Como é o Conspiracy: Abyss
No fundo do oceano, Lordes de diferentes raças se engajam em uma disputa política, e cabe a você organizar a Câmara do Senado mais eficiente para estabelecer o poder.
No Conspiracy: Abyss você irá comprar cartas de Lordes de cinco diferentes cores (cada uma representando uma raça) e organizar uma pirâmide em sua área, tentando formar um grande bloco de cartas de uma mesma cor, conseguindo pérolas, juntando chaves para conquistar territórios e recrutando os Lordes mais poderosos. São, portanto, quatro formas de pontuar neste pequeno e genial jogo, e quem somar mais pontos no final será o vencedor.
A pirâmide é formada de forma invertida, cinco cartas no topo até chegar em uma carta no fundo, que ativa o final da partida.
3 razões para jogar
1
O jogo mais deslumbrante que você vai achar nesta faixa de preço. Mesmo eu não podendo afirmar que comparei todas as opções, não consigo imaginar outro jogo abaixo de R$100 (no momento deste tópico) com arte tão sensacional. E ainda tem cinco opções de latinha com capas diferentes, cada uma representando uma raça. De cara me apaixonei pela roxa, com suas águas-vivas, porém no final acabei optando pela azul que estava em promoção. Mas eu ficaria feliz com qualquer uma delas. Além de um bom jogo, é um belo enfeite. Se você conhece outro jogo lindão assim e baratinho, comenta aí pra gente!
2
Um excelente balanço envolvendo decisões e riscos. No começo de todos os seus turnos você já precisa tomar uma decisão, pois você pode comprar entre uma ou três cartas do deck. Quando mais cartas compradas, mais opções você terá; por outro lado, mais opções você dará aos seus oponentes, pois as cartas descartadas ficam à disposição deles. Outra opção é comprar cartas do descarte, e neste caso você pode conseguir mais de uma carta. Essa mesma decisão deve ser tomada ao juntar duas chaves do mesmo tipo e conquistar um território. É uma mecânica que já deu certo no jogão “pai” dele, o
Abyss, e que brilha ainda mais neste joguinho, em que ela é praticamente a parte principal.
3
Um joguinho completo e rápido. Eu adoro meus joguinhos pequenos, e cada um tem seu feeling e seu charme. O Conspiracy Abyss faz
muito,
com poucas regras e em poucos minutos: decidir quantas cartas pegar (ou pegar um descarte), como usar o efeito da carta, quais territórios escolher. As decisões são interessantes durante toda a partida, que tem cerca de 25 minutos – tempo registrado aqui, jogando em dois.
As cartas descartadas ficam disponíveis, dando mais opções de escolha aos jogadores.
Mais sobre o Conspiracy: Abyss
- O Conspiracy se passa no universo do jogo Abyss, um jogo maior com algumas mecânicas similares, e que possui os mesmos designers: Bruno Cathala (7 Wonders Duel, Five Tribes) e Charles Chevallier (Kanagawa, Micropolis).
- O artista responsével por esta maravilha é o Pascal Quidault (Sherlock Holmes Consulting Detective, Splendor)
- Cada cor de Lorde representa uma raça. Veja a imagem abaixo, retirada do manual. Ela mostra também o Lorde que aparece na latinha da respectiva cor do jogo.
Repararam em como os tronos são lindos?
E você, já jogou o Conspiracy? Se não jogou, ficou interessado? Comenta aí embaixo o que você mais gostou sobre este jogo!