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  4. PARIS - Porque Eu Tenho Board Games

PARIS - Porque Eu Tenho Board Games

Paris
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    WPalmers88 26/01/21 16:08
    avatar
    WPalmers88
    26/01/21 16:08
    101 mensagens MD

    PARIS - PORQUE EU TENHO BOARD GAME !


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/92320_2eb7il.jpg

                                      Fonte: https://www.kickstarter.com/projects/gamebrewer/paris-0



    PARIS


    Designers Michael Kiesling e Wolfgang Kramer

    Ano de Lançamento: 2020

    Editora Original - Game Brewer

    Editora Nacional - Grok.

    Tempo - 90min +


    Sejam bem vindos ao primeiro post escrito do Porque Eu Tenho Board Game. O motivo, bem... filmar e editar dá um pouco de trabalho, enquanto que digitar suas ideias e as editar é bem mais rápido. Aqui buscaremos ter um texto mais enxuto, não focando nos pormenores das regras, mas sim na experiência que nos leva ao Porque Eu Tenho!


    E hoje vamos falar deste jogo que já é um dos meus favoritos. Paris, da dupla de designers Kiesling e Kramer. 


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0262c_2eb7il.png

                                                Fonte: https://www.kickstarter.com/projects/gamebrewer/paris-0



    Paris é essencialmente um jogo de controle e influência de área, isto é feito pela compra de edifícios/monumentos e a alocação de chaves (essa eu criei, será?!) em 6 distritos representando Paris. 


    O jogo dos experientes designers alemães, é descrito como um euro médio e possuidor de algumas camadas estratégicas.

    Em entrevista para a SpielDigital, a representante da editora original Game Brewer, disse que o conceito do jogo já existia há algum tempo entre os Designers, a mudança de um tabuleiro convencional para a ideia final foi evoluindo progressivamente. No fim, os designers procuraram uma cidade que espelhasse o formato de tabuleiro de seis pontas (como uma estrela de seis pontas) e Paris foi uma das citadas e continuou-se o desenvolvimento temático por aí.

    Ps. Até pode ser considerado um jogo abstrato, o tema de Paris está mais na ambientação do que na jogabilidade. É um Euro, e não um Eurotrash (com o perdão da nomenclatura).

     

    Em Paris, somos empreendedores querendo adquirir os edifícios e monumentos e assim conseguir o máximo de influencia nos distritos. Uma luta por pontos de vitória.

    O jogo possuiu uma jogabilidade fluida e rápida no inicio, mas que pode ter um pouco de Paralisia de Analise (AP) quando o tabuleiro estiver quase completo e for preciso analisar a situação de controle e otimizar melhor suas jogadas e avaliar as opções dos colegas. 


    Na sua vez o jogador vai obrigatoriamente "povoar" o tabuleiro com um tile de edifício e realizar uma Ação dentro das possíveis. 

    1. Colocar uma chave num banco ou Arco do Triunfo. 

    2. Mover uma chave para adquirir um edifício ou monumento.

    3. Pegar uma ficha de fim de jogo (apenas se todos os tiles de edifício já foram colocados).



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/652a7_2eb7il.png https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1995d_2eb7il.png

    Fonte: https://www.kickstarter.com/projects/gamebrewer/paris-0



    Alguns edifícios permitem andar na trilha de bônus (os de valores 1, 2 e 3) ou ganhar pontos de vitória (valor 8). Ao adquirir um edifício pela primeira vez, o jogador ganha recursos (usado para construir monumentos ou adquirir edifícios de valor 8) ou fichas de prestigio (usadas para ganhar pontos de vitória ao construir monumentos).


    Trilha de Tiles Bônus


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/08402_2eb7il.png
                                                                   Fonte: https://www.kickstarter.com/projects/gamebrewer/paris-0


    Na trilha bônus os jogadores podem adquirir tiles com recursos, chaves extras e condições de pontuações diferentes.  


    A pontuação de um distrito será com base nos Tiles de Pv. Estes podem ser postos pelo jogador que adicionar a quarta chave a um distrito, ao fazer isso ele pode colocar o Tile de Pv que ele quer em qualquer um dos distritos que ainda não tenha um tile. "Todo mundo esqueceu esse distrito aqui, então vai ser nele que eu vou botar!". 


    Posicionamento de Monumento e do Tile de PV


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/056a1_2eb7il.png

    Fonte: https://www.kickstarter.com/projects/gamebrewer/paris-0



    TEM HATE?!

    Mesmo sendo um jogo elegante, tem ocorrido no Brasil e no exterior um pouco de Hate/ódio/aversão/desdém direcionado ao jogo. Seja por sua simplicidade, rejogabilidade ou o famigerado Tile 27 (1 PV por cada moeda) e sua possível estratégia vitoriosa, então deixa eu tocar nesse assunto primeiro. 

    Um jogo ter regras simples não o deixa em demérito de outros jogos mais elaborados, Paris consegue atingir um nível de observação do tabuleiro e dos colegas com muito pouco. Um jogo elegante, na minha opinião. 

    No quesito Rejogabilidade os próprios autores dão uma variante com um setup aleatório, onde os recursos são randomizados e os jogadores ignoram a localidade do distrito do tile (com algumas regras especificas de posicionamento). Isto acaba aumentando o fator estratégico e a rejogabilidade do jogo.

    Em relação ao tile 27, pode ter sido um erro de design? Talvez. Acho difícil conseguir acumular muito dinheiro e conseguir ter influencia suficiente para uma pontuação nos distritos.

    Nas duas partidas que tive os jogadores simplesmente ignoraram completamente o Tile 27, queriam o tile bônus de 8pts por monumento e o de tipos diferentes porque focaram nisso.

    Se um  jogador do seu grupo sempre fizer este tipo de estratégia quando jogarem Paris, todos vão se juntar e logo pular pro tile 17 e pegar o 27 só pra bloquear o colega. Por mais que seja um jogo com um vitorioso no fim, a experiência de todos na mesa é soberano. Diversão (com respeito) em primeiro lugar.

    Pode ter acontecido que nos playtests os jogadores ignoravam o tile 27 e focavam mais no controle de áreas, em comprar edifícios e construir monumentos que são o core mechanic (basicamente, o coração) do jogo.



    E POR QUE EU TENHO PARIS...

    Os nomes Kramer e Kiesling são mais do que conhecidos no mundo dos boards games depois que você mergulha nesse oceano que é o mundo dos jogos de tabuleiro modernos. Individualmente já são autores consagrados e vencedores de prêmios internacionais incluindo o Spiel des Jahres. Só o Kramer tem 5 Spiels, dois deles em conjunto com o Kiesling (Tikal e Torres). Kiesling é autor do Azul, também  vencedor do Spiel des Jahres.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dcb3f_2eb7il.jpg

    Fonte: https://assets.dicebreaker.com/kiesling-and-kramer-board-game-renature.jpg/BROK/resize/1920x1920%3E/kiesling-and-kramer-board-game-renature.jpg


    Criadores de conteúdo internacionais como o Rahdo e nacionais como o After Match e o E ai Tem Jogo? Sempre falaram bem dos designers e deste jogo em especial. Então,  porque não conhecer os designers pelo seu trabalho mais recente, e foi o que fiz.

    Esta foi a minha primeira experiência com a dupla e eu simplesmente ADOREI o jogo, tive duas partidas com a namorada e os sogros (jogadores casuais) e eles adoraram o jogo (tanto pela beleza quanto pela estratégia). Queriam comprar edifícios e construir monumentos e brigar pelo controle dos distritos(o principal objetivo do jogo).  

    O jogo possui regras simples e fácil de ensinar (ainda que apareçam dúvidas simples no caminho, nada que compromete) e um manual com bastante exemplos.

    Em resumo eu o tenho (e vai continuar na coleção), por ser um jogo elegante em suas regras e estratégia, um euro gostoso de jogar e com uma bela produção de arte e componentes. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/58f7e_2eb7il.jpg


    P.s O Arco do Triunfo não me incomodou, mas foi colocado próximo aos monumentos no meio da partida, para observarem melhor uma área do tabuleiro. Talvez ele fique ali.

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    Comentários:

  • Lauro Assis
    47 mensagens MD
    avatar
    Lauro Assis27/01/21 09:47
    Lauro Assis » 27/01/21 09:47

    Muito legal o formato, e pra mim foi bem legal saber sua experiência com jogadores casuais, é uma coisa que as vezes deixam passar por ser uma comunidade com jogadores avançados , mas que pra esse jogo com esse tema acaba tendo uma importancia grande para alguns. Quanto a regras simples e elegantes, é engraçado como isso pode ser ruim para alguns, pra mim é justamente o contrário, regras simples, mas que te dão possibilidades de disputa é o que me faz gostar dos euros classicos.

    Mais uma vez parabéns pelo post.

    3
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri27/01/21 11:11
    RaphaelGuri » 27/01/21 11:11

    O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    0
  • WPalmers88
    101 mensagens MD
    avatar
    WPalmers88 27/01/21 16:11
    WPalmers88 » 27/01/21 16:11

    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Obrigado pelo feedback camarada.
    Na verdade eu já sabia de toda esta questão do Tile 27 antes de comprar o jogo/jogar, e expliquei aos outros colegas de jogo todos os tiles antes do inicio da partida e eles mesmo pontuaram que era "um bom tile, dá com uma boa vantagem". Eu poderia ter feito essa estratégia, mas nem eu ou eles quiseram. Simplesmente fomos pra temática de adquirir edifícios, construir monumentos e lutar pelo controle de área e adquirir os tiles que mais se encaixavam com isso.  
    Como falei, por mais experientes que sejam os designers e que possam ter deixado passar "este furo", acho que deve ter sido uma questão de Playtests, e que não surgiu imediatamente. E ai quando o jogo é lançado para um grande publico se observa algumas coisas que passam e acabam trazendo esse desnível. 

    2
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri27/01/21 19:08
    RaphaelGuri » 27/01/21 19:08

    WPalmers88 ::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Obrigado pelo feedback camarada.
    Na verdade eu já sabia de toda esta questão do Tile 27 antes de comprar o jogo/jogar, e expliquei aos outros colegas de jogo todos os tiles antes do inicio da partida e eles mesmo pontuaram que era "um bom tile, dá com uma boa vantagem". Eu poderia ter feito essa estratégia, mas nem eu ou eles quiseram. Simplesmente fomos pra temática de adquirir edifícios, construir monumentos e lutar pelo controle de área e adquirir os tiles que mais se encaixavam com isso.  
    Como falei, por mais experientes que sejam os designers e que possam ter deixado passar "este furo", acho que deve ter sido uma questão de Playtests, e que não surgiu imediatamente. E ai quando o jogo é lançado para um grande publico se observa algumas coisas que passam e acabam trazendo esse desnível. 

    Entendi. Bem legal o fato da mesa entender e decidir pela diversão ao invés de uma vitória fácil.
    O curioso deste caso do tile27 é que daria para equilibrar com algo como "1pt = 3moedas". Uma solução prática para aproveitar o jogo sem tal estratégia famigerada, em minha opinião, é apenas tirar os tiles17 e 27 da partida, os substituindo por algum vizinho que tenha mais de um. 
    :) 

    0
  • WPalmers88
    101 mensagens MD
    avatar
    WPalmers88 27/01/21 19:18
    WPalmers88 » 27/01/21 19:18

    RaphaelGuri::
    WPalmers88 ::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Obrigado pelo feedback camarada.
    Na verdade eu já sabia de toda esta questão do Tile 27 antes de comprar o jogo/jogar, e expliquei aos outros colegas de jogo todos os tiles antes do inicio da partida e eles mesmo pontuaram que era "um bom tile, dá com uma boa vantagem". Eu poderia ter feito essa estratégia, mas nem eu ou eles quiseram. Simplesmente fomos pra temática de adquirir edifícios, construir monumentos e lutar pelo controle de área e adquirir os tiles que mais se encaixavam com isso.  
    Como falei, por mais experientes que sejam os designers e que possam ter deixado passar "este furo", acho que deve ter sido uma questão de Playtests, e que não surgiu imediatamente. E ai quando o jogo é lançado para um grande publico se observa algumas coisas que passam e acabam trazendo esse desnível. 

    Entendi. Bem legal o fato da mesa entender e decidir pela diversão ao invés de uma vitória fácil.
    O curioso deste caso do tile27 é que daria para equilibrar com algo como "1pt = 3moedas". Uma solução prática para aproveitar o jogo sem tal estratégia famigerada, em minha opinião, é apenas tirar os tiles17 e 27 da partida, os substituindo por algum vizinho que tenha mais de um. 
    :) 

    Realmente faria mais sentido uma contagem diferente de moedas. O Arquitetos senão me engano dá apenas 1 ponto por 10 moedas.
    Acho q seria mais plausível retirar apenas o 27, para aqueles que pensam que ele seria desnivelado numa partida.
    Acredito que com a repercussão e cada vez mais pessoas jogando (e se sentindo desconfortável), duas coisas podem acontecer:
    - Vão deixar do jeito que está. Ou jogam com variant/house rules ou tentam minizar o estrago do tile durante a partida.
    - Ou vão fazer uma errata no futuro, já que o insert da versão kickstarter tem um espaço vazio (segundo a editora Game Brewer no Bgg), pro caso de alguma expansão. Então pode ser que vão continuar pensando/evoluindo o jogo mais pra frente.

    Pra mim pessoalmente, vou deixar como está (já que não me incomodou de forma alguma) e vamos ver se vai ter repercussões com a editora Game Brewer e os autores. Mas pra mim está perfeito como está. 
    Um abraço. 

    1
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido28/01/21 03:30
    anjocaido » 28/01/21 03:30

    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Sobre a tile 27. Ela é forte? Se você juntar dinheiro durante a partida, com certeza! É garantia de vitória? Definitivamente não! É um jogo de controle de área e o jogador que pegou essa tile pode até ganhar se a mesa não souber bloquea-lo. Já joguei mais de 10 partidas e nunca me interessei em pegar essa tile, em nossas mesas um amigo fez essa estratégia duas vezes e nas duas fez muito ponto mas ainda assim ficou em segundo. Na primeira partida por uma diferença pequena de 5 pontos e na segunda por uma diferença grande de 18 pontos, sendo que nessa segunda vez eu fui o vencedor e segui a estratégia das tiles de controle (6-11-15-18-26-28), a tile 30, os monumentos e as tiles de controle de área de maioria em cada distrito. 

    Então não, não acho que seja um furo de design, mas essas são as experiências em minhas partidas. Repito: Ela é forte mas não garante vitória!

    1
  • WPalmers88
    101 mensagens MD
    avatar
    WPalmers88 28/01/21 08:38
    WPalmers88 » 28/01/21 08:38

    anjocaido::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Sobre a tile 27. Ela é forte? Se você juntar dinheiro durante a partida, com certeza! É garantia de vitória? Definitivamente não! É um jogo de controle de área e o jogador que pegou essa tile pode até ganhar se a mesa não souber bloquea-lo. Já joguei mais de 10 partidas e nunca me interessei em pegar essa tile, em nossas mesas um amigo fez essa estratégia duas vezes e nas duas fez muito ponto mas ainda assim ficou em segundo. Na primeira partida por uma diferença pequena de 5 pontos e na segunda por uma diferença grande de 18 pontos, sendo que nessa segunda vez eu fui o vencedor e segui a estratégia das tiles de controle (6-11-15-18-26-28), a tile 30, os monumentos e as tiles de controle de área de maioria em cada distrito. 

    Então não, não acho que seja um furo de design, mas essas são as experiências em minhas partidas. Repito: Ela é forte mas não garante vitória!


    Obrigado por expor sua experiência meu camarada. 
    Acredito que seja esse o ponto crucial do jogo, edifícios, monumentos e controle de área. 
    E tudo se resume na estratégia, do grego estrategia, ou do board game stratego...

    1
  • RaphaelGuri
    1388 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri28/01/21 10:32
    RaphaelGuri » 28/01/21 10:32

    anjocaido::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Sobre a tile 27. Ela é forte? Se você juntar dinheiro durante a partida, com certeza! É garantia de vitória? Definitivamente não! É um jogo de controle de área e o jogador que pegou essa tile pode até ganhar se a mesa não souber bloquea-lo. Já joguei mais de 10 partidas e nunca me interessei em pegar essa tile, em nossas mesas um amigo fez essa estratégia duas vezes e nas duas fez muito ponto mas ainda assim ficou em segundo. Na primeira partida por uma diferença pequena de 5 pontos e na segunda por uma diferença grande de 18 pontos, sendo que nessa segunda vez eu fui o vencedor e segui a estratégia das tiles de controle (6-11-15-18-26-28), a tile 30, os monumentos e as tiles de controle de área de maioria em cada distrito. 

    Então não, não acho que seja um furo de design, mas essas são as experiências em minhas partidas. Repito: Ela é forte mas não garante vitória!


    É muito bacana ouvir diferentes relatos, e que contribuem em mostrar que o jogo não tenha furos, mas existe um grande porém no seu relato e no do WPalmers88: Nenhum dos dois jogaram focando efetivamente nesta estratégia de juntar dinheiro. 

    Paris é um jogo de marcação constante, logo estratégias pré determinadas (como essa citada de controle) dependem que os adversários não bloqueiem tiles e construções específicos, já a do dinheiro (t27) consiste em uma única peça, que agregada a outras eventuais aleatórias que o jogador pegue, fica extremamente poderosa. Inclusive existem contas matemáticas em tópicos do bgg que mostram como monumentos, por exemplos, dão menos pontos se adquiridos do que apenas seus custos convertidos em moedas. Esse lance do tile27 fica ainda mais forte se jogado em 2 ou 3 jogadores, devido à pontuação dos distritos.

    É aquilo, relatos não valem muito sem registros, logo não sei se usaram da melhor forma o tile27 hahaha Nessas ainda fico na posição que T27, se jogado pensando nrle logo de cara e fazendo o passo a passo correto: Sim, garante uma vitória, apesar de chata e robótica. Contudo, fico feliz que você, Anjocaido, não tenha tido a impressão ruim que tive do jogo (ps: ainda mais usanfo a variante de bairro livre, essa achei horrorosa mesmo).

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  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido28/01/21 19:48
    anjocaido » 28/01/21 19:48

    RaphaelGuri::
    anjocaido::
    RaphaelGuri::O lance do tile27 é real (e comba com o tile17).

    Talvez não tenha sentido, pois jogou apenas 2 partidas para criar o texto e em nenhuma delas os jogadores perceberam este furo de design. Se for jogar com o intuito de juntar dinheiro, dá para levantar uma boa grana, mais de 60moedad, o que gera uma pontuação vencedora.

    Fora isso, excelente texto :)

    Sobre a tile 27. Ela é forte? Se você juntar dinheiro durante a partida, com certeza! É garantia de vitória? Definitivamente não! É um jogo de controle de área e o jogador que pegou essa tile pode até ganhar se a mesa não souber bloquea-lo. Já joguei mais de 10 partidas e nunca me interessei em pegar essa tile, em nossas mesas um amigo fez essa estratégia duas vezes e nas duas fez muito ponto mas ainda assim ficou em segundo. Na primeira partida por uma diferença pequena de 5 pontos e na segunda por uma diferença grande de 18 pontos, sendo que nessa segunda vez eu fui o vencedor e segui a estratégia das tiles de controle (6-11-15-18-26-28), a tile 30, os monumentos e as tiles de controle de área de maioria em cada distrito. 

    Então não, não acho que seja um furo de design, mas essas são as experiências em minhas partidas. Repito: Ela é forte mas não garante vitória!


    É muito bacana ouvir diferentes relatos, e que contribuem em mostrar que o jogo não tenha furos, mas existe um grande porém no seu relato e no do WPalmers88: Nenhum dos dois jogaram focando efetivamente nesta estratégia de juntar dinheiro. 

    Paris é um jogo de marcação constante, logo estratégias pré determinadas (como essa citada de controle) dependem que os adversários não bloqueiem tiles e construções específicos, já a do dinheiro (t27) consiste em uma única peça, que agregada a outras eventuais aleatórias que o jogador pegue, fica extremamente poderosa. Inclusive existem contas matemáticas em tópicos do bgg que mostram como monumentos, por exemplos, dão menos pontos se adquiridos do que apenas seus custos convertidos em moedas. Esse lance do tile27 fica ainda mais forte se jogado em 2 ou 3 jogadores, devido à pontuação dos distritos.

    É aquilo, relatos não valem muito sem registros, logo não sei se usaram da melhor forma o tile27 hahaha Nessas ainda fico na posição que T27, se jogado pensando nrle logo de cara e fazendo o passo a passo correto: Sim, garante uma vitória, apesar de chata e robótica. Contudo, fico feliz que você, Anjocaido, não tenha tido a impressão ruim que tive do jogo (ps: ainda mais usanfo a variante de bairro livre, essa achei horrorosa mesmo).

    Eu não joguei, mas como disse, vi essa estratégia rodar duas vezes. Na primeira partida em 4 jogadores fiquei em terceiro, 13 pontos atrás do jogador que fez essa estratégia (nessa partida ele coletou 57 moedas), e na segunda partida, também em 4 eu ganhei. Mas como também já disse, tem como bloquear, por exemplo, se os outros jogadores bloquearem os prédios mais baratos nos distritos que dão mais dinheiro, ele terá que gastar mais dinheiro para poder colocar outras chaves e colocará menos chaves nesses distritos, e no fim não conseguirá coletar tanto dinheiro.
    Eu já vi esse tópico no BGG das contas, segundo o tópico o máximo que você consegue fazer seria 76 dinheiros focando totalmente nisso e com tudo perfeito, ninguém bloqueando, etc, ou seja, impossível. Em uma partida normal onde todos sabem jogar, o jogador que focar nessa estratégia coletará entre 38 a 63 moedas. Isso dependerá dos outros jogadores bloquea-lo ou deixar ele mais solto coletando. E ainda que colete os 63 não é garantido a vitória. Nesse mesmo tópico tem vários relatos de porque a tile não é OP.
    Essa tile é só um aspecto que deixa o jogo mais acirrado, até por isso ela é uma das últimas (se jogar sem embaralhar as tiles). Acho bem mais forte combar outras tiles, até porque ao pegar a tile 27 no início da partida todos os outros jogadores já sabem qual será a sua estratégia.

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