The Castles of Tuscany ou 50 tons de verde parte 2?

Acho que toda(o) boardgamer já se viu diante da necessidade de achar um bom jogo de entrada, estratégico, com mecânicas diversas, tema envolvente, que reflita a sofisticação de um bom jogo de tabuleiro moderno para inserir pessoas no hobby, certo? Castles of Tuscany é esse jogo!
Ambientado na Toscana do século XV, aqui você se torna uma influente nobre tentando levar essa região à prosperidade e assim aumentar sua fortuna e prestígio, e claro, conquistar pontos de vitória!

O jogo
O jogo tem a duração de 3 rodadas, cada jogadora terá 22 tiles hexagonais, sendo um castelo dupla face, que já deve ser alocado em um lugar verde escuro deu seu tabuleiro de região e as 21 demais (de cidade, povoado, agricultura, carroça, monastério, pedreira, forte e hospedaria) serão divididas em 3 pilhas no tabuleiro de jogador. São essas pilhas que marcam a duração da partida. Toda vez que você pegar uma tile da mesa e colocar em seu tabuleiro de jogadora, você deve repor a mesa com uma tile da sua pilha, sempre respeitando a ordem das pilhas numeradas (1, 2 e 3).

A primeira jogadora que terminar com a pilha 1 determina o fim da primeira rodada. Neste momento, são marcadas as pontuações e as demais rodadas seguem e se encerram da mesma forma. Isso aqui em casa acabou conferindo maior agilidade ao jogo, mas claro que depende das escolhas das jogadoras, da estratégia escolhida ou até mesmo do estilo de jogar de cada uma, pois será possível acelerar ou segurar o andamento da partida quando julgar necessário, sem esquecer de ficar de olho no andamento das pilhas das demais jogadoras.
Castles of Tuscany me proporciona mais aquela satisfação por conseguir concluir espaços no tabuleiro de região do que Burgundy. Isso porque os espaços de cada tipo são menores e também não há dados para definir quais tiles você pega e onde as aloca. Aqui, você simplesmente escolhe entre as tiles disponíveis na mesa, não precisando contar com a sorte nos dados. Porém, como em Burgundy, você pega a tile e a coloca no tabuleiro de jogadora para apenas no próximo turno, ou quando for conveniente, tentar aloca-la em seu tabuleiro de região, sempre adjacente à outra tile, mas novamente, sem dados.

50 tons de verde
Uma grande mudança é o uso de cartas para transferir a peça do tabuleiro de jogadora para o de região – cada tipo de tile é representado por uma cor, descritas como laranja, verde claro, verde escuro, bege, amarelo, vermelho, turquesa e cinza. As cartas fazem referência às tiles e consequentemente às suas cores, nessa nova mecânica, para transferir a tile para o tabuleiro de região o esquema é meio Ticket to Ride, você precisa descartar 2 cartas da cor da tile em questão.

Caso não tenha a cor de carta necessária, você pode substituir cada uma das cartas por duas outras iguais. Isso quer dizer que você pode descer uma tile com 2, 3 ou até 4 cartas, a depender da combinação que conseguir. Você também pode usar trabalhadores para substituir cartas, mas aqui eles são mais difíceis de conseguir armazenar do que em Burgundy.
Como estamos falando das cores das tiles e das cartas, devo dizer que a polêmica das cores para mim segue firme e forte, decidam se bege e turquesa são mais tons de verde… aguardo comentários! Acrescento ainda que tem um verdinho em todas as peças… como meeple verde de todas as partidas, aprovo!

Tabuleiro de jogadora
No tabuleiro inicial, você terá espaço para armazenar apenas um item de cada tipo e precisa fazer melhorias em seu tabuleiro para dispor de mais espaço para armazenamento. Para isso, basta alocar uma tile de cidade (vermelha), ao aloca-la, poderá escolher entre comprar mais cartas de região, de comércio, ter mais espaços de armazenamento de trabalhadores, ou de tiles ou ainda de mármores (que permitem uma jogada a mais na sua vez).

Pontuação
O tabuleiro central traz uma arte linda, típica da região da Toscana e auxilia assim na ambientação do jogo, mas não está aí só para isso, serve para marcar a pontuação, que aliás, é feita de uma forma bem única, em duas faixas, uma verde (obviamente) e outra vermelha (poderia ser em outro tom de verde, fica aqui a minha crítica rs). A faixa verde externa é onde a maioria dos seus pontos durante a rodada são marcados, a menos que seja indicado o contrário. Porém, após o término de cada rodada, as jogadoras irão adicionar o número total de pontos ganhos na faixa verde ao seu marcador da faixa vermelho.
Portanto, se você ganhou 12 pontos na primeira rodada, ao final dela, você andará 12 espaços com seu marcador na faixa vermelha. Na próxima rodada, se você ganhou mais 15 pontos, ou seja, está na posição 27 da faixa verde, andará na faixa vermelha mais 27 espaços, ficando na posição 39. Considerando isso, se atente para a importância de pontuar bem já na primeira rodada. Ganha o jogo quem tiver mais pontos na faixa vermelha.
Idade
Na caixa, a idade é +10 e testei com a minha sobrinha, ela tem o hábito jogar fillers, families, parties, mas nunca chegou perto de um euro… Ela jogou bem, ficou inclusive em segundo lugar na primeira vez em que jogou. Isso é ótimo, porque é uma possibilidade de jogar um euro com a família toda! Um erro comum entre os amantes de jogos é associar simplicidade à falta de qualidade. Não é o caso. O jogo é muito estratégico e claro o nível de dificuldade pode ser dado de acordo com suas adversárias.
Castles of Burgundy ou Castles of Tuscany?

Sou fã de Castles of Burgundy (jogo do mesmo autor e de grande sucesso mundial) e a comparação é inevitável. Mas já adianto que como se trata da mesma editora (Alea) e do mesmo game designer (Stefan Feld) não seria muito inteligente criar um novo jogo para competir com outro jogo consagrado e deles mesmos, né? Burgundy tem elementos diferentes, tem uma partida mais demorada, é mais pesado, tem mais bloqueios, tem o lance dos dados e por ter mais bloqueios e espaços maiores para alocar tiles dá aquela real sensação de que você não vai conseguir inserir todas as peças que deseja no seu reinado… isso faz um coração eurogamer sofrer, eu sei.
Castles of Tuscany é mais leve, mas no sentido de haver menos bloqueios; há a mistura de outras mecânicas e grandes diferenças no modo de pontuar, mas mantém o jogo dentro da mesma linha de estilo e sofisticação. Tuscany possui tabuleiros modulares para montar a região como quiser e possui espaços menores para completar a região mais rapidamente – isso dá aquela sensação boa de conseguir construir o que você queria. Achei a arte mais bonita e os 50 tons de verde para mim, seguem aqui!
Resumindo, não são jogos excludentes, vale ter ambos na coleção, sendo o Burgundy o pesado, com partida mais longa e o Tuscany para um momento de mais agilidade e leveza. Ambos são uma delícia de jogar, mas com Tuscany você tem mais chances de converter pessoas para o mundo eurogamer!
Detalhes sempre relevantes
1. O jogo não tem insert, vem com muitos saquinhos e eu decidi organizar os meus com os itens de cada jogadora para facilitar o set up da próxima partida.

2. O jogo tem 150 cartas no tamanho mini euro.
3. Possui tiles, peças de madeira, tabuleiro individual e o de região é modular. Tudo de qualidade excelente.

Observação importante: Eu joguei de acordo com o manual em inglês que vem na caixa (o jogo veio com 5 manuais: em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol). Achei muito simples, direto, bem escrito, como deve ser um manual, porém, lendo sobre o jogo, achei um post do usuário da Ludopedia @Felipe023, dizendo que há atualizações do manual com algumas mudanças de regra, segue link aqui, então, recomendo que pesquisem isso antes de começar.