PRIMEIRAS IMPRESSÕES
CELLULOSE - A PLANT CELL BIOLOGY GAME
Designers: John Coveyou e Steve Schlepphorst
Editora: Genius Games
Tempo: 45 a 90min
Nº de Jogadores: 1-5
Ano: 2021
Sejam bem vindos de volta. Este é o Por que Eu Tenho Board Game, e quem vos fala (como sempre) sou eu William Palmeira (até porque só tem eu mesmo). Hoje iremos entrar dentro de uma célula de uma planta pra falar do jogo Cellulose, da editora Genius Games conhecida pelo jogo Cytosis a Cell Biology Games.
Ps. Desculpe se viu a primeira versão do texto ou tentou ver o tópico excluido, errei no horário de liberação.
VISÃO GERAL
Cellulose é um jogo dos designers John Coveyou e Steve Schlepphorst. John Coveyou é o fundador da Genius Games que produz board e cards games com temáticas científicas. Os jogos trazem os temas e os conceitos científicos para as mecânicas do jogo e os tornam um produto diferenciado, já que Coveyou tem um background com ciência.
Cellulose é um jogo de alocação de trabalhadores, gestão de recursos e engine building, onde os jogadores irão realizar processos celulares no interior de uma célula de planta em seu turno, simbolizando ações do jogo. Os espaços de ação geram recursos como água e gás carbônico, necessário para fazer carboidratos, construir a parede celular com carboidrato (o gatilho de fim de jogo) e ganhar pontos, gerar ATP (energia) gastando carboidrato, produzir proteína e hormônios de crescimento, crescer a raiz ou caule (usando hormônio e ATP) e comprar cartas de componentes celulares.
Uma rodada de Cellulose é dividida em três fases.
Nascer do Sol: onde os jogadores recebem recursos e ação bônus de acordo com a posição do marcador na raiz/caule do tabuleiro de Planta e suas cartas de Componente Celular que possuam o ícone do Nascer do Sol. Assim como na vida real, o caule irá absorve Co2 e a raiz h2O.
Fase do Dia: iniciando pelo 1 jogador, cada um irá alocar sua garrafinha (trabalhador) num espaço, realiza a ação e se tiver os recursos necessários pode baixar uma carta de Componente Celular e realizar o seu efeito (além de ganhar pontos imediatamente ou no fim de jogo). Esta fase continua até que todos fiquem sem as garrafinhas. Espaços pequenos permites apenas 1 por vez (e dá mais recursos). Espaços maiores permitem que mais um jogador aloque, mas não é permitido ter mais de 1 garrafa da mesma cor num espaço maior. A cada coleta de Co2 e de h2o, o nível de água vai sendo diminuído, então pode ocorrer de algum jogador ficar sem a possibilidade de coletar água pelo tabuleiro.

Fase do Anoitecer: nesta fase os jogadores recuperam suas garrafinhas, competem pela maioria no Vácuolo Central (Eita!) para ganharem pontos e uma garrafinha extra para o próximo turno, é colocado um marcador no próximo espaço vazio na parede celular para avançar no fim de jogo, o nível de água é reiniciado e há uma manutenção das cartas de Componentes Celulares.
O jogo continua nestas fases até que o fim de jogo seja disparado e a rodada finalizada. Pontos de fim de jogo são dados de acordo com as cartas e quem tiver mais pontos vence!
O jogo ainda conta com um tabuleiro variante de Planta de Mangue, assim como cartas de cenário de Mangue e de Cactus, além de um modo solo.
VERSÃO PNP
Minha versão PnP foi bem Homemade. Fiz todas as impressões em folha colorida na laser. A3 pros tabuleiros e A4 nas cartas (que dei uma traduzida com ajuda do Google e artigos científicos).
Para as cartas colei as frentes e versos numa folha 180g e cortei, as sangrias não ajudaram muito, mas ficaram boas na medida do possível. O único token que fiz em papel paraná foi o marcador de primeiro jogador, não deu pros outros devido a ficarem ruins de cortar na tesoura. Tive de fazer algumas concessões nos tokens de ATP. Para o tabuleiro principal A3 o lance era que eu queria um tabuleiro dobrável em 4 partes. Fiz um primeiro teste de sucesso, mas com problema na impressão. Novamente a sangria, cortei a parte branca da impressão, colei as duas metades do tabuleiro e depois marquei a dobra do meio levemente. Colei duas páginas A4 180g pra ficar mais grossa. Fiz 4 partes deixando um gap entre elas para a "dobra" e colei a impressão. E fiz o tabuleiro das plantas de forma semelhante, mas era de dobra em 2 partes. Não é profissional, mas fiquei satisfeito com o resultado.
Já os componentes como recursos e marcadores foram todos adquiridos na Ludeka, tentando ser o mais similar possível.
Tabuleiro e Componentes
tabuleiro dupla face dobrado
Cartas do Jogo no Tabuleiro
TEM PROBLEMAS?!
Apesar de umas sacadas muito boas em relação ao tabuleiro de Planta, Cellulose é um jogo de alocação de trabalhadores bem simples. Alocar sua garrafa, fazer uma ação recolhendo ou pagando os recursos, baixar uma carta desde que tenho como pagar seu custo. O tabuleiro de Planta possui um track que você já viu ser muito usado em outros jogos, onde se ganha algo no inicio do turno. No caso do Cellulose esse recebimento é muito temático e sua estratégia de qual trilha seguir primeiro irá ditar um pouco do seu ritmo e ações no tabuleiro central. Se não gosta de jogos de alocação de trabalhadores, FUJA. Se quer um jogo de alocação de trabalhadores simples, mas com uma temática que faz muito sentido, CAIA DENTRO.
"Fala rejogabilidade, lança rejogabilidade, fala 300..."
Você tem dois tabuleiros de planta diferentes, um "normal" e a do Mangue com custos e bônus diferentes. A do Mangue até permite modificar uma regra do jogo em relação a trilha da raiz. Além disso tem as cartas de Cenário, que modificam alguns parâmetros do jogo. Por exemplo, o nível de água no cenário do Cactus sempre será um nível menor.
Então a rejogabilidade será boa. O número de cartas de componentes não é grande, portanto, quase sempre metade do baralho será visto. As cartas são divididas em 4 tipos, ainda assim, mesmo as do mesmo tipo possuem custos e pontos de vitória diferentes.
Fonte:https://www.kickstarter.com/projects/geniusgames/cellulose-a-plant-cell-biology-game
Outro problema: sem nenhuma previsão nacional e a produção internacional está prevista pra entregar as cópias fisicas em dezembro (pros backers internacional, como disse haveria uma parceria com a Conclave como hub, mas parece que não rolou).
PORQUE EU TENHO!
Caramba, quando li sobre o Cytosis, eu pensei: Que jogo legal. Queria ter um desses, a ideia casa perfeitamente com a mecânica. Mas só importando. E vem o Cellulose, um Kickstarter que iria vir pro Brasil com ajuda da Conclave como um direcionador da versão gringa. Bem...Não rolou a Conclave. Mas um dos apoios era um PNP por 1 Dólar.
"Eu pagaria um dólar por isso!" Paguei 5 (tem de ajudar um pouco né).
Assim que liberou o PnP, pensei nas melhores formas (e baratas) de fazer. Não cheguei na melhor forma, mas cheguei numa boa. E botei o jogo pra rodar. A iconografia pode ser um pouco demais ou confusa para quem não está acostumado a Board Games, mas se tiver uma pessoa disposta a ajudar sempre que houver dúvida vai de boa. O jogo flui de maneira natural e de certa forma recompensadora. Joguei com a Namorada, sogra e meu sogro, que é biólogo, e ele curtiu o jogo e disse que tudo faz sentido dentro das mecânicas.
Então porque eu o tenho?
Cellulose é um jogo de alocação de trabalhadores (uma das minhas mecânicas favoritas), com uma ciência integrada nas mecânicas de forma fluida, natural e usa tudo com muita inteligência e de forma simples, tirando as regras e os títulos nos tabuleiros o jogo não tem texto além das explicações no manual, uma pessoa no inglês já segura o grupo. Possuiu variação suficiente para partidas bem diversificadas.
Ficaria feliz se viesse ele ou o Cytosis pro Brasil, mas se conseguir uma cópia gringa num preço legal e gostar da união do tema e mecânicas não perca a chance.