Antes de começar o texto, tenho alguns recados:
Recados dados, então que comece o texto !
Misty é um jogo com um tema bem diferente do padrão… imagine que você é uma criança, e que esse é um dia chuvoso, onde não há nada a fazer. Você vai até a janela, contempla as plantas molhadas na rua e decide desenhar na janela. Tudo corre bem, até que esses desenhos começam a tomar vida.
As flores nascem e logo são pisoteadas por monstros, tratores se movem, balões sobem e folhas caem, tudo em sua devida ordem…
1
Até aí está tudo bem, mas por que um título tão específico para esse texto que fala sobre um ciclo tão bonito ? Bem, é que eu só fui reparar em um detalhe agora: Se do nada os desenhos que eu fiz tomassem vida eu rapidamente tacaria fogo na casa. É sério, vamos tentar ver isso por outra perspectiva
Imagine que você é uma criança indefesa que está trancada no seu quarto durante uma tempestade… Os trovões causam calafrios, e a atmosfera sombria do mundo exterior intensifica qualquer medo que você já tenha. Para aliviar o sofrimento que é estar numa situação assim e para dar a mínima chance de uma noite de sono, você decide desenhar na janela. Tudo corre bem, até que algo se mexe. Você pensa que é algo lá fora de início, mas você repara que os desenhos tortos por conta da sua tremedeira olham penetrantemente para você, como se cobiçassem sua alma. para aliviar a tensão você desenha uma singela flor, mas um monstro horrível aparece e a pisoteia…
Esses chifres não devem estar aí à toa…
Tudo bem, estou exagerando um pouco (bastante, na realidade o jogo tem uma arte muito fofa), o jogo nem depende tanto assim da ambientação, mas é divertido viajar um pouco de vez em quando.
O que importa é que Misty é um jogo rápido e simples, ótimo para se jogar com a família, tendo um preço relativamente acessível.
Nele, cada carta possui uma seta que aponta para determinada direção, sendo que a movimentação das cartas para as direções apontadas geram uma reação em cadeia, definindo a quantidade de pontos conquistados na partida.
2
Esse é um jogo bacana, mas que não rende muita conversa, o que pode ser visto como algo bom ou ruim dependendo do seu ponto de vista. Eu creio que um jogo mais calmo dá uma pausa boa em um dia de jogatina barulhento (minha cabeça agradece)
O jogo possui algumas cartas promocionais. Eu só consegui uma delas, ao abrir o já comentado Taco Gato Cabra Queijo Pizza (deixarei o link do post no final do texto). Mesmo apontando para a diagonal (algo que não ocorre no jogo normal) a promo não altera tanto o jogo, servindo mais como um fator diferente para se utilizar. Não sei como funcionaria com as duas promos, mas acho que o jogo não mudaria tanto.
3
O jogo pode ser jogado de forma que você tente atrapalhar seu adversário, mas normalmente você estará olhando o que é melhor para você no momento e não estará focando na janela dos outros (pelo menos é assim comigo). Nisso ele me lembra muito o Ticket to Ride, onde você não precisa necessariamente atrapalhar os outros (e provavelmente você será muito mal visto por todos ao fazê-lo).
Resumindo, Misty cumpre o BBB (Não sabe o quê é o BBB ? É o famoso critério: Bom, Bonito e Barato). Provavelmente funciona com crianças (eu não testei, mas me parece um jogo simples de ser explicado, além de possuir uma variante mais simples para jogar com crianças).
Agora só me resta saber como vou atropelar aquele monstro ali…
Misty é um jogo de Florian Fay, publicado no Brasil pela Papergames.
Texto Taco Gato Cabra Queijo Pizza:
Imagens:
2:
3: