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  4. Food Chain Magnate: Tão Bom que chega a ser Ruim

Food Chain Magnate: Tão Bom que chega a ser Ruim

Food Chain Magnate
  • avatar
    isR34L29/12/21 08:55
    avatar
    isR34L
    29/12/21 08:55
    1166 mensagens MD

    Food Chain Magnate ou FCM para os íntimos. A obra prima da Splotter, editora holandesa independente, gerida por apenas duas pessoas (os próprios designers), e que mesmo assim conseguiu um renome invejável pelos seu portfólio de designs únicos. Será que FCM é tudo isso que clamam os seus fãs? Seriam os chatos do Spiel des Djows capazes de saborear esse que muitas vezes é aclamado como o melhor jogo já feito? Se quer saber, venha comigo e não perca esse relato.

    Disclaimer: lembre-se, sem regras aqui, se quer saber como o jogo funciona, baixe o manual ou veja um video no YouTube.


    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*9LyjVoY-Tj6bnWGLT01ejA.jpeg

    Chudyk Con 2021: @marciusfabiani,@Djow_,@isR34L,@Lanzen

    O Contexto

    Acredito que para quem está no hobby a alguns anos a chance de poder jogar um FCM sempre fica no radar, mesmo que sem grande interesse em especial, que foi o meu caso. Sei como jogo é raro, prestigiado, feio e caro pacaraí, e este último motivo forte o bastante para que eu nunca tivesse trabalhado ativamente para pegar minha cópia. Na prática, tudo que eu sabia do jogo é que ele era temático, recheado com altas doses de interação, impiedoso e zero-sorte após o setup. O jogo faz até piada com isso na caixa:

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*MO_t_l83RqBOdiCGIMtoew.png

    Um grande diferencial para os "Euristas Nutellas" de hoje em dia.


    Bom conjunto de características, mas torço o nariz para jogos zero-sorte, já que eles acabam me soando meio repetitivos no sentido do que eu vivencio durante uma partida. Por exemplo: gosto bastante de card based games, que você não tem certeza se determinada carta vai estar presente no jogo, ou o momento que ela vai surgir na partida. No entanto, não é como se eu deixasse de jogar algo por conta dessa característica, ainda mais um clássico consagrado como esse.

    Pois bem, um belo dia vi um anúncio na Ludopedia com aquele preço nada amigável que pode colocar casamento em cheque, mas vendido por um camarada que já tinha feito uma troca no passado e que morava aqui perto. Acabei levando pela oportunidade, sabendo que depois poderia virar peça de escambo no futuro. Fica um abraço aqui para o @albalustro, que até me mandou um brinde bacana por conta de alguns problemas no envio. #tamojunto
    Sem mais delongas, vamos as percepções!

    Disclaimer: Foram um total de 6 partidas, 2 em 2 players, 2 em 3 players e 2 em 4 players.

    O Bom

    • Alta Interação: Quando falam que o jogo é dedo no olho e gritaria não é exagero. O negócio é brutal. Seu oponente pode fazer todo um trabalho de marketing e você parasitar isso tudo recebendo todos os lucros das vendas potencializadas por ele.
    • Tudo é Importante: Cada ação tem um peso significativo, nesse mar de maldade e competição. Na nossa partida de 4 jogadores, ficamos uns 30 minutos só no posicionamento dos restaurantes iniciais. Um erro nesta etapa pode lhe custar a partida inteira. Desde o início, o jogo está te colocando para trabalhar.
    • Temático e até… bonito?: O jogo é bem temático então tudo faz bastante sentido, dificilmente você vai ter uma experiência mais imersiva em outro jogo de tabuleiro sobre redes de Fast Food. E digo mais, até acho bonito, embora constantemente seja aclamado como "o jogo que parece um protótipo". Ao meu ver as artes pin-up das cartas, a caixa do jogo e os componentes de madeira em formato de comida são tão bons que me fazem esquecer que os tiles de cidade são sim, um protótipo premium (risos).
    • Regras simples e profundidade absurda: Apesar de ter um volume grande de diferentes cartas de funcionários, cada um com seu efeito, os fundamentos gerais do jogo são assustadoramente simples, mais simples que a maioria dos euros "médios" que vemos por aí. Por exemplo, acho que em complexidade absoluta, é mais ou menos num nível de um Power Grid, que até da pra servir de Gateway pra quem "tiver a chama do potencial boardgamístico".
    • Estratégico, Tático e muito Dinâmico: Mencionei antes o meu receio com jogos zero sorte, cito o Barony que acho extremamente meia boca (O jogo Chuchu, como meu caro @brunojacoby bem conceitua), já que as partidas parecem "sempre iguais". Não é o que ocorre aqui, já que as ações dos jogadores são tão impactantes no fluxo de jogo (posição dos restaurantes somado das campanhas de marketing), que é possível sair situações inusitadas na partida. Sabe aquelas cartas "evento", a solução de design mais batida dos jogos? É como se isso existisse, mas feito pelas próprias ações dos jogadores. Na prática pode ocorrer coisas como: "Coca-Cola chega na cidade, todo mundo quer experimentar" que acaba sanando minha demanda por "ver algo diferente" a cada partida.


    O Ruim

    • Manutenção horrorosa entre rodadas: ficar calculando onde cada casa vai comer, com uma matemática nem sempre tão óbvia sobre o custo de venda de cada jogador é um porre. E pior, vai ficando cada vez mais complexo a medida que o jogo vai progredindo. Não é nem algo "só mecânico" que basta executar, é o upkeep do pior tipo, é preciso pensar.
    • Eliminação de Jogadores: embora a eliminação direta em si até seja "quase impossível" de ocorrer, na prática ocorre algo muito pior, você pode acabar ficando pra trás sem ter como reagir. E aí meu amigo, são 3 horas assistindo outros jogarem, começar a divagar nas manutenções entre as rodadas e aos poucos deixar de ser divertido estar ali junto da galera. Isso ocorreu com pelo menos uma pessoa em todas as minhas partidas 3+.

    Nota do Djow: acho que eu fui uma dessas almas agonizantes na nossa partida em 4p.

    • User Experience meia boca: o dinheiro de papel é muito prejudicial no tempo de jogo, deixando a vida do banco (e do banqueiro) infernal. Alie a isso a um dos piores setups de jogo já feitos que além disso demanda uma mesa robusta para conseguir abarcar tudo. Os Milestones em cartas são tão "ruins", que normalmente o pessoal usa canetinhas numa impressão laminada feita PnP. O BGG tem uma série desses addons para tentar resolver tudo isso, pois o que vem de fábrica é bem ruinzinho.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*BZq4lSoL6ZFUPgGZ2P1DLw.jpeg

    Aqui usamos cubinhos de madeira avulsos para marcar os milestones.

    O Cinza

    • Pesado, Pesado, Pesado: não pense que por ter um conjunto de regras simples sua experiência vai ser um passeio no parque. No final da partida você vai sentir que um caminhão passou pela sua cabeça. O número de ações possíveis, e as combinações delas, toda as variáveis inseridas pelos seus oponentes a cada turno, fazem com que seja um trabalho intelectual monstruoso preparar suas ações para cada rodada. Eu diria que foi um dos jogos mais mentalmente desgastantes que já joguei.
    • "Excessivamente" Competitivo (se é que faz sentido isso): é o tipo de jogo que você tem "aberturas", e é desejável já ter algumas estratégias preparadas antes mesmo do jogo começar. Como o jogo é efetivamente um sandbox, zero sorte, só depende de você conhecer as diferentes sinergias de cartas para fazer o seu "build". Seus oponentes podem até tentar impedir alguma coisa já que algumas cartas são únicas (quem pegou primeiro levou), mas em geral é um Jogo Capitão Planeta™ em que "o poder é de vocês". E esse é mais um motivo desse jogo ser pesaaaaaaaaaado.


    Veredito

    FCM é o jogo que realmente merece todos os louros pelo seu feito técnico. É um design super refinado, certamente um dos melhores que já vi. Quem tiver o grupo que só vai jogar esse jogo, disposto a cavar as diferentes estratégias e estar afiado para superar a morosa manutenção entre turnos, pode sim estar diante aí de um dos "melhores jogos já feitos". No entanto, acho que na enxurrada de lançamentos e outros clássicos bem mais acessíveis, para o meu perfil de jogador hoje, eu sinceramente teria até receio de aceitar uma partida de FCM com o medo de ser o infeliz que vai sofrer durante 3 horas com uma derrota inevitável e que vai precisar de uma aspirina depois. A necessidade de já ter que estar ciente de algumas estratégias prontas para ser minimamente competitivo e o desgaste mental das partidas quase me fazem não querer nem aceitar um convite explícito… porém é inegável que é um jogão, o que lá no fundo me deixa curioso para jogar "só mais uma partidinha" para ver as engrenagens do jogo funcionarem novamente com toda a maestria.
    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/0*sgeMwRUK-QLQq9zw.png

    Selo Spiel des Djows™ para Melhor Jogo já Feito que Prefiro não jogar de Novo



    Nota 5 (Sistema de Avaliação Spiel des Djows), apesar de achar o começo divertido, o saldo final pelo desgaste é quase ruim. Estou plenamente ciente dos riscos que é aceitar uma partida e acabar "numa furada astral" caso eu seja o infeliz que fez alguma jogada errada early game e vai comer poeira o jogo inteiro. Prefiro ficar com os jogos de seres menos evoluídos como qualquer coisa do Feld ou Knizia. 
    Encerro esse post, com a descrição da empresa no próprio site da Splotter (minha tradução):

    Somos famosos por fazer jogos de estratégia profundos e complicados. […] Estamos dizendo, estes jogos não são pra todo mundo. […] Eles são bem caros pois fazemos impressões de poucas unidades. Se possível, jogue nossos jogos antes de comprar.


    Esses Holandeses não estão pra brincadeira. Sincero respeito, mas dessa vez eu passo. Vamos ver os próximos.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*Bgf_ExKq86sz6HrDxrtlxA.jpeg

    Não foi dessa vez que me tornei uma "Splotterete", mas eu até acho o jogo bonito diferente da maioria das pessoas.




    Se curtiu esse texto, deixe o joinha e se inscreva no canal para se frustrar com os nossos próximos relatos!

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    Comentários:

  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah29/12/21 11:09
    linezinhah » 29/12/21 11:09

    Claudio aqui,

    AHUHUAUHAUHA... é uma eterna relação de amor e ódio com o jogo.


    - Quanto ao dinheiro, é quase que uma regra, se o jogo veio com dinheiro de papel, é porque ele quer que você compre fichas de poker. Simples assim. Chega ao impossível administrar o dinheiro em determinado ponto do jogo, tanto quanto um 18xx.

    - Quanto à arte, eu só tenho reclamação quanto aos tiles do mapa que poderiam ser melhores. A arte das cartas eu acho totalmente temática e recomendo a jogarem com música dos anos 70-80 que fica show =D.

    Já cheguei a enviar um e-mail para a Splotter sobre a produção dos componentes, mas de fato eles são muito cabeça-dura e simplesmente estão pouco se fodendo se eu ou você gostamos da arte. Eu que gosto de um jogo bonito na mesa, chega a dar ódio, mas eles usam a desculpa que é tudo caro, como se a porra do jogo deles fosse barato. $30-40 num produto mais customizado seria pago facilmente pelo nicho deles, inclusive pelos que já têm as "versões PNP", mas cansei de conversar com eles.

    Vital Lacerda tem uma das melhores produções dos boardgames e cobra o mesmo (ou mais barato) que um jogo da Splotter. Devil Pig Games tem os melhores tokens que já vi em um boardgame e também fabricam sozinhos os jogos. Mas os preguiçosos da Splotter gostam de dar desculpa que "meu jogo não é para qualquer um". Pronto, desabafo feito.

    Inclusive tem (ou tinha) um arquivo no BGG com uma arte mais atualizada para os tiles, que até gerou uma discussão, pois não tinha sido autorizada. Financeiramente falando, se fosse só um pouco mais barato, eu mandava um artista refazer todo o jogo e mandava para uma empresa fabricar, só pelo prazer de esfregar na cara deles que o jogo pode ser bonito e bom.


    - Quanto à "falência" do jogador, isso é um problema que poucos enxergam, mas concordo que exista e possa até ser de mais de um jogador numa partida. Pelo menos aqui em casa, em todas as partidas que tivemos o que reparei é que há uma briga entre aquele que foca demais no marketing com o que foca demais no produto (até o momento esse último tem ganhado mais as partidas). Sempre há um terceiro jogador focando também nas mercadorias, mas não consegue alcançar os outros dois e se tiver um quarto, coitado.

    Chega um momento do jogo que você precisa torcer para alguém cometer um erro, que se resume em: o cara do marketing explodir uma demanda que vai atrasar a vida de alguém por 1-2 rodadas e/ou a guerra de preços com descontos.

    - Quanto à manutenção dos preços, essa é uma parte horrível mesmo. Mas nada pior que ver as rotas no 18xx, então de boa rs.


    - Quanto à manutenção dos tokens, eu adoro perder tempo com esse tipo de coisa então de boa.

    - Partida mais desastrosa: aqui em casa jogamos uma vez em 4. A disputa estava entre eu que foquei no marketing e um amigo que focou em crescer sua mercadoria. Eu estava claramente em segundo, criando alguns empecilhos para atrasar outro jogador com uma demanda absurda de marketing (eu praticamente só tinha cartas de marketing).  No meio do jogo, minha esposa e o outro amigo estavam caindo de sono e começaram a jogar aleatoriamente, ou seja, começaram a seguir tudo o que eu fazia só que começaram a anular minhas jogadas comprando todas as cartas de vários tipos. Conclusão que no final foram 2 jogadores dormindo, eu apenas observando o outro vender todos seus produtos calmamente e tudo superfaturado, enquanto meu marketing abastecia as casas para ele livremente. Hoje é engraçado, no dia deu raiva hahaha.

    Jogo está batendo cabeça pelo Top 1 desde que conheci e diferente de vocês, sempre aceito uma partida, com a única condição de que ninguém durma na partida hahaha.

    Jogaram com a expansão? Ela é muito boa no geral, mas alguns módulos ali podem alavancar demais alguns jogadores na partida.

    Obs.: Food Chain é o jogo mais bonito da Splotter, o resto eu acredito que até meu filho de 6 meses consegue fazer melhor.

    8
  • viniciusjf
    2722 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf29/12/21 11:38
    viniciusjf » 29/12/21 11:38

    Acho que a parte ruim dele é muito ruim pra um jogo tão caro.

    3
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L29/12/21 12:19
    isR34L » 29/12/21 12:19

    @linezinhah CALMA CARA, não fica exaltado. :D Realmente os tiles do jogo são pífios, mas no geral me dói menos do que algum jogo "mais ou menos" no que diz respeito a produção. Por exemplo, até acho que o saldo do FCM é mais positivo que um CoB/YearOfTheDragon nesse aspecto. E excelentes relatos, quase um sub-review. Realmente confirma de que é muito comum ter jogadores babando na mesa sem ter mais o que fazer, respeito o jogo, mas não é pra mim. :P

    Eu tenho a expansão (ta a venda inclusive), mas jogamos sem. Sinceramente, tem tanta coisa ali pra pensar que até a "expansão must-have do café", parece que só vai dar mais nó na cabeça (e complicar ainda mais o upkeep).

    2
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah29/12/21 13:58
    linezinhah » 29/12/21 13:58

    isR34L::@linezinhah CALMA CARA, não fica exaltado. :D Realmente os tiles do jogo são pífios, mas no geral me dói menos do que algum jogo "mais ou menos" no que diz respeito a produção. Por exemplo, até acho que o saldo do FCM é mais positivo que um CoB/YearOfTheDragon nesse aspecto. E excelentes relatos, quase um sub-review. Realmente confirma de que é muito comum ter jogadores babando na mesa sem ter mais o que fazer, respeito o jogo, mas não é pra mim. :P

    Eu tenho a expansão (ta a venda inclusive), mas jogamos sem. Sinceramente, tem tanta coisa ali pra pensar que até a "expansão must-have do café", parece que só vai dar mais nó na cabeça (e complicar ainda mais o upkeep).


    AUHAHUHUAHUA... esse sou eu calmo e feliz hahaha.

    As estratégias mudam um pouco com a expansão, mas alguns módulos deixam a desejar. Por exemplo, o módulo das garçonetes achei horrível, pois agora não há aquela disputa pelo primeiro jogador.

    Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    1
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L29/12/21 14:28
    isR34L » 29/12/21 14:28

    linezinhah::Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    Eu até fiquei balançado pelo Antiquity, mas depois de ver as regras tenho a impressão que "pode até ser bom", mas é um civ-não-bem-civ-ultra-fiddly-altamente-esquisito-dificilmente-vai-ver-mesa. Melhor jogar meu TTA/Clash.

    2
  • gabriel
    1496 mensagens MD
    avatar
    gabriel29/12/21 14:45
    gabriel » 29/12/21 14:45

    isR34L::
    linezinhah::Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    Eu até fiquei balançado pelo Antiquity, mas depois de ver as regras tenho a impressão que "pode até ser bom", mas é um civ-não-bem-civ-ultra-fiddly-altamente-esquisito-dificilmente-vai-ver-mesa. Melhor jogar meu TTA/Clash.

    Pelo jeito o Splotter que vai encaixar mais com você é o Roads & Boats. Sugiro experimentar!

    3
  • linezinhah
    1202 mensagens MD
    avatar
    linezinhah29/12/21 15:47
    linezinhah » 29/12/21 15:47

    GabrielAlmeida::
    isR34L::
    linezinhah::Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    Eu até fiquei balançado pelo Antiquity, mas depois de ver as regras tenho a impressão que "pode até ser bom", mas é um civ-não-bem-civ-ultra-fiddly-altamente-esquisito-dificilmente-vai-ver-mesa. Melhor jogar meu TTA/Clash.

    Pelo jeito o Splotter que vai encaixar mais com você é o Roads & Boats. Sugiro experimentar!


    O auge do PNP da Splotter hahahaha... ele vai ter que comprar um vidro pra apoiar o jogo embaixo e ficar brincando de canetinha...

    Aí você quer que o garoto surte de vez

    Esse eu tenho vontade de conhecer e fim. Sem condições de ter uma mesa de vidro só por causa de um jogo.

    2
  • gabriel
    1496 mensagens MD
    avatar
    gabriel29/12/21 16:54
    gabriel » 29/12/21 16:54

    linezinhah::
    GabrielAlmeida::
    isR34L::
    linezinhah::Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    Eu até fiquei balançado pelo Antiquity, mas depois de ver as regras tenho a impressão que "pode até ser bom", mas é um civ-não-bem-civ-ultra-fiddly-altamente-esquisito-dificilmente-vai-ver-mesa. Melhor jogar meu TTA/Clash.

    Pelo jeito o Splotter que vai encaixar mais com você é o Roads & Boats. Sugiro experimentar!


    O auge do PNP da Splotter hahahaha... ele vai ter que comprar um vidro pra apoiar o jogo embaixo e ficar brincando de canetinha...

    Aí você quer que o garoto surte de vez

    Esse eu tenho vontade de conhecer e fim. Sem condições de ter uma mesa de vidro só por causa de um jogo.

    Hahahaha tá de sacanagem, pô! O acrílico que vem com o jogo supre tranquilamente a necessidade. Ele é jogável só com o que vem na caixa mesmo. Qualquer acrílico duro ou vidro adicional seria só um "pimp" desnecessário (mas bem-vindo) ao jogo.

    Mencionei o R&B pq ele é o mais euro dos jogos da Splotter, pelo menos dos que eu joguei. Bem acessível, não é muito punitivo e tem uma ótima interação.

    3
  • pfifikus
    188 mensagens MD
    avatar
    pfifikus29/12/21 18:00
    pfifikus » 29/12/21 18:00

    GabrielAlmeida::
    linezinhah::
    GabrielAlmeida::
    isR34L::
    linezinhah::Joguei o Antiquity que é bem feio e curti a mecânica. Agora esperando chegar o Zimbabwe para sofrer com a feiura

    Eu até fiquei balançado pelo Antiquity, mas depois de ver as regras tenho a impressão que "pode até ser bom", mas é um civ-não-bem-civ-ultra-fiddly-altamente-esquisito-dificilmente-vai-ver-mesa. Melhor jogar meu TTA/Clash.

    Pelo jeito o Splotter que vai encaixar mais com você é o Roads & Boats. Sugiro experimentar!


    O auge do PNP da Splotter hahahaha... ele vai ter que comprar um vidro pra apoiar o jogo embaixo e ficar brincando de canetinha...

    Aí você quer que o garoto surte de vez

    Esse eu tenho vontade de conhecer e fim. Sem condições de ter uma mesa de vidro só por causa de um jogo.

    Hahahaha tá de sacanagem, pô! O acrílico que vem com o jogo supre tranquilamente a necessidade. Ele é jogável só com o que vem na caixa mesmo. Qualquer acrílico duro ou vidro adicional seria só um "pimp" desnecessário (mas bem-vindo) ao jogo.

    Mencionei o R&B pq ele é o mais euro dos jogos da Splotter, pelo menos dos que eu joguei. Bem acessível, não é muito punitivo e tem uma ótima interação.

    Esse roads and boats é um titulo mais desconhecido deles né 
    Qual o lance dessa mesa de vidro ?

    0
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