para você, pois a sua pontuação é bem específica.
Componentes do Jogo
Como o jogo é basicamente composto de cartas não tem muito o que falar sobre ele nessa parte, o material das cartas da minha versão da Galápagos Jogos é de ótima qualidade, bem firmes e duráveis, cheguei a até usá-las por muito tempo sem sleeves, pois não encontrava sleeves do tamanho das cartas, e mesmo após muitas jogatinas sem proteção adequada as cartas continuavam de ótima qualidade.
Os minitabuleiros que representam as maravilhas do jogo também são de ótima qualidade e rígidos, geralmente tabuleiros nesse tamanho costumam ficar empenados e não é o caso desses, todos são bem firmes e não empenam fácil.
Um comentário em especial sobre a arte em geral desse jogo, desde a caixa até as cartas, é que para mim é um dos jogos mais bem ilustrados que tenho, cada uma das imagens das cartas são muito bonitas e cada uma das ilustrações desse jogo representa bem o seu tema, poucos jogos tem uma qualidade visual tão boa quanto esse a meu ver.
Todos os componentes do jogo.
Considerações sobre o Jogo
Acho que não tem nem muito o que falar desse jogo, ele é com todo merecimento um dos melhores jogos do mercado, jogo muito rápido, principalmente com uma mesa que já tenha conhecimento das suas regras, é de fácil aprendizagem, podendo ser apresentado até mesmo para pessoas que nunca viram um boardgame na vida, e ele é visualmente muito bonito quando está em mesa. O jogo já ganhou vários prêmios e acredito que todos tenham sido bem justos, pois o jogo é muito bom.
Meu único problema com o jogo logo de cara mesmo foi para encontrar os sleeves para as suas cartas, tive que jogar um bom tempo sem eles até achar os sleeves adequados, mas isso não interfere em nada na jogabilidade do jogo, é só mesmo um comentário para os sleevadores de plantão, mas eu até entendo o porquê das cartas dele serem maiores que o padrão, acredito que seja para ficar visualmente melhor de ver as suas ilustrações e ícones.
Partida em andamento.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!