Gentes: Gente como a Gente
Experimentando um
hypeado Euro com tema de civ (e só o tema mesmo) 4 anos depois do lançamento.
O jogo tem uma arte muito boa, diria que até melhor que o próprio jogo…
Contexto
E a minha busca da vez foi procurar
Civ games bons, que não seja o melhor deles todos:
Through the Ages. Por que essa busca, em vez de jogar o melhor de todos? Pois esse é o hobby: jogar as versões piores em vez de jogar o bom e consagrado. Escolha saudável.
Dito isso, como que fui parar num Euro que nem ao menos é um Civ no que diz respeito a
gameplay?
O maldito leilão da Ludopedia. Fui dar aquela espiadinha e vi que tinha uma cópia em leilão com término para o mesmo dia. Havia vendido alguns jogos e o dinheiro em caixa era exatamente o valor do jogo. Entrei no leilão dando o lance e acabei levando… mas no fim não entendi bem por quê, não estava procurando um Civ afinal?
Pelo menos o tema ajuda né?
Disclaimer: Tenho apenas 1 partida solo e 2 partidas 2P, se acha que isso é muito pouco para eu exercer minha liberdade de expressão, é bom parar por aqui. Além disso, lembre-se: não explico regras e assumo que você saiba do que estou falando.
O Bom
- Euro moderno baixa-interação feijão com arroz bem implementado, praticamente nada de novo, mas faz tudo bem.
- Apesar dos playerboards serem feios, as artes das cartas são muito simpáticas, queria um Civ game com essas artes! Até Castles of Burgundy é mais Civ game que Gentes, mas o trabalho visual da um temperinho bacana para a imaginação.
Muito charmosas!
- Modo Solo divertido e olha que eu nem sou jogador solo experiente. O jogo solo tem praticamente todos os elementos de um jogo em 2P já que a interação é razoavelmente baixa, e ainda simula a saída de cartas do mercado (como se fosse um jogador comprando). Achei digno e certamente voltaria a encarar a batalha em busca de “gabaritar a partida” (141+ pontos).
- Funcionou bem em 2P. Li no BGG pessoal falando que em 3P e 4P é o ideal, mas não sei dizer o que mudaria na experiência já que os espaços no mapa ficam bem restritos em 2P e a interação acaba sendo proporcional já que são menos tiles de ação.
O Mal
- Talvez eu não tenha entendido a engenhosidade do hype do "euro de gestão de tempo", mas pra mim ele é um gimmick (finge ser algo que não é, dando a ilusão de ser algo grandioso). O jogo poderia ser um worker placement normal (começar com todos os Meeples), e o setup ficaria automaticamente mais rápido sem precisar daquele monte de tile de ação. Só manter a trilha de gasto de tempo e deu.
- Já comentei isso anteriormente no artigo do Pipeline: me incomoda quando um jogo tem uma "etapa de gordura" na tomada de decisão, que é só um trabalho "de força bruta", nesse caso olhar as 8 cartas do display e ver quais delas estão dentro dos níveis atuais de "Gentes" do seu board principal (estas são as que você poderia usar). É uma matemática chata, que apesar de simples, é o tipo de coisa que não curto nos jogos quando fica "muito escancarada".
O Neutro
- O conceito de "Hometowns" da ação de navegar parece que não encaixa muito bem no jogo, sendo uma "exceção esquisita". É quase como se fosse um outro mini-game. Não diria que é uma falha de design, mas sinto que talvez desse para ter uma solução um pouco mais integrada com a ação "padrão" de colocar casinhas no mapa. O que acham dela? Sentiram algo estranho também?
- Tema colado com cuspe, daqueles que você possivelmente consegue trocar por qualquer coisa, como Rede de Fast Food, exploradores de Relíquias e qualquer outra coisa se você parar para pensar um pouco.
O cuspe pode até ter colado o tema, mas a arte continua sendo boa.
Conclusão
Enquanto eu lia o manual do jogo (sim, comprei sem nem ter visto
gameplay nem nada), eu fiquei super entediado, cheguei a dormir em algumas lidas. Até pensei em vender sem mesmo jogar, no entanto superei isso e fui em frente. Tive uma partida solo muito acima das minhas expectativas e outras duas partidas em 2P que foram muito agradáveis. Pra mim é um jogo que
não tem nada demais, e todo o "antigo hype" dele sobre a gestão de tempo como recurso é bem exagerada.
Ainda assim, é um
bom jogo, e dependo do seu tempo rodando o hobby, pode até ser o "euro default" da sua coleção. Até sinto que teria vontade de pedir para jogar novamente, o que me faria dar uma
nota 8 (
Sistema de Avaliação Spiel des Djows), mas sinto que isso é só pelo motivo de ter vendido ele cedo demais e com mais algumas partidas acabaria rumando para uma
nota 7: em que eu sempre estaria disposto para uma partida, mas não o bastante para ser aquele que iria sugerir isso. De qualquer forma,
Gentes é um jogo que diverte e é isso que realmente importa.
Selo Spiel des Djows™ para “Uso mais normal de qualidades de um Euro, na criação de um Euro na normalidade do que se espera de um Euro que segue a norma do que é bom no Euro Moderno, mas nem tão bom, porém longe de ser ruim… com tema de Civ.”.
Se curtiu esta obra, não deixe de seguir agente e deixar o like.
