Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Don't Turn Your Back
  4. Diário do Designer: Don't Turn Your Back

Diário do Designer: Don't Turn Your Back

Don't Turn Your Back
  • avatar
    Ricardo Gama28/03/16 06:00
    avatar
    Ricardo Gama
    28/03/16 06:00
    4575 mensagens MD

    Por Eric Vogel
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/44655/designer-diary-dont-turn-your-back-and-dont-stop-b

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/21716_m.jpg


    No final de 2012, Zeppelin Attack foi projetado, mas a maior parte do trabalho de produção feita pela Evil Hat Productions ainda não tinha começado. Com base no incentivo de Chris Hanrahan (agora vice-presidente da EHP), tinha enviado um de meus projetos de jogo de tabuleiro para eles - um protótipo que finalmente terminei tendo outra ambientação - então senti como se a EHP tivesse o suficiente de minhas coisas e, provavelmente, não iria querer mais um jogo de minha autoria. Enquanto eu tinha um interesse vago de outra editora para um jogo de cartas que usaria uma configuração de ficção científica, fiquei pensando em um reino temático enquanto tentava projetar algo em paralelo do meu trabalho.

    Para cada ideia de jogo que acho boa o suficiente para prosseguir, produzo vários protótipos. Alguns deles eu jogo fora após o primeiro ou segundo teste. Muitos deles paro sem mostrar a ninguém. Às vezes, desisto destes porque percebo que não são viáveis mecanicamente, mas principalmente desisto porque eles simplesmente não têm a centelha de originalidade que quero em meus jogos. No entanto, pensar sobre ideias desinteressantes é o que geralmente faz com que ideias interessantes apareçam, de modo que é assim que meu processo de design geralmente começa nos dias de hoje. Comecei a sonhar com jogos, na esperança de que uma boa ideia viria antes das minhas férias.

    Enquanto isso, estava jogando Copycat de Friedman Friese e realmente gostei. O jogo é uma combinação brilhante, mas muito simples, de colocação de trabalhadores e de construção de decks. Cada turno, os jogadores fazem a colocação dos trabalhadores onde competem para colocar peças em campos limitados para obter ativos. Eles também jogam cartas de um baralho pessoal, expansível - daí a construção de decks. O jogo é excelente, e pensei que as próprias advertências de Friese de que era um jogo totalmente derivado foram injustas. Ele certamente deu um salto na imaginação para combinar estes dois mecanismos. Dito isto, a construção de decks e a colocação de trabalhadores de Copycat não são realmente integrados; não é uma síntese dos dois mecanismos, em vez disso, apenas coexistem como sistemas lado a lado. Meditei sobre isso, e de repente uma epifania me bateu, e o pensamento foi quase exatamente assim: "E se as cartas de construção de deck forem os trabalhadores?". No instante em que esta ideia surgiu senti-me como se fosse a melhor ideia para um mecanismo central que já tinha tido. Comecei a elaboração do primeiro protótipo naquele mesmo dia.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/798/ctg2ck.jpg


    Tudo sobre o jogo fluiu tão naturalmente a partir da ideia de cartas como trabalhadores que o primeiro protótipo veio a existir quase sem esforço. Comecei a pensar sobre quais as possibilidades de criação das cartas de trabalhadores, ao contrário de peças como trabalhadores. Porque as cartas podem conter informações complexas, que levam à ideia de restrições de área e a vários efeitos de texto exclusivos, como a Carta do Mercador. Ao contrário de um deck de construção pura, cada função não tem que aparecer em uma carta. Várias funções de construção de decks podem ser atribuídas em alguma área. A mesma carta poderia ser multifuncional, e as diferentes funções poderiam ser desencadeadas por diferentes lugares no tabuleiro.

    Eu gosto de limites limpos entre as funções de um projeto, por isso fiz uma área no tabuleiro para destruir cartas (pequena, de modo que as cartas não ficariam na lixeira muito tempo), uma área para recolher o dinheiro, duas áreas que gerariam PVs de formas ligeiramente diferentes e uma área onde os efeitos do texto de uma carta seria ativado. Assim, todas as funções principais do jogo final já estavam no local no primeiro protótipo, embora fizesse um monte de ajustes depois.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/568/2vafag.jpg


    Logo no início do processo de design, experimentei fazer o deck de cada jogador com cartas originais. Os jogadores estão sempre dizendo que eles querem esse tipo de coisa em um jogo, então eu costumo fazer uma tentativa. Como acontece na maioria dos casos, não funcionou. Assimetricamente quase sempre cria desequilíbrios problemáticos em um design, e meus jogos geralmente têm equilíbrio o suficiente para que algo assim não funcione. Se fosse um designer Ameritrash de coração, talvez visse isso de forma diferente.

    Alguns protótipos no processo de design me deram a ideia do que viria a ser o Deck de Lei, uma área no tabuleiro que proporcionaria recompensas diferentes em cada turno com base em uma carta cíclica. Isso me ajudou a resolver um problema que muitas vezes é uma luta: a criação de um bom tempo para o fim do jogo. Neste caso, poderia usar o número de cartas no deck de lei para medir as rodadas do jogo.

    Também adicionei um bônus final ao jogo na lixeira de cartas. Acho que é ideal em jogos com trilhas de pontuação, assim alguns elementos da pontuação não serão aparentes até o fim do jogo. Idealmente, quero que os jogadores, pelo menos, tenham a esperança de ganhar até que o jogo esteja quase no fim. Fazendo este bônus ser um multiplicador para as cartas que ficaram no deck resolvi o problema dando aos jogadores uma razão para ainda querer novas cartas até o final do jogo.

    Então, tinha um protótipo completo, funcionando bem, antes que ocorresse o primeiro teste o que me levou a acreditar que este projeto ficaria melhor com o tema do RPG Don't Rest Your Head, do que com o tema que estava pensando. Além disso, ficou claro para mim que este seria o meu melhor design, no entanto, eu queria dar preferência a Evil Hat.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/500/4rhldj.jpg


    Antes de ser contratado para projetar Zeppelin Attack, falei com Chris Hanrahan sobre a possibilidade de lançar um jogo pela Evil Hat, e ele me pediu para dar uma olhada no RPG Don't Rest Your Head, o primeiro RPG que a Evil Hat Productions publicou.

    Em Don't Rest Your Head a privação do sono é tão grande que os personagens são sugados para outro mundo, a cidade de Mad, onde adquirem poderes de sonhos e são perseguidos por pesadelos vivos. Não sou um jogador, mas realmente gostei de Don't Rest Your Head como uma peça de literatura; tinha um cenário sugestivo e atmosférico com personagens fascinantes. Como a Cidade de Mad é surreal, tem uma cultura e uma estrutura como qualquer outra sociedade. Também tem um mercado e uma economia (com moedas muito estranhas e alguns bens!), o que parecia ser uma boa forragem para um jogo de tabuleiro. Logo no início, comecei a brincar com ideias para jogos de construção de decks que seriam definidos neste mundo, mas não fui muito longe, e a maioria dessas ideias acabaram sendo incorporadas no Zeppelin Attack. No entanto, agora, quando tentei ver o meu novo jogo através da lente de Don't Rest Your Head, as correspondências naturais ficaram imediatamente aparentes. Voltei para os livros de Don't Rest Your Head, especialmente o livro de contos ambientados na Cidade de Mad, para atualizar o meu conhecimento da temática. Encorajo os leitores deste diário para dar uma olhada nele.

    Existem vários distritos distintos na Cidade de Mad, por isso ficou fácil criar os diferentes campos de colocação de trabalhadores. O Reino de Wax é uma parte da Cidade de Mad onde os personagens são sugados, assimilados, e não podem escapar, por isso esse parecia ser um lugar natural para a função de lixo. Os pesadelos em Don't Rest Your Head dirigem-se ao mundo normal - a "cidade adormecida" - para colher os sonhos das pessoas e vendê-los, então a função geradora de dinheiro foi um ajuste natural com a cidade de Slumbering. O Bazar Bizarro é o lugar onde os negócios são realizados, então parecia o cenário natural para ativar os efeitos dos textos. O 13º Distrito e o Ensino Médio são os distritos mais perigosos, lugares onde os jogadores têm de lutar através de seu caminho, por isso pareciam os lugares naturais para marcar pontos de vitória através do controle majoritário. O movimento de cartas através do Ensino Médio me pareceu uma boa representação da matrícula, sendo assim, alterei os mecanismos para fazer esta sensação ficar ainda mais aparente. O 13º Distrito foi um ajuste natural com a ideia de cartas de "lei" que ditam a pontuação.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/507/39qaen.jpg


    Uma vez que o novo tema estava no lugar, fui começar a ajustar as cartas para torná-las melhores representações de alguns dos personagens dos pesadelos mais conhecidos em Don't Rest Your Head. Daquele ponto em diante, o desenvolvimento foi principalmente uma questão de testes e aprimoração do placar, utilizando vários elementos do jogo para obter o equilíbrio certo. Era importante que o 13º Distrito, o Ensino médio, e o bônus do final do jogo no reino de Wax tinham potencial de pontuação global semelhante. Não era minha intenção que cada um deles representasse um "caminho para a vitória" simples, mas pensei que as estratégias do jogador deveriam ser capazes de se concentrar em qualquer uma destas áreas.

    Foi nesta altura que apresentei o jogo para Fred Hicks e Chris Hanrahan na casa de Chris. Neste caso, três jogos estavam sendo apresentados para Fred na mesma noite: um jogo cooperativo de Eric Lytle e Chris Ruggiero, meu jogo de tabuleiro 4X que Chris Hanrahan queria que Fred olhasse, e Don't Rest Your Head. Fred tinha feito protótipos dos outros jogos anteriormente, mas senti que ele gostou de Don't Turn Your Back naquele último jogo da noite. Já tinha realizado testes suficientes para reconhecer uma reação de um possível publicador quando sinalizava interesse real, e claramente Fred gostou do que viu. Até o final do teste ficou bem claro que a Evil Hat estava para produzir este jogo. Fiquei tão encantado com o tema neste ponto que realmente não sei o que teria feito com o jogo se ele não tivesse gostado!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/21721_l.jpg


    Não havia uma quantidade enorme de mudanças no jogo a partir deste ponto. Fred fez um pouco de seus próprios testes em convenções de jogos e pediu ajustes específicos de um par de cartas que melhoraram sua relação com o mecanismo. Foi Fred que sugeriu que o personagem do rato de telhado seria uma carta fraca que poderia ser jogada em qualquer lugar; o que pareceu ser um excelente ajuste com relação aos ratos de telhado que são retratados em Don't Rest Your Head. Lembro-me que tive que procurar um pouco para obter um efeito no texto distintivo do Bazaar para que refletissem seu personagem. Acho que também foi Fred quem sugeriu adicionar diferentes níveis de terceiro e quarto lugares de pontuação para o bônus de fim de jogo para o Reino de Wax. Fred também chamou o jogo de Don't Turn Your Back em algum momento durante este período. Parte da razão pela qual eu gosto de trabalhar com Fred é que ele é um grande recurso para os temas dos jogos. (Isto é verdade mesmo quando ele não é o autor!) Também ampliei o número de cartas de Lei para criar mais variedade de jogo.

    No geral, este foi um processo de design curto para o que é provavelmente o meu jogo mais pesado até agora. A maneira que inicialmente previ o projeto funcionou bem o suficiente para que tivesse que rever muito menos do que tenho costume.

    Deixe-me dizer que estou extremamente feliz com a aparência do jogo acabado. Tenho ficado muito satisfeito com a arte em todos os meus jogos profissionalmente publicados, mas Don't Turn Your Back é o primeiro em que sinto como o jogo em si é um objeto de arte visual. George Cotronis, o artista que tem sido associado principalmente com a série Don't Rest Your Head, criou imagens maravilhosamente bizarras para o jogo. Porque a cidade é tão louca, que fica difícil traduzi-la a partir de descrições narrativas para imagens concretas. No entanto, George foi capaz de trazê-las para a vida sem perder sua estranheza ou ameaça. A arte é bonita e assustadora ao mesmo tempo, com uma qualidade que agrada.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/193/6x37qo.jpg


    Fred fez o design gráfico para Don't Turn Your Back, criando um layout altamente funcional, que fica graficamente complementado com a estranheza da arte, utilizando respingos irregulares de cor para as bordas. Uma das coisas interessantes que Fred estabeleceu tem a ver com tornar este projeto amigável para jogadores com a visão prejudicada para cores, portanto, além de alguns dos dispositivos normais para isso, tais como ter um símbolo emparelhado com a cor do jogador em cada carta, Fred fez muitas investigações sobre o conjunto de quatro cores que iria usar facilitando para pessoas com várias formas e graus de daltonismo. Isto levou-nos a ter um invulgar conjunto de cores: laranja, azul, verde-oliva e azul-petróleo, que novamente apenas ajudam a aumentar a sensação estranha do jogo.

    Dada a forma como o Kickstarter permitiu mil flores a florescer na indústria do jogo, acho estranho que a gama de estilos artísticos populares para jogos de tabuleiro parecem ter realmente estreitado ao longo dos últimos dez anos. Não há nada de errado com qualquer estilo, e meus jogos têm utilizado tantos em momentos diferentes; o problema é a exclusão de outros estilos, deixando uma gama limitada de estilos visuais aceitáveis que restringe a gama de temas de jogos que podem existir. Por que a gama de estilos visuais nos jogos de tabuleiro são mais limitadas do que a gama de estilos artísticos que existem?

    Com esse projeto feito, impulsionamos o jogo, com sucesso, e minha segunda publicação com a Evil Hat Productions foi realizada! Enquanto escrevo isto, tenho mais dois projetos em diferentes partes para a Evil Hat, um dos quais espero que os jogadores fiquem particularmente animados, mas essas são histórias para outro dia. Agora que as cópias kickstarted dos jogos estão ficando nas mãos dos apoiantes, percebo que tenho tido sonhos perturbadores e bizarros durante as últimas seis semanas ou mais; enquanto isso Fred Hicks relata que sofre de insônia crônica. Eu me pergunto... :O

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/561/xf994b.jpg


    Traduzido por mgstavale
    https://ludopedia.com.br/uploads/01/689/3hi1q3.jpg

    0
    1
    11

  • Canal

    Veja Também

    Diário do Designer

    Veja Também

    Diário do Designer - Gloomhaven
    Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue
    Por que eu acredito em PNPs
    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]
    Diário do Designer: Space Cantina

    Compre agora o jogo Don't Turn Your Back na LUDOSTORE
    R$ 221,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson28/03/16 10:19
    gebson » 28/03/16 10:19

    Que arte linda a desse jogo.

    1
  • NEGS
    248 mensagens MD
    avatar
    NEGS28/03/16 10:34
    NEGS » 28/03/16 10:34

    Linda mesmo!!! Comprarei quando puder!!

    1
Responder
Don't Turn Your Back - Diário do Designer: Don't Turn Your Back
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.