Eu tenho e joguei o jogo e não acho que a pontuação seja um problema. É uma parte relativamente rápida de um jogo que joga em 1h no máximo (menos com jogadores experientes), resolve em 5 min no máximo. Acho um ponto válido mas uma crítica fraca, sendo que muitos jogos tem pontuações de final de jogo, coletivas ou particulares, que também envolvem esse tipo de cálculo. Ele não se propõe a ser um true filler, afinal 45m-1h de jogo, a depender do público, é a experiência de mesa com maior comprometimento.
A pontuação funcionar assim para mim tem um objetivo claro: obscurecer a posição relativa entre os jogadores. Por mais que um jogador possa ter ideia do quanto seus adversários estão pontuando, é trabalhoso ficar fazendo cálculos a cada ação. É possível observar o progresso em alguns grupos de animais, por exemplo, e evitar que um jogador cresça demais nessa categoria, mas o valor em pontos turno a turno é muito para ter em mente.
Além disso, com cada um dos animais e também cada um dos terrenos, o jogo oferece muitas opções de pontuar, de forma que cada jogador pode se manter competitivo seguindo um caminho diferente. No meu jogo, por exemplo, meu adversário focou em maximizar a pontuação dos animais, mas abriu mão de fazer grandes áreas; eu, por outro lado, tentei balancear as duas coisas, e no fim a minha vitória foi por uma margem muito pequena de 8 pontos. Uma ou duas decisões feitas ao longo do jogo foram decisivas, e é interessante que todos sejam competitivos da forma que acharem melhor na partida.
Dessa forma, os jogadores podem se preocupar mais em jogar e aproveitar o jogo até o final ao invés de focar na disputa de pontos ao longo do jogo. Acho que ele oferece uma experiência mais prazerosa assim. Ele se mantém como um jogo casual e leve para qualquer público, e ao mesmo tempo oferece profundidade suficiente para jogadores com preferências por jogos mais pesados.