Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Starfarers of Catan pertence à "Catan Series". Nos confins do espaço, em algum momento próximo ao ano 2700 DC, dispute por um cargo de prestígio como Embaixador do Conselho Galáctico. Para isto, os jogadores deixam a Terra e os planetas conhecidos para explorar e colonizar a galáxia, enquanto trabalham para estabelecer comércio com culturas alienígenas e combatendo piratas.
Este é um jogo familiar, criado por Klaus Teuber, publicado pela KOSMOS e Mayfair Games. Possui uma boa dependência de idioma e sem regras ou resumos em português. Sendo de 3 à 4 jogadores, pode durar de 2 à 3 horas uma partida completa. Entretanto, aviso que serão muito bem investidas.
Mecânicas:
- Rolagem de dados;
- Negociação;
- Administração de Cartas.
Visão Geral:
Starfarers of Catan é um jogo da franquia Catan, que possui uma base muito similar ao jogo original, porém com uma temática muito diferente, além de novidades que o definem muito mais "encorpado". A proposta é simples: temos que fundar colônias pelo espaço e em cada turno, o jogador da vez deve rolar um par de dados. Os planetas que possuirem os valores obtidos irão gerar recursos, entre comida, minério, combustível, carbono e mercadorias.
Uma das grandes sacadas desta versão, é que abaixo de certa pontuação de vitória, os jogadores devem pedir auxílio da Terra em seu turno, retirando um recurso extra aleatório para si da reserva. Além de inibir aquele problema clássico de falta de recurso que tanto incomoda alguns jogadores, isto ajuda a acelerar o término da partida, impedindo que a mesma se prolongue mais do que seria divertido.
Em seguida, segue a fase de negociação entre o jogador da vez, com os demais ou com o banco. Também é possível se construir naves de comércio, naves colonizadoras ou portos espaciais, além de comprar expansões para a sua nave mãe. Aqui entra uma das partes mais bem boladas deste jogo... Cada jogador possui uma réplica de nave espacial que pode ser expandida durante a partida, acrescentando canhões, propulsores ou anéis de carga para comércio.
Esta “Nave-Mãe” funciona como uma espécie de dado. Em seu interior, temos 4 esferas das cores azul, amarela, vermelha e preta, além de um compartimento inferior que permite ver apenas duas de cada vez. Desta forma, ao agitar a nave e colocá-la em pé, as combinações de cores variam. Cada bola possui um valor, e a soma indicará a velocidade das naves do jogador neste turno, ou seja, a distância que todas elas poderão percorrer no tabuleiro, acrescentando os propulsores extras da nave.
Além disto, sempre que a esfera preta sai, o jogador precisa realizar um encontro no espaço, oriundo de uma carta retirada de um baralho específico. Aqui a dependência de idioma reflete bem, pois o jogador ao seu lado deve retirar e ler o encontro, assim como as consequências da sua escolha.
Isto gera uma interação bacana, incluindo os demais no jogadores em seu turno. Contando estes encontros, as negociações e os recursos ganhos nos turnos dos adversários, Starfarers of Catan oferece uma experiência com baixíssimo downtime, ou seja, os jogadores passam muito pouco tempo inativos, sem interação.
Outro ponto interessante do jogo é que as cartas funcionam como os livros de aventura RPG. Após a leitura do encontro, o jogador toma uma decisão, que pode envolver uma doação, um mercador, piratas, tentar saltar um buraco de minhoca ou outra situação. Geralmente, outro jogador que não é o leitor, faz as vezes de pirata ou algum personagem, criando uma situação onde ambos disputem com suas naves-mãe.
As naves colonizadoras viajam pelo board, que por sinal é belíssimo e gigante, em busca dos melhores planetas para extração de recursos. As naves comerciais, buscam os portos alienígenas para fundar seus pontos comerciais. Ao todo, são 4 raças, que irão dar habilidades especiais aos jogadores por cada acordo firmado. São descontos em negociações com o banco, recursos extras, mais poder de fogo ou propulsão, maior tamanho de mão, entre diversas opções...
Avaliação:
Starfarers of Catan, é de longe, uma das melhores versões do Catan, permitindo uma boa dose de estratégia e mecânicas que minimizam o problema da baixa sorte nas rolagens de dados, presente no jogo original, que incomoda bastante muitos jogadores. Os recursos extras obtidos no início do turno e o aprimoramento da nave-mãe, diminuem bastante esta dependência. Por outro lado as cartas de encontros inserem outro elemento aleatório, porém com um dinâmica diferente, mais divertida.
A qualidade e quantidade de componentes impressiona bastante. Além de toda a ambientação espacial temos naves comerciais, colônias, acordos de diplomacia com raças alienígenas, encontros com piratas, mercadores, buracos de minhoca. É um jogo com muito a oferecer. Tudo com muita diversão.
O charme do jogo são as naves-mãe, que funcionam como um dado. É possível construir expansões nelas como canhões, propulsores ou anéis de carga. Além disto, as peças se encaixam, criando um jogo altamente temático, tátil e imersivo. Fica lindo de ver na mesa.
Starfarers of Catan oferece ainda encontros, acordos que permitem habilidades especiais e pouco tempo de espera entre os turnos, pois quase sempre todos estão envolvidos de alguma forma, mesmo durante a vez dos adversários. Apesar de não ser um jogo rápido, é leve, pois não se vê a hora passar. Infelizmente ele é um jogo OOP e difícil para se obter uma cópia, mas vale a pena acompanhar os anúncios e aproveitar aquela oportunidade que sempre surge, basta esperar.
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