Beethoven, Mozart, Haydn… Alguns dos grandes compositores da era de ouro da Música Clássica. Algumas das maiores composições da história foram compostas nessa época, e sabe qual é uma das mais famosas? Senhoras e Senhores, Symphony No. 9 Tá na Mesa!
Symphony No. 9 é um jogo de 2018, lançado por Frank Liu e Hung-Yang Shen. De 2 a 4 jogadores, com duração média de 60 min, nele somos patronos dos grandes músicos do Século XVIII.
- Um jogo sobre balé? Coisa de menininha!

Tu n'as même pas tort, mon cher idiot misogyne. Primeiro, balé não é coisa de menina. É um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista, com grandes artistas de todos os sexos. Segundo, Symphony No. 9 é sobre música erudita, sobre nobres patrocinado grandes músicos como Bach e Handel, tornando suas obras eternas.
O jogo tem regras simples. O turno é dividido em duas fases: Patrono e Concerto. Na primeira fase, os jogadores se revezam para tirar cubos das trilhas de reputação de cada músico. O primeiro é grátis, mas para outros dois deve pagar (Nota do Sr. Slovic: E muito. Mas normalmente vale a pena). O interessante é que o valor da reputação vai variando conforme os cubos são retirados, e não somente para cima. Muitas vezes vale a pela retirar cubos de um compositor que seu adversário está investindo e você não, só para derrubar sua reputação. Quem tiver mais cubos de cada autor ganha uma partitura, que dá pontuação no fim da partida. Conforme a reputação, os músicos são escalados no Concerto, e ocorre um leilão as cegas que decide quais obras serão apresentadas.
- Sempre me dou bem em leilões. É só dar tudo que pode para vencer.
Nada é tão fácil assim, nervige göre. Há um fator aleatório que pode aumentar ou diminuir o valor total em 2. E, o mais legal é que, caso o valor total for muito alto ou muito baixo, a apresentação é considerada um fracasso e quem apostou menos ou mais, conforme o caso, tem uma penalidade. Sempre que um músico alcança o fim de sua trilha de reputação, ele morre. O jogo acaba no fim de seis rodadas.
No geral, Symphony No. 9 é um jogo bem interessante, mas pouco relacionado a música em si (Nota da Sra. Slovic: Foi um frustrante descobrir isso, mas no fim gostei dele). A arte é belíssima, principalmente a da caixa. A Trilha de Reputação é modular e há diversos tipos de bônus que podem ser colocados no fim de cada trilha, tornando cada partida diferente da anterior. A única diferença nas regras para dois jogadores é a presença de um Jogador Virtual, que não pontua, mas atrapalha nossa estratégia um bocado. Suas ações são decididas pelos jogadores alternativamente.
E é isso!