Viticulture– 3 razões para jogar
Como é o Viticulture?
No Viticulture você faz o papel de dono(a) de uma vinícola. Você irá realizar desde a plantação das parreiras, colheita, construção de melhorias no local (como moinho ou adegas maiores), treinar trabalhadores, fazer o vinho e deixar ele envelhecer para, finalmente, atender os pedidos dos seus potenciais clientes. Tudo isso levando em consideração as estações do ano – por exemplo, o plantio é feito no verão e a colheita no inverno. Além disso você pode receber algumas visitas inusitadas que podem te dar ótimos bônus. Vence o jogo quem
fizer mais pontos possuir a melhor vinícola da Itália!
Três razões para jogar
1
Sensação de cuidar da vinícola, de plantar uvas a envelhecer o vinho. Pensa em um jogo que faz você realmente sentir que está ali! Você vai escolher quais parreiras plantar (e quando, e onde); quais uvas você vai colher; quais vinhos você vai produzir (dentre as opções de tinto, branco, rosé e espumante); quais clientes você vai preferir atender; como vai ganhar dinheiro (vendendo uvas, vendendo vinhos, recebendo visitas...). E tem as estruturas de madeira que você constrói, colocando no seu próprio tabuleiro. Isso sem falar dos marcadores de uva e vinho, feitos de vidro transparente, que fazem parecer taças de vinho.
2
Um jogo estratégico com uma dose ideal de sorte. Equilíbrio Perfeito! Quando você faz uma ação normalmente você bloqueia os outros jogadores, por isso tem uma certa disputa pelos locais. Você também precisa programar direitinho a sequência dos seus trabalhadores pois algumas ações só podem ser feitas no verão, e outras apenas no inverno. Escolher a hora de acordar determina sua prioridade nas escolhas e seus bônus em cada ano. Mas nem tudo pode ser planejado, e as cartas de visitantes podem te dar algum bônus, talvez algo que você está precisando na hora certa. É uma pequena dose de sorte que traz emoção para o jogo.
3
É mais fácil de aprender do que parece, tudo se encaixa após alguns turnos. O Viticulture é um jogo de complexidade média e o tanto de pecinhas e informações no tabuleiro pode assustar um pouco. Mas depois que você aprendeu e jogou alguns minutos, tudo faz sentido e a partir daí o jogo flui com naturalidade.
Um pouquinho mais sobre Viticulture:
- A edição lançada aqui no Brasil pela Grok é a “Edição Essencial”. Se for comprar um importado, pesquise bem a edição - tanto do jogo quanto da expansão Tuscany.
- Ele tem algumas expansões, a maior sendo a “Tuscany”. Joguei com ela apenas uma vez e gostei bastante. Mas você já estará super bem servido apenas com o jogo base na Edição Essencial.
- Jogue ao som de músicas tradicionais italianas (e tem playlists na Deezer e no Spotify), enquanto degusta um bom vinho ou suco de uva integral. Só tenha cuidado para não derrubar na mesa!
Já jogou? Comenta aí: o que você mais gosta no Viticulture?