Publicado originalmente no site: www.jogosdetabuleiros.com.br
Um jogo cheio de mecânicas de outros jogos mas que funciona com uma sinergia incrível, Witchstone é um jogo excelente e encorpado, bem diferente do que estamos acostumados a ver do autor Reiner Knizia (este em parceria com Martino Chiacchiera).
A ideia do jogo é que os jogadores fazem parte de uma guilda que se reunem em torno da pedra sagrada para ajudar a regenerar seus poderes. Com uma temática no melhor esquema “colada com cuspe”, o jogo traz diversos minigames, com mecânicas já vistas em outros jogos, um tempo de jogo agradável e bem gostoso de jogar.
REGRAS:
As regras de Witchstones são muito simples. Como dito acima, são diversos minigames entrelaçados, cuja as ações do seu turno serão definidas de acordo com a alocação de um de seus tiles de ação no seu caldeirão. Ao alocar a peça, se você encostar esse tile em algum outro tile ou marcação de seu caldeirão com o mesmo ícone de ação, aumentará a potência desta ação.
A potência da sua ação está relacionada ao número de ícones de ações iguais conectados. No exemplo, 5 pentagramas.
Em cada rodada você colocará um tile de ação em seu caldeirão e executará as duas ações deste tile. A potência está definida pelo número de ícones da ação conectados. Ou seja, se você tiver 5 pentagramas por exemplo (como no exemplo da imagem) você andará 5 espaços na trilha do pentagrama.
As ações vão desde colocar bruxas no tabuleiro, que caminharão pelo tabuleiro principal apenas uma vez e marcarão pontos, como criar caminhos para que as bruxas possam se deslocar pelo mapa (no melhor estilo criação de rotas do Ticket to Ride), passando por diversas trilhas que lhe darão benefícios e lhe ajudarão a ganhar mais pontos conforme a partida se desenvolve. No final do turno você pega um novo tile de ação do seu estoque pessoal e passa a sua vez.
O jogo termina quando você não tiver mais tiles para comprar do seu estoque e ficar com apenas 4 tiles de ações disponíveis.
JOGABILIDADE:
A jogabilidade do jogo é tranquila, sem muito downtime ou AP, mas isso não quer dizer que o jogo seja suave. Ele tem os seus momentos de decidir a melhor das 5 opções de tiles disponíveis.
É um jogo de formar combos de ações, utilizando sua potência e os bônus de cada ação para combar a sua jogada. Se você não souber sempre tirar o melhor proveito de sua colocação do tile de ação inevitavelmente irá perder o jogo.
É um jogo que exige uma atenção se disputado por jogadores experientes mas que não impede jogos mais casuais.
COMPONENTES:
Os componentes de Witchstone são belíssimos, com uma arte bem atrativa e fica lindo na mesa. São cristais de plásticos translúcidos, diversas pecinhas de madeira, além de cartonados de boa qualidade, tanto nas peças como nos tabuleiros.
Os componentes do jogo são muito bem produzidos e ficam belíssimos na mesa.
A MINHA OPINIÃO SOBRE O JOGO:
Witchstone é um jogo delicioso, que joga rápido e agrada desde os jogadores mais experientes até os mais casuais e que trará experiências diferentes de acordo com o nível dos jogadores.
Montar o tabuleiro do caldeirão com as suas ações buscando potencializar as ações e formar os combos com isso é muito divertido e desafiador, sem tornar o jogo moroso. A iconografia é muito bem feita e as regras são simples. Em no máximo 20 minutos você conseguirá explicar as regras e iniciar a partida.
Recomendo pelo menos conhecer mais uma obra de arte do mestre Knizia.
E você, já jogou? Se sim, o que achou? Conte nos comentários!