Errou feio errou rude!!! Em todos os aspectos absolutamente.
Tá certo que gosto é gosto, mas dizer que é ruim, tá passando longe da realidade, como citado os números comprovam.
Obs.: diz que não acha ruim, mas que é datado, simples, uma mecânica e só, entre outros "defeitos".
Quanto a arte, se isso for necessário para determinar quão bom é o jogo, algo está errado realmente.
Em relação a mecânica e a comparação a outros jogos com essa mecânica e mais outras, isso na verdade demonstra exatamente o oposto, se consegue entregar tanto com apenas essa mecânica, demonstra quão elegante e bom ele é em ser simples sem ser simplório. Colocar um monte de coisas a mais, regras a mais, pra tentar fazer algo "complexo" acaba criando algo complicado desnecessariamente na realidade. Lembrando que menos é mais.
A comparação com cinema também foi frustrada, hoje tem mais tecnologias, mas não necessariamente melhores atores, ou melhores roteiros. Na realidade é justamente o contrário, tem cada vez mais filmes "mais do mesmo", sustentados em efeitos especiais e marketing, ao invés de boas e originais histórias, boa atuação, etc. Isso se encaixa exatamente no hobby, jogos com hype, muito marketing, arte muita bem trabalhada e mecânicas repetidas.
Obviamente que não é o melhor jogo que existe, mas com certeza está entre eles. Em comparação com algum jogo específico, Puerto Rico não tem erratas constantes, expansões pra consertar algo quebrado e não é scriptado.