
Hippo é um jogo para o qual eu estou muito empolgado. Ele parece ser divertido e simples, ótimo para se jogar com a família.
Eu, creio que como muitos outros, para saber se um jogo é interessante como parece, recorro aos canais de explicação de regras.
Quando eu vejo um vídeo de regras eu consigo sentir a pegada do jogo, o que me influencia muito a comprá-lo ou não comprá-lo. Por isso decidi procurar um vídeo de regras do jogo.
Até aí tudo bem, eu vi um vídeo da própria editora do jogo (Helvetiq, nesse caso), mas como o jogo ainda não foi lançado no Brasil, todos os vídeos estavam em inglês ou espanhol.
Como eu gosto de ver as regras dos jogos para saber se vou comprá-los ou não e sei que muitos não falam inglês ou espanhol (além do fato de que Hippo chegará logo logo no Brasil) eu decidi escrever as regras do jogo aqui.
Antes de tudo é necessário dizer que eu não joguei o jogo e que estou me baseando tanto no manual do jogo em inglês como no já citado vídeo da Helvetiq, sendo que eu deixarei tanto o link do vídeo como da página onde o manual pode ser baixado no final do texto. As imagens também estão sendo retiradas das duas fontes citadas.
Componentes: 1 Tabuleiro (de 12 partes); 3 dados; 48 boias (12 de cada cor);
Objetivo: Acabar com todas as suas boias
Para facilitar a compreensão, estarei chamando cada parte do tabuleiro de Raia, sendo que cada divisão dela será chamada de Área.
(sinto muito pelo desenho, foi o melhor que eu pude fazer)
Preparação: Deixe as partes do tabuleiro enfileiradas em ordem crescente (1, 2, 3… 12) e distribua para cada jogador 12 boias da mesma cor, deixando-as de uma maneira que todos possam visualizá-las).
Para decidir o jogador inicial cada um rola um dado. O jogador que tirar o maior número começa, sendo que o jogo segue em sentido horário.
Como jogar:
O jogador inicial deve rolar os 3 dados e com eles decidir em que raias colocar suas boias. Isso pode ser determinado pela soma dos valores dos dados ou pelo valor individual de cada dado:
(A imagem mostra 3 possibilidades de jogada com uma rolagem)
Ao escolher onde colocar as raias, o jogador deve colocar uma boia na área mais abaixo da raia.
Mas e se essa área estiver ocupada? É só empurrar a boia que está ocupando o lugar para cima. Se todas as áreas estiverem ocupadas, a boia que ocupa a área mais acima é empurrada para fora da raia e retorna ao jogador que a colocou na raia.
(A boia amarela sobrando é devolvida ao jogador que recebeu as boias amarelas na preparação)
Mas cuidado ! Se o jogador empurrar uma boia da sua própria cor para fora da raia ele deverá pegar todas as boias que estavam na raia (incluindo as boias de outras cores) ! As boias de outras cores devem ser as primeiras a serem usadas em uma próxima rodada, sendo que elas voltam a ser propriedade dos outros jogadores após jogadas ! :
(Todas as boias que ficaram fora da raia voltam para o jogador vermelho, nesse caso)
A raia 7 é a raia do Sr. Hippo, e todas as raias seguintes passam a possuir apenas 2 áreas. Se o jogador escolher colocar uma boia na raia 7, ele agrada o Sr. Hippo e pode rolar os dados uma segunda vez.
Se ele conseguir colocar uma boia na raia 7 durante essa jogada extra, ele pode colocar, porém ele não receberá mais uma rolagem de dados extra. Na raia 7 não existe um limite de quantidade de boias, então não existe o risco de uma boia sair da raia.
(Só eu que acho o Sr. Hippo muito Fofo ?)
Final do jogo: O jogo acaba quando um jogador acaba com todas as suas boias.
Como fica evidente, eu me baseei muito no manual do jogo para escrever esse texto (até a ordem das regras é a mesma !), porém eu não traduzi palavra por palavra do manual.
Por isso, quando o jogo sair vale a pena dar uma olhada no manual da própria Papergames, já que eles devem ter um tradutor muito melhor do que eu.
Agora só nos falta uma informação - supondo que o leitor esteja interessado em adquirir o jogo - quanto eu devo guardar para comprar o jogo ?
Essa não é uma pergunta com uma resposta definitiva, porém nós podemos especular um pouco:
Nós sabemos que Hippo estará na linha pocket da Papergames;
Os jogos da linha pocket variam de R$ 40,00 - 50,00;
Hippo possui outros componentes além de cartas, o que encarece o jogo;
O jogo custa US$ 12,99 no site da Helvetiq, o que se converte para R$ 68,18 na cotação atual (ai meu coração…);
o jogo provavelmente custará menos que o valor em dólar por conta da produção nacional.
Com essas informações eu estimaria o valor do jogo em R$59,00 a R$65,00. Esse seria um valor alto para a linha pocket, mas seria menor do que a linha pequena (aquela da caixa de aço balístico) da Papergames.
Caso haja alguma dúvida sobre as regras eu ficaria feliz em responder, e peço que me avisem caso eu tenha cometido algum engano. Caso você possua alguma opinião sobre o jogo ou sobre o valor dele, sinta-se livre para compartilhá-la nos comentários !
E-mail para contato:
Peão_rei05@yahoo.com
Vídeo de regras Hippo:
Página da Helvetiq (onde está o manual do jogo):