Ronaut::Amaral::pnodanna::Amaral::Gosto muito. Jogo bem difícil e divertido.
jogo bom. Pouco lembrado, jamais esquecido hahaha
Gosto tanto do jogo que comprei até a expansão:

Legal cara! como funciona a expansão?
Então, o Kraken aparece no final da primeira rodada. Ele tem um deck próprio de ataque e movimentação. Tem também um tabuleiro para marcar a sua Força e sua Vida.
O ataque é feito com os tentáculos em toda a coluna em que a cabeça do Kraken estiver. Os tentáculos causam fadiga nos jogadores dos tiles onde aparecem, mas também diminuem o fogo em 1 pip, porque chegam molhados. Para cortar os tentáculos jogue o dado cinza, como se fosse um ataque a uma tripulação esqueleto. Sua força é o numero de tentáculos presente na coluna. O machado é uma nova arma mais eficiente nesse ataque. Para atacar o Kraken em si, o personagem deve estar na borda do navio, o mais próximo possível da cabeça do kraken e atirar com um canhão que esteja na mesma coluna. Tem uma nova personagem que é boa com os canhões.
Como a forca do kraken é bem grande, rolam-se dois dados, o preto e cinza, para poder atingi-lo. Quando atingido, ele perde 1 de Força e 1 de Vida. A cada tesouro que saqueamos do navio, o Kraken também perde 1 de Forca. Se baixar de 8 sua Força, ele morre. Mas o kraken sempre ganha Força quando ataca, e ataca bastante com seus tentáculos! Se ele atingir mais 15 de Forca, ele esmaga e draga o navio para baixo e todos perdem a partida.
Para compensar essa dificuldade extra do jogo, existem na expansão as fichas de adrenalina, que os jogadores sempre ganham ao atingir o Kraken ou seus tentáculos. Essas ficha são de uso único e dão super poderes aos personagens para efetuarem com mais eficiência as demais tarefas do jogo, como apagar incêndios, mover mais rápido, melhorar o poder dos canhões, derrotar marujos etc.
Na expansão, vem também os marujos lideres, que são vermelhos e são misturados num saco com os demais. Toda vez que sai um marujo vermelho do alçapão, ele puxa outro de dentro do saco. Isso aumenta consideravelmente o número de marujos no navio. E para compensar isso, o alçapões agora podem ser fechados, para não aparecerem marujos, por um breve período apenas.
Enfim, a expansão deixa o jogo mais divertido, mais tenso e mais desafiador, por que a nova condição de vitória, além de saquear todo o tesouro combinado, é também matar o Kraken. E é bom focar nisso primeiro, porque ele fica forte demais depois. Ah, e se você tirar o insert do jogo base, a expansão cabe todinha na caixa e você carrega tudo junto.