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  4. Pequenas Caixas, Grandes Jogos - Mottainai

Pequenas Caixas, Grandes Jogos - Mottainai

Mottainai - Edição Deluxe
  • avatar
    pnodanna09/06/20 09:00
    avatar
    pnodanna
    09/06/20 09:00
    371 mensagens MD

    Os japoneses têm uma cultura incrível e isso ninguém pode negar. Seja a história, os costumes e até mesmo os mangás, a Terra do Sol Nascente fascina a todos. E se eu te dissesse que eles têm um princípio, quase que enraizado na alma deles, contra o desperdício? Mottainai é um termo japonês, que numa tradução bem livre seria algo como “não desperdice”, trazendo a sensação de que cada um deve fazer o uso do valor total de um objeto. E o que isso tem a ver com board games? 

    Em Mottanai, os jogadores representam monges em seus templos, que devem fazer uma série de trabalhos para criar obras de arte para seus visitantes e recruta ajudantes . Execute tarefas, recolha materiais, venda suas obras ou às exponha no seu templo. A grosso modo, o jogo parece ser tão simplista, e sua arte minimalista passa uma sensação de um jogo leve, mas as nuances do jogo são densas, que eu não faço ideia de como um jogo grandioso como esse possa vir numa caixa tão pequena. Mottainai é um jogo que surpreende várias mesas pelo impacto do jogo e as infinitas possibilidades que cada carta traz.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5d508_50lzmv.jpg


    Os templos de cada jogador são representados por tabuleiros individuais, que possuem em suas extremidades, quatro espaços que serão utilizados no decorrer da partida. Na parte superior há as Tarefas: as cartas alocadas nessa aba, determinam qual tarefa será realizada por você e seus oponentes naquele turno. Isso mesmo, você e seus oponentes, pois como a ideia é o aproveitamento máximo de recursos, as cartas alocadas por você também serão utilizadas por seus oponentes. Então planeje bem suas ações e tente não repetir a mesma carta do colega, a não ser que seja realmente necessário. Na parte inferior, temos a Mesa de Trabalho, onde os jogadores irão colocar os materiais de trabalho para suas obras ao longo do jogo. Os materiais nunca são descartados, mas podem ser realocados à direita do tabuleiro, onde passam a fazer parte da área de Vendas, onde toda obra pronta pode ser alocada. Já na parte esquerda, temos os Ajudantes, que possibilita habilidades especiais de acordo com a carta referente a ele. Basicamente, se você tiver um ajudante de um tipo e usar a tarefa desse mesmo tipo, o ajudante permite que você use a tarefa mais uma vez.

    Para vencer o jogo, um monge deve ter 5 obras à esquerda (Galeria) ou à direita(Loja) do tabuleiro. De modo que, uma obra só conta como “concluída” se tiver a quantidade de ajudantes referentes a um tipo de material maior ou igual a quantidade de obras daquele material. Por exemplo: Se eu tiver um ajudante de Oleiro, ele cobre até duas obras de argila que eu fizer, ou seja, se eu tiver duas obras de argila à esquerda do tabuleiro, um ajudante de carta marrom valida aquelas obras.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7b4e2_50lzmv.jpg


    Os baralhos de Mottainai são compostos por cinco tipos de cartas, de cores variadas, que representam os cinco tipos de matéria e os produtos feitos a partir delas. Cada carta é única, então pense muito bem sobre o que fazer com cada uma dela. As cartas rosas referenciam o Vendedor, que permite que você venda um material da sua Mesa de Trabalho (retirar a carta da aba inferior e alocá-la à direita) ou que crie algo com papel. As verdes representam o Monge, que permite que você pegue uma carta da pilha de descarte e aloque-a como Ajudante ou construa algo com pedra. A bege simboliza o Alfaiate que permite você repor as cartas da mão e criar obras de tecido. As laranjas são os Oleiros que fazem com que você pegue uma carta da pilha de descarte e adicione como material à mesa de trabalho. E por fim, as azuis são os Ferreiros que permitem que você complete uma obra ou construa algo com metal. Pra mim essa carta é extremamente poderosa, uma vez que para completar uma obra, você não precisa ter as matérias primas, basta ter a quantidade necessária de materiais em sua mão, mostrá-las aos outros jogadores e você pode descer sua obra.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c8997_50lzmv.jpg


    Ainda no assunto de desperdício zero, toda vez um jogador for construir uma obra, a própria carta que será construída, conta como material. Assim, uma boa gestão de mão faz com que você aproveite muito bem os seus recursos e as cartas alocadas por seus oponentes.

    Meus Nobres Leitores, Mottainai é um jogo sensacional e um tanto quanto injustiçado. Já vi muita gente descendo a lenha no jogo devido a sua complexidade e abandonando-o depois de duas ou três partidas. Mas é um baita jogo e merece sim uma segunda chance. Então se o seu jogo está pegando poeira, ou tá pensando em trocá-lo depois de uma ou duas jogatinas, tente jogá-lo de novo. Estude um pouco as cartas, leia com atenção. Eu garanto que você vai redescobrir um grande jogo de caixa pequena.

    Meus caros amigos, eu fico por aqui, mas antes já peço a todos vocês que deixem nos comentários suas opiniões sobre esse jogo. E se vocês quiserem um textinho explicando as regras ou detalhando mais o jogo, comenta também que eu vou trazer para vocês beleza?


    Eu fico por aqui, um abraço, e até a próxima.



    Não deixe de conferir o nosso Podcast, o CorujaCast. Temos também um grupo no WhatsApp, uma comunidade com um bate-papo totalmente informal e despretensioso sobre jogos de tabuleiro, regado a bom humor e informações duvidosas.
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    Confira também:
    Pequenas Caixas, Grandes Jogos - Encantados
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    Comentários:

  • Sr Ze
    133 mensagens MD
    avatar
    Sr Ze09/06/20 10:41
    Sr Ze » 09/06/20 10:41

    Legal sua análise e considerações. Eu tenho o jogo e abandonei antes mesmo de jogar, o tema me chamou muito a atenção e consegui ele numa promoção, o que amenizou um pouco o arrependimento da compra. O problema é que o jogo é complexo para entender e o desafio depois é conseguir explicar as regras para outro jogador, então mesmo que você goste do jogo o maior desafio é formar mesa - foi o que aconteceu comigo. 

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi09/06/20 10:53
    brunosemi » 09/06/20 10:53

    Mottainai é um dos jogos favoritos da minha coleção. Mas eu não o vejo em mesa com mais de dois jogadores.

    Aliás, eu não o vejo jogando com outra pessoa senão minha esposa. Como sempre jogamos juntos, temos o mesmo conhecimento e experiência com o jogo (embora eu saiba as regras um pouco melhor que ela). 

    Tenho certeza que se eu for ensinar para outra pessoa, vou perder o meu tempo. Salvo se houver disponibilidade para jogarmos pelo menos três partidas, para a pessoa começar a ter idéia do que está fazendo.

    Acho que até nisso ele é brilhante pois separa os homens dos meninos. :D

    2
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas09/06/20 12:06
    RFreitas » 09/06/20 12:06

    Sr Ze::Legal sua análise e considerações. Eu tenho o jogo e abandonei antes mesmo de jogar, o tema me chamou muito a atenção e consegui ele numa promoção, o que amenizou um pouco o arrependimento da compra. O problema é que o jogo é complexo para entender e o desafio depois é conseguir explicar as regras para outro jogador, então mesmo que você goste do jogo o maior desafio é formar mesa - foi o que aconteceu comigo. 

    Foi por prever esse problema que não o comprei. Mas lamento muito a dificuldade de arranjar espaço para ele.

    0
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio09/06/20 12:53
    Raio » 09/06/20 12:53

    Muito bacana a sua resenha!!!

    Queria muito adquirir esse jogo, porém já possuo o Innovation.

    Cabem os dois na mesma coleção?

    0
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi09/06/20 13:29
    brunosemi » 09/06/20 13:29

    Raio::Muito bacana a sua resenha!!!

    Queria muito adquirir esse jogo, porém já possuo o Innovation.

    Cabem os dois na mesma coleção?

    Poderei te responder em breve, pois estou com um Innovation aqui pedindo para ser estreado (desse fds não passa).

    Mas vale ressaltar que somos um casal com dois Tickets to Ride... :D

    Na verdade 3, pois quando juntamos os trapinhos, ainda adquirimos um filhote (New York). :woot:

    0
  • Ckramer
    3 mensagens MD
    avatar
    Ckramer09/06/20 17:34
    Ckramer » 09/06/20 17:34

    Sr Ze::Legal sua análise e considerações. Eu tenho o jogo e abandonei antes mesmo de jogar, o tema me chamou muito a atenção e consegui ele numa promoção, o que amenizou um pouco o arrependimento da compra. O problema é que o jogo é complexo para entender e o desafio depois é conseguir explicar as regras para outro jogador, então mesmo que você goste do jogo o maior desafio é formar mesa - foi o que aconteceu comigo.


    Tive exatamente a mesma experiencia. Gostei da ideia do jogo, porém o pessoal de casa não teve a disposição/paciência necessária para entender a dinâmica do jogo. As regras não são particularmente complicadas, mas entendo que são necessárias diversas partidas (diversas mesmo!) para que realmente comecemos a desenvolver estratégias e contra-estratégias.
    Para mim restou algumas partidas solos com uma variação que vi aqui na ludopedia mesmo, ou seja, nenhuma experiencia real do jogo. Uma Pena!

    1
  • geotermal
    92 mensagens MD
    avatar
    geotermal09/06/20 21:26
    geotermal » 09/06/20 21:26

    Raio::Muito bacana a sua resenha!!!

    Queria muito adquirir esse jogo, porém já possuo o Innovation.

    Cabem os dois na mesma coleção?

    Certamente, são dois jogos "que coçam áreas diferentes".


    Ambos são tableau/engine builders, possuem decks de cartas únicas e são jogos com muita oscilação, mas, tirando isso, a única mecânica em si realmente familiar é a questão de você poder aproveitar a ação dos oponentes pra usar na sua vez também. Algumas diferenças razoáveis entre os dois são as seguintes:


    - Mottainai tende a ser bem mais rápido (considerando que todo mundo saiba jogar), a menos que ocorra uma combinação de eventos favoráveis a um jogador no Innovation, caso em que o jogo pode acabar em uns 10 minutos


    - No Mottainai, você tem um certo compartilhamento dos recursos - as cartas podem integrar seu tableau ou irem pro meio da mesa, caso em que elas podem ser pegar pelos outros jogadores para virarem recursos deles (ajudantes/vendas/item da mesa de trabalho). Você sabe que, qualquer tarefa que botar na mesa, seus oponentes vão poder usar no turno seguinte, e isso te deixa tenso todo turno. A interação no Innovation é mais situacional e pode ser alta ou baixa, a depender da sorte na obtenção de cartas, dos recursos que cada jogador tem e da agressividade de cada jogador (posso pegar uma carta que toma duas cartas da mão do oponente, mas ele pode não ter mão no momento ou eu posso não ter mais coroas que ele pra poder usar o dogma, por exemplo)


    - No Innovation, é importante você criar uma engine baseada nos 6 símbolos para executar e se defender de dogmas. Dá para ganhar o jogo sem isso, usando cartas como Agricultura e Matemática, mas você vai suar no meio pro fim do jogo se seu oponente souber o que está fazendo e contar com um pouquinho de sorte. No Mottainai esse engine-building é bem menor e menos importante - sua máquina de pontos é basicamente formada por vendas cobertas e obras em 90% dos jogos, não tem disputa individualizada por recursos nos tableaus como no Innovation


    - No Innovation, você tem a Fissão Nuclear. No Mottainai, você tem a Tartaruga. Só isso mesmo que queria dizer...


    Enfim, acho ambos excelentes para jogar a 2 e eles integram minha coleção com orgulho. O casal aqui bateu cabeça pra entender o Mottainai nas duas primeiras partidas, mas depois que engrenou, se tornou facilmente um dos nossos mais jogados.

    2
  • tpcordeiro
    1763 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro09/06/20 22:03
    tpcordeiro » 09/06/20 22:03

    Eu amo esse jogo, infelizmente para as poucas pessoas q consegui explicar as regras, ninguém quis investir em continuar a jogar... Como o amigo abaixo, me restou jogar algumas partidas solo, mas ao contrário dele nem variante eu tinha na época, eu simplesmente jogava "eu vs eu", oq (vc pode imaginar) não tinha tanto apelo, mas era oq "tinha pra hj" e ainda assim era divertido.

     Ckramer::Para mim restou algumas partidas solos com uma variação que vi aqui na ludopedia mesmo, ou seja, nenhuma experiencia real do jogo. Uma Pena!

    Excelente saber q tem uma variante aqui na Ludopedia, nem sabia, já baixei pra ler!
    Obrigado.

    2
  • Eduaster
    615 mensagens MD
    avatar
    Eduaster10/06/20 02:03
    Eduaster » 10/06/20 02:03

    bela resenha.

    porém pelos motivos citados na dificuldade de ensinar as regras e a demora pro jogo começar a fluir, realmente não cabe na minha coleção.

    1
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Mottainai - Edição Deluxe - Pequenas Caixas, Grandes Jogos - Mottainai
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