Architect::Outro jogo que trata de forma leviana a questao da conquista e colonizacao eh Pizarro & Co., do Thomas Lehmann. Neste jogo voce contrata Pizarro, Columbus e etc para "achar novas terras"...
Eh dificil crer que os designers que criaram tais jogos tiveram a intencao de serem politicamente incorretos, e eu tendo a pensar que o problema foi de ignorancia mesmo, falta de conhecimento de historia.
Mas eh importante que tais aspectos sejam debatidos pois isso ajuda a mudar a forma como as vezes (muitas) tratamos historia usando apenas um ponto de vista.
Fala man! Realmente, eu acho que vale a pena o debate, o incomodo. É até um assunto chato de abordar, pq muitas vezes não é intenção de designer abordar a parte negativa de um momento histórico, às vezes o tema ali era pra ser só um pano de fundo para as mecânicas e é isso ai, não era para ter essa reflexão. Nos casos não intencionais, seja por ignorância, por não querer abordar aquilo numa experiência lúdica, isso vai depender muito da experiência do jogador, do envolvimento dele com o tema e até maturidade pra entender isso. Eu conheço pessoas que não jogam Puerto Rico, Mombasa, entre outros por conta do tema. Tem gente que não está nem aí. Vai de cada um. Pra mim é sempre interessante refletir sobre o contexto.
Tem jogos como por exemplo o The Cost, que inclusive tem um texto muito bacana que o
bhenrique fez aqui na Ludopedia, que tem como tema a indústria do amianto, que é um assunto pesado. Inclusive no texto do BH tem outras citações de jogos com temas delicados que são explorados de uma forma a fim de ter essa reflexão. Nesses casos era intenção do designer te deixar desconfortável na experiência lúdica, e isso também é muito interessante. Citando ai o BH, isso se reflete na multiplicidade dos jogos de tabuleiro e as experiências que eles podem te proporcionar.