Olá galera, estou de volta! Como havia prometido anteriormente na resenha do Five Tribes, que faria uma mini resenha apenas da expansão quando a tivesse em mãos, aqui está ela. Após ter jogado algumas partidas já vou trazer para vocês o que eu acho da expansão do Five Tribes.
Eles dizem que no coração das montanhas do Sultanato de Magala, existe uma tribo que raramente é vista nos bazares e mercado do sultanato. Eles chamam a si mesmos de os artesões, durante o dia e a noite eles trabalham na fabricação de itens precisos, encostados com joias raras. Alguns viajantes afirmam que os artesões são capazes de fazer poderosos artefatos, cheios de magia e mistério.
A expansão do Five Tribes: the Artisans of Nagala tem como foco principal a nova tribo de artesões e seus belos itens e poderosos artefatos que eles podem criar durante uma partida.
Os componentes que vem na caixa são 6 tiles, meeples roxos para representar a nova tribo, novos gênios e algumas versões atualizadas dos antigos, barracas para as cores dos jogadores, peças de montanhas e o token de itens e artefatos, abaixo eu vou tentar dar uma breve explicação de como funciona cada um desses novos componentes.
Setup
Primeiramente o setup inicial do jogo mudou um pouco, agora você deve pegar as seis tiles que vêm na expansão, embaralhá-las com 10 tiles do jogo base para formar um tabuleiro de 4x4, após fazer isso o jogador deve pegar as tiles restantes do jogo base e colocá-las em volta dessas tiles já colocadas, fazendo assim um tabuleiro de 6x6. O restante do setup inicial continua da mesma forma.
Bem, o setup inicial a meu ver não mudou muita coisa, o jogador só deve prestar atenção em colocar sempre as tiles da expansão no centro do tabuleiro, pois as montanhas que eles têm podem influenciar um pouco as jogadas durante a partida.
Tendas

Marcador de Tenda.
As tendas que vêm na caixa da expansão dão um novo modo de pontuar durante a partida, elas funcionam de forma parecida com os camelos da caixa básica do jogo, quando você conquistar uma tile você poderá colocar a sua tenda ao invés do camelo, a diferença entra ela e o camelo e que ela lhe dá +1 ponto adicional para cada tile vermelha adjacente a ela, logo, se você colocá-la em uma tile que vale 6 pontos e adjacente a ela tiver mais 4 tiles vermelhas, ela vai valer 10 pontos no final. Cada jogador só possui uma tenda.
Eu gostei bastante dessa tenda, ela faz os jogadores pensarem um pouco antes de usá-la, pois uma tenda colocada em um ponto certo pode valer muitos pontos no final da partida, e isso deixa os movimentos dos jogadores ainda mais estratégicos, pois eles tentam evitar ao máximo que um jogador pegue tiles com muitas tiles vermelhas ao lado.
A Nova Tribo: Os Artesões

Meeples de Artesões.
A nova tribo representada pelos meeples roxos tem dois efeitos possíveis, primeiramente, quando você termina o seu movimento e remove artesões da tile no final desse movimento você compra um número de token de itens igual ao número de artesões removidos, então você escolhe um desses itens para ficar para você e colocar ao seu lado com a face voltada para baixo. Os meeples de artesões ficam com você na sua área de jogo até o final da partida, eles podem ser mortos pelos assassinos e também podem ser usados nas tiles de mercados especiais de itens.
· No final do jogo o jogador com a maior quantidade de artesões vai ganhar 3 pontos de vitoria para cada artesão que ele possui na sua área de jogo, os demais jogadores ganham 2 pontos de vitoria por artesão na sua área de jogo.
A nova tribo possui habilidades muito boas, acho até um pouco desequilibrada em relação as tribos antigas, a possibilidade de comprar itens assim que você remover os meeples da tile é muito boa, pois a quantidade de pontos que os itens podem lhe dar é bem elevada, e ainda os meeples valem pontos no final da partida.
Novas Tiles
Na expansão vêm 6 novas tiles que você vai adicionar ao jogo durante o setup inicial, elas têm efeitos novos quando o jogador termina o seu movimento nela. As tiles são listadas abaixo com uma breve explicação.
Workshop: quando um jogador termina o seu movimento nessa tile ele pode descartar um artesão ou dois faquires para comprar um token de itens da pilha de itens. Além disso, nas tiles de Workshop são posicionadas as peças de montanhas em suas bordas que impedem o movimento dos jogadores na direção onde a montanha está, isso, assim como o Chasm, pode dificultar um pouco o movimento dos jogadores.
Workshop.
Specialized Market: o mercado especializado é a melhor de todas as tiles de mercado, o jogador ao terminar o seu movimento nela vai pegar algumas moedas de ouro a mais, porém ele poderá pegar 1 item qualquer do mercador.
Specialized Market.
Chasm: a tile do abismo não tem nenhum efeito, afinal nenhum movimento pode ser feito por ela, ela nunca poderá ter um meeple em cima dela em momento algum do jogo, ela basicamente serve para bloquear e limitar o movimento dos jogadores.
Chasm.
A nova variedade de tiles deixa o jogo com mais possibilidades para se terminar o seu movimento, fazendo assim a estratégia de movimento do jogo ser ainda mais complexa e sempre nos dando mais possibilidades.
Itens
Existem dois tipos de itens no jogo, os itens preciosos e os artefatos mágicos. Os itens preciosos podem lhe dar pontos de vitoria no final da partida, já os artefatos mágicos não lhe dão pontos, mas fazem efeitos durante o jogo que podem ser bem melhores que pontos se usados corretamente. Eu não vou explicar o que cada artefato faz, mas são 7 tipos diferentes de artefatos, cada um com uma habilidade única, que podem influenciar bastante as suas jogadas na partida. Cada artefato só pode ser usado uma vez, e após o seu uso o jogador deve descartar o seu token na pilha de itens descartados.
Tokens de itens.
A meu ver a adição de artefatos mágicos com poderes especiais ao jogo ficou bem interessante, possibilitou ao jogo um novo tipo de mecanismo que o deixa ainda mais temático na minha opinião, já que todos os artefatos mágicos são bem característicos em relação ao tema do jogo. As possíveis jogadas que você pode fazer ao usar um artefato mágico são bem vastas, então é sempre bom dar uma analisada antes de se jogar para saber se aquela é mesmo a melhor opção para se usar o artefato.
Novos Gênios
A expansão vem com 4 cartas de gênios, dois são novos e os outros dois são novas versões de gênios da caixa básica, vou começar pelos gênios que sofreram alterações da sua versão original, que é o Kandicha e o Boaz, que agora também podem afetar os artesões na área de jogo de um jogador. Os dois novos gênios são o Geb (abreviação do meu nome, obrigado Days of Wonder por essa homenagem) que lhe dá 3 pontos adicionais por itens no final do jogo, e o Ptah que vai lhe dá 2 portos extras por cada artesão na sua área de jogo.

Novas cartas de gênios.
Os gênios apenas mexem com a nova tribo, não veio nenhuma nova carta de gênios que influenciasse diretamente no material da caixa básica, o que eu acho que é uma pequena falha, eles poderiam ter adicionado alguns gênios novos com pontuações ou mecânicas extras com os componentes antigos da caixa básica, não chega a ser algo decepcionante, mas ficaria melhor se viessem pelo menos uns dois novos gênios.
Componentes
Os componentes são da mesma qualidade da caixa básica, muito bons, e as ilustrações dos gênios ainda continuam lindas. Agora também temos ilustrações dos itens precisos e artefatos mágicos que seguem fielmente a temática do jogo, e ainda tem uns tons roxos em seus tokens que os deixam mais bonitos. Em relação a componentes não tem muito o que se falar desse jogo, são ótimos. Ah, e para quem não queria gastar o bloquinho que vem na caixa básica, na expansão vem um novo bloco para vocês poderem marcar os pontos de itens e artesões.
Componentes da expansão.
Opinião Sobre a Expansão
Bem, eu tentei deixar uma breve opinião em cada um dos novos componentes, para que assim vocês possam ter uma ideia melhor de como cada um funciona, mas as minhas considerações finais para a expansão é que é ótima, muitas novas possibilidades de pontuação, novas formas de movimento com o Chasm e as montanhas em jogo, muita, muita coisa adicional ao jogo para uma caixinha tão pequena, já vi caixas de expansões muito maiores que não adicionavam nem a metade do que essa caixa adiciona, só não acho ela uma expansão indispensável para o jogo pelo fato de não adicionar mais um jogador ao jogo, se ela tivesse mais esse fator ao seu favor seria perfeita.
Para quem quiser da uma olhada na resenha do jogo base vou deixa o link aqui na descrição.
RESENHA FIVE TRIBES: https://www.ludopedia.com.br/topico/4566/resenha-five-tribes