Produtora: Hidra Games
Numero de Jogadores: 3 a 6
Duração: 45 min
Ranking da Ludopedia: 135
Ranking na Boardgames Geek: 5236
Minha Nota para o Jogo: 7.0
Olá novamente galera, vamos a mais uma resenha, dessa vez com um jogo mais adulto, onde os jogadores gerenciam seus negócios ilegais para se tornar o novo chefão da máfia, estou falando de Don Capollo. O jogo foi lançado no Brasil pela Devir Livraria no ano de 2013, podendo ser jogado por 3 a 6 jogadores, com uma duração média de 45 min, o jogo traz a temática de máfia italiana.
Temática
O jogo traz a temática de uma família de mafiosos italiana, onde o pai dos jogadores está para morrer e os seus filhos agora têm que tomar de conta dos negócios da família. Os jogadores vão administrar os negócios da família para saber quem será o novo substituto do seu falecido pai. Cada filho pode tomar de conta de dois negócios por vez, entre os negócios que eles podem administrar estão o de bebidas, cassinos ilegais, contrabando de armas, prostituição, entre outros. O filho que conseguir administrar melhor os negócios da família será o novo “Capo dei Capi”.
Mecânicas
O jogo traz três mecânicas simples de se jogar, a administração de cartas, coleção de cartas e negociação.
A coleção de cartas corresponde aos negócios da família que o jogador deve administrar, cada jogador só pode ter dois negócios da família sendo administrados por ele, você junta cartas do mesmo tipo de negócio para ganhar mais pontos e dinheiro durante o jogo, quanto maior a quantidade de cartas do mesmo tipo você tiver em mesa quando fecha um negócio mais pontos de poder e dinheiro o jogador vai ganhar.
Cada jogador deve administrar muito bem as cartas que ele escolhe para abrir o negócio ou para fazer troca por negócios dos outros jogadores, se você passar para outro jogador algo que possa beneficiá-lo muito, essa jogada pode fazer você perder uma partida. Existe também a questão de outros jogadores estarem administrando o mesmo negócio que você, só há 8 cartas do mesmo negócio no baralho, logo, se mais de uma pessoa estiver administrando o mesmo negócio, mais complicado vai ser para ela fechar o negócio com cinco cartas, além de perder tempo administrando algo que não vai lhe dar muitos pontos ou dinheiro, o que não é muito bom.
Por último temos a mecânica que para mim é a alma do jogo, a negociação. Negociações podem ser feitas sempre com o jogador da vez, ele observa as propostas que todos os jogadores estão lhe oferecendo e escolhe quais delas quer aceitar. O jogador pode fazer por turno quantas negociações quiser, o que torna o jogo muito dinâmico, pois um jogador pode pegar uma proposta de outro jogador para fazer uma outra negociação com um terceiro jogador no mesmo turno, e fechar assim um negócio com muitos pontos. As negociações devem ser feitas com muito cuidado, pois cartas que forem negociadas com outros jogadores podem fornecer muitos pontos no seu turno, portanto tenha sempre a vista quais negócios os outros jogadores estão administrando para não fornecer mais vantagens a ele que a você em uma troca.
Objetivo
Os jogadores devem administrar da melhor forma possível os negócios da família e assim conseguir juntar a maior quantidade de Poder. O jogador que juntar o maior número de poder no final da partida ganha o jogo. Cada jogador ganha poder ao fechar um negócio que estava em aberto, quanto maior a quantidade de cartas que você tinha daquele negócio quando o fechou, maior será a quantidade de poder conquistada pelo jogador, em caso de empate o jogador com mais dinheiro ganha a partida.
Sequência do Turno
O jogo é bem simples e só tem três ações possíveis no turno de cada jogador, ele escolhe apenas uma das ações disponíveis e faz seu efeito. As ações disponíveis para os jogadores estão descritas abaixo:
1ª ação: o jogador pega uma carta fechada e coloca em sua mão, ele também pega mil de dinheiro do bando e coloca em sua reserva de dinheiro.
2ª ação: o jogador abre duas cartas de negócio do baralho na mesa, pode ficar com elas ou negociá-las com outros jogadores. As cartas abertas na mesa dessa maneira devem permanecer na mesa, o jogador deve ficar com elas e abrir um negócio ou negociá-las com alguém, essas cartas não podem ir para a mão do jogador.
3ª ação: paga mil e abre três cartas de negócio do baralho na mesa. Assim como a segunda ação as cartas abertas dessa maneira devem ficar na mesa, ou o jogador que pagou por elas deve fica com as mesmas e administrar um novo negócio ou negociar com os outros jogadores da mesa. Cartas abertas na mesa não podem ir para a mão dos jogadores.
Além de uma das ações que o jogador pode fazer durante o seu turno existem também as ações livres que ele pode fazer a vontade, antes, durante ou depois de realizar a ação que ele escolheu. Os jogadores podem fazer essas ações livres na ordem que quiserem e quantas vezes quiserem durante seu turno, as ações livres que o jogador pode fazer estão descritas brevemente abaixo.
1ª - Ele pode colocar uma ou mais cartas da sua mão na mesa.
2ª - ele pode negociar qualquer quantidade de cartas com outros jogadores.
3ª - ele pode pagar três mil em dinheiro para comprar uma carta fechada do baralho, essa ação só pode ser feita duas vezes por turno.
4ª - ele pode fazer uma prestação de contas com a família, fechando um dos seus negócios abertos na mesa e receber o valor correspondente em dinheiro e poder igual a quantidade de cartas do mesmo tipo que ele tinha daquele negócio que ele fechou.
5ª - ele pode cobrar um favor de outro jogador que esteja devendo a ele.
6ª - o jogador pode pedir dinheiro emprestado ao pai, ele deve perder 1 ponto de poder para cada mil de dinheiro que ele pedir emprestado.
Cada ação é bem simples de ser executada, e mesmo jogadores com pouca experiência em jogos conseguem pegar as ações facilmente.
Os Irmãos
Carta do Irmão Giovanni
Cada jogador é representado por uma carta de um dos irmãos da família, são seis irmãos no total, representado por cartas com o nome de cada um deles. Nenhum irmão tem uma habilidade ou vantagem específica, na verdade as cartas são apenas para saber quando um irmão está lhe devendo um favor.
Os Negócios
“Você é mais persuasivo com palavras doces e uma arma na mão do que com apenas palavras doces.” – Armas
Cartas de negócios
A família administra oitos negócios diferentes no total, e você só pode administrar apenas dois negócios por vez. Os negócios que um jogador está administrando atualmente sempre devem estar abertos na mesa a frente dele, e ele pode juntar quantas cartas daquele negócio ele quiser, mas o bônus máximo que um negócio pode lhe oferecer é de cinco cartas iguais, sendo assim, mesmo se o jogador tiver mais de cinco cartas do mesmo tipo, ele só vai ganhar dinheiro e poder por cinco cartas, as outras são perdidas, nenhum jogador também pode administrar dois negócios do mesmo tipo.
O jogador pode fechar um negócio a qualquer momento do seu turno e receber o dinheiro e poder fornecido pela quantidade de cartas iguais do negócio que ele acabou de fechar. Em cada carta está descrito os valores que o jogador vai receber após fechar o negócio, na primeira linha da descrição da carta está a quantidade de cartas do mesmo tipo que o jogador possui daquele negócio, na segunda linha está o valor em dinheiro que o jogador vai receber e na terceira linha está a quantidade de poder que o jogador vai ganhar, assim, por exemplo, quando um jogador fecha um negócio de Prostituição com 3 cartas, ele vai receber 3 mil de dinheiro e 1 ponto de Poder.
Cada negócio tem oito cartas do mesmo tipo dentro do baralho e os negócios disponíveis para serem administrados pelos jogadores são Armas, Corrupção, Cassino, Bebidas, Prostituição, Obras de Artes, Azeite e Agiotagem. Cada negócio tem um valor em dinheiro e poder que é ganho dependendo com quantas cartas o jogador fechou o negócio.
Carta de Prostituição do exemplo acima.
O Favor
“A amizade é tudo. É mais do que talento, mais do que Governo. É como uma família! Jamais se esqueça disso.”
O favor é uma ferramenta muito perigosa dentro do jogo, o favor é algo bem simples, você quer negociar algo com alguém mas não tem nada de interesse dele, assim, você pode oferecer um favor que vai ser cobrado futuramente pelo irmão, caso ele aceite o seu favor você recebe a carta que estava querendo e entrega ao jogador a sua carta de personagem, você agora deve um favor ao seu irmão e ele pode lhe cobrar esse favor quando ele quiser.
Cada irmão só pode dever um favor por vez ao outro, logo, quando você está devendo um favor a um de seus irmãos aquele jogador ao qual você esta devendo o favor fica com a posse da sua carta ate ele lhe cobre o favor que você esta devendo a ele. Favores também podem ser negociados assim como as cartas de negocio ou dinheiro, e bem comum durante um jogo você esta devendo um favor a um determinado jogador e no decorrer da partida o seu favor se cobrado por outro irmão.
Quando o irmão a quem você está devendo um favor decide cobrá-lo ele pode pegar qualquer uma de suas cartas de
negócio da mesa, da mão ou 1 ponto de Poder. O favor é algo que deve ser negociado com muita cautela, pois ele pode lhe prejudicar bastante no futuro quando for cobrado.
Poder
“A que devo a honra, Sr. Prefeito?”
O poder é tudo o que interessa aos irmãos, somente ele vai lhe coloca no comando dos negócios da família e lhe tornar o novo “Capo dei Capi”. Administre seus negócios como um verdadeiro mafioso e ganhe a maior quantidade de poder possível para tomar o controle de todos os negócios da família pelas próximas gerações.
Componentes
O jogo é bem simples em termos de componentes, são apenas algumas cartas e algumas notas que representam o dinheiro dentro do jogo. As cartas de dinheiro têm ilustrações muito bonitas na minha opinião, representam bem o estilo que o jogo transmite, o tom de preto com vermelho nas cartas de negócio tornou todas muito bonitas. As cédulas de dinheiro possuem tamanho bem parecido com cédulas reais, o que nos permite acreditar que realmente estamos manuseando dinheiro de verdade nas negociações do jogo. As únicas coisas que me deixaram um pouco insatisfeito foram a qualidade das cartas, que eu achei finas demais, sendo que se o jogo for usado sem sleeves as mesmas se acabarão rapidamente, e a caixa do jogo, confeccionada também de um material de baixa qualidade, ela se torna fina e meio mole, eu acredito também que se não tiver um cuidado extra pode ser danificada facilmente. Há também a questão do “insert”, se é que posso chama-lo assim, também não me agradou nem um pouco, muito melhor sem ele.
Expansões
O jogo não tem expansões, pelo menos até onde eu sei, mas não seria ruim se tivessem feito algumas para esse jogo, acredito que seria algo bem simples, poderia ser simplesmente novos negócios para serem administrados, alguma mecânica que mudasse quem ganharia a partida ou algo do tipo.
Considerações sobre o jogo
O jogo é ótimo, rápido, muito dinâmico, sempre que vem mesa todos gostam bastante, e em certo ponto bem caótico quando chega na parte da negociação, muita gente gritando na mesa ao mesmo tempo “na minha mão é mais barato” ou “troco duas prostitutas por uma bebida”, as vezes tenho até medo do que os vizinhos pensam quando estou jogando ele ou o Sons of Anarchy, pois o palavriado é meio pesado e eu fico imaginado o que eles acham que nós estamos fazendo naquele momento, de resto o jogo é ótimo, é muito bom também para iniciar novos jogadores, devido as suas regras simples e por ser bem rápido dá para jogar várias vezes na mesma noite, serve também como um jogo de entrada ou como um jogo para fechar a noite de jogatina, e excelente em qualquer ocasião.
Ate a próxima e siga também a nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/