Como é o Bohnanza?
Neste pequeno jogo de cartas você faz o papel de um fazendeiro de feijões. Você irá plantar, negociar suas cartas com os outros jogadores e, por fim, vender suas colheitas. Quem tiver mais dinheiro no final é o vencedor!
O Bohnanza é famoso pela sua regra de não poder alterar a ordem das cartas na mão, que traz uma forma diferente de gerenciar as cartas.
3 razões para jogar
1
Muita interação, todos participam o tempo todo. Acho que a parte principal deste jogo é a fase de negociação. Você precisará fazer boas trocas ou até mesmo doar cartas para otimizar a sua plantação. Às vezes você vai querer duas ou três cartas em troca daquela sua mais rara. Mesmo se você não é bom de negociação (eu), o jogo ajuda isso a fluir. E todo mundo se envolve praticamente o tempo todo.
2
Envolve negociação e planejamento. Escolher quais tipos de feijão plantar é importante, mas conseguir boas trocas é tão importante quanto. Tem que gerenciar a mão para não chegar no início do próximo turno e você ser obrigado fazer uma jogada indesejada. E prestar atenção nas cartas que já saíram do jogo nas colheitas.
3
As partidas são rápidas e divertidas. Bohnanza é provavelmente o jogo mais pedido nos meus grupos, ao lado do
Sushi Go!. Ele joga super bem em 3, 4 e 5 jogadores - especialmente com as regras atualizadas (veja as dicas abaixo). Por trás deste jogo simples e pequeno tem um design extremamente caprichado.
Dicas
- Este jogo pode ser um sucesso até com quem não está acostumado com jogos modernos, ou mesmo quem diz que não gosta de jogos.
- O Bohnanza é publicado aqui no Brasil em uma linda edição pela Papergames, que incluem campos de plantação e regras atualizadas.
- Jogue com as regras atualizadas! O jogo fica mais fluido e interessante. Você pode encontrar estas regras no site da Papergames caso possua outra edição do jogo.
- Lá fora ele possui diversas expansões, e aqui no Brasil foi lançada a promo Bohnanza: Feijão Curinga, que é muito bacana!
Ficou curioso pra conhecer? Ou já jogou? Comenta aí embaixo o que você mais achou interessante no Bohnanza!