Fala amigos, estamos aí conforme prometido, vou tentar manter o ritmo de um post por semana. O post de hoje vai ser trazer uma crítica e (tentar) traçar o paralelo entre os jogos Magic: The Gathering e Android: Netrunner.
Há décadas Magic é o carro chefe da Wizards, e sinceramente, nem tem tanto assim pra falar do jogo em si, porque é um consenso geral, TODOS CONHECEM. Mecanicamente, o que cada cor representa e você começar o jogo com 20 pts de vida é um conceito que é fácil de identificar, aderir e "mastigar".
Mesmo com a adição de novas mecânicas no jogo todo o ano, ele adiciona essas novas informações como se fossem "pílulas" de fácil digestão. Nunca é informação maçante demais de um bloco para outro.
Se tu nunca viu uma cartinha dessa tu tava morando embaixo de uma pedra.
Eu lembro até hoje como eu comecei jogando Magic... Eu era um moleque que gostava muito de RPG (
e estava engolindo todo o conteúdo existente sobre Tormenta (Primeira Edição) na época)
(Salve Nimb) e vi naquele jogo de cartas regras simples, cartas bonitas (
e umas feia pra cacete) e uma jogabilidade muito legal,
tanto que virou febre em meu colégio, com alguns amigos perto de casa e meu curso de inglês.
A ideia de criar um baralho do zero, onde você consegue colocar uma ideia em prática, a "caça por cartas" que você precisava pra fechar AQUELE deck e a emoção de jogar uma partida com uma pessoa nova,
era singular. De fato eu tenho
amigos até hoje que eu conheci jogando Magic, e conhecer uma pessoa nova que gostava tanto quanto você daquilo ali era sempre muito divertido e instrutivo.
Quantas vezes eu já olhei fichários e mais fichários de pessoas que viam Magic de uma forma totalmente diferente da minha... E tá tudo bem, a maior graça do jogo era ver que existem infinitos caminhos para a vitória.
Comecei em
Miragem, parei em
Ravnica, e nunca mais comprei nada do jogo. Com o tempo, desaparecimento do hype e aparecimento (e popularização) de outros jogos, o "grande grosso" do boom de pessoas que o Magic teve na época que eu curtia jogar, foi se diluindo em várias outras coisas e jogos. (Um salve pro
Yu-Gi-Oh! Trading Card Game que foi pirateado até a alma no BR e pro
Pokémon TCG que ainda hoje é o maior TGC do mundo).
Magic, hoje, em sua maior parte,
é um jogo 8 ou 80. Ou você ama, e compra tudo, ou odeia e compra nada. Eu sou uma das poucas exceções... Faço parte do grupo que já teve muito, vendeu tudo, e segurou um deck em casa pra se por acaso algum amiguinho gritar pra mim
É HORA DO DUELO, eu pelo menos tenho como me defender.
Mas a ideia principal que eu quero levantar aqui é que, pro bem ou pro mal,
todo mundo conhece Magic. É uma marca consolidada, o jogo já foi legal mecanicamente (em minha opinião), já teve seus altos e baixos, já quase faliu, e hoje se mantém estável.
E eu
nem vou entrar no mérito dos jogos digitais e torneios profissionais, e muito menos do Powercreep que já me disseram que rola hoje, porque senão eu vou
descascar em cima disso (talvez ideia pra outro post) porque
a Wizards faz um trabalho muito do porco em seus torneios e jogos digitais.
É HORA DO DUELO
Agora eu quero falar um pouco sobre o que eu considero ser o melhor card game de todos os tempos.
Android: Netrunner é um jogo criado pela FFG, onde a
ideia dele é um jogador tomar o papel das corporações, e o outro jogar como um Netrunner, que está tentando "driblar" a segurança da tal corporação.
Com essa premissa muito simples, n
ós conseguimos partidas cheias de lore (cada corporação e cada Netrunner tem histórias e jogam de formas diferentes), conseguimos um
jogo equilibrado, bonito, bem feito e com um certo grau de blefe que esses jogos não possuem (você ativou minha carta armadilha!).
Oh joguinho bom...
"Tá Bomba, mas se o jogo é tão bom, ele não deveria ser reconhecido por isso?"
Se o mundo fosse dessa forma, seria ótimo. Todo mundo que faz um ótimo trabalho, ou desempenha muito bem uma função, seria recompensado por seus talentos e habilidades.
Infelizmente o mundo não funciona assim, logo, nós sempre vamos ver jogos sendo hypados ao máximo, e alguns vão manter sua fama, e outros não, e o jogo realmente bom, senão tiver sua imagem bem trabalhada, tem a possibilidade de ficar fadado ao esquecimento.
O caso do
Android: Netrunner, nem é tão ruim assim. Não é como se o jogo tivesse saído só o jogo base, e nunca mais tivéssemos visto a cara dele em lugar nenhum,
é um jogo que possui mais de 50 expansões em território gringo. Mesmo assim, ele se tornou
extremamente nichado.
Na moral mesmo, esse jogo é f0d4.
E aqui seguem meus dois centavos sobre o motivo...
Eu aprendi a jogar com um amigo (salve William), que jogou bastante comigo, francamente.
E nós jogávamos esse x1 tentando coisas diferentes, outras estratégias, e sempre se divertindo bastante no processo. E hoje, nós não temos muito tempo, e esse meu amigo nem mora mais perto da minha casa. Então, se eu fosse chutar, eu não jogo Netrunner num nível decente faz pelo menos uns 5 anos.
E eu uso essa palavra porque um dia um rapaz conhecido meu, que sabia que eu já sabia jogar o jogo entrou em contato comigo, me pedindo pra ensinar a ele o jogo, e eu prontamente fui.
Eu joguei umas 3 partidas. E foi uma surra.
As 3.
Só um salve pra essa Runner (Anarchy forever) que é minha favorita.
O jogo tem um problema estrutural onde pessoas que são novas nele não tem chance alguma contra jogadores que já sabem jogar e otimizar as ações.
E eu não falo isso deste jogo como se isso fosse exclusividade dele não, tem muito jogo por aí que faz a mesma coisa. Mas eu olho pra ele com outros olhos.
Porque eu sei que se eu for jogar com novatos, eu vou espancar eles.
Se eu for jogar com experientes, eu vou ser engolido vivo.
Então eu tô no que eu chamo de "limbo do meio termo"; onde eu sei que pouquíssimas pessoas estão, e meu Deus, como é difícil achar alguém na mesma posição do que eu.
Então eu hoje tenho a memória do que seria o meu jogo favorito de cartas, sabendo que vai ser muito difícil tirar prazer do jogo por muito tempo porque eu teria que surrar uma pessoa a exaustão até ela chegar no mesmo nível que eu, e eu tenho certeza que isso não vai ser divertido pra ela (salve masoquistas).
Salve John Avon.
Eu até acredito que o Magic sofra um pouco com isso também, mas o ponto é que isso é diluído quando você tem tantas mais outras pessoas pra se jogar. Você facilmente consegue entrar em uma partida com uma pessoa que esteja mais ou menos no mesmo nível que você, ou o conteúdo pra se estudar sobre não é tão difícil assim de ser encontrado, fazendo assim ele ser tão mais fácil de ser nivelado.
O fato é que a fama levanta e cria possibilidades, e em cima destas possibilidades você pode muito bem conseguir chegar onde você quer estar.
E a falta dela faz com que você deixe de chegar no seu potencial máximo, mesmo que você tenha um produto melhor.
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